segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sri Nama Sankirtana por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada

No Bhakti-sandarbha (273) há a seguinte afirmação:

“Na Kali-yuga, mesmo que haja outra forma de devoção que seja estabelecida como um dever, este dever deve ser realizado juntamente com o membro de bhakti conhecido como kirtana.”

…Deste modo, dentre todas as práticas espirituais, sankirtana é o melhor e o mais elevado meio para se alcançar a graça do Supremo Senhor Sri Krsna. Outros tipos de sadhana, ou práticas devocionais, somente são válidas de serem consideradas sadhana se auxiliarem de forma favorável a prática de sankirtana, caso contrário, elas devem ser entendidas como obstáculos ao sadhana verdadeiro. Seja a pessoa uma criança, um idoso ou um jovem; seja homem ou mulher; seja um erudito ou um iletrado, seja rico ou pobre; seja belo ou feio; seja piedoso ou pecaminoso – a despeito da condição de vida em que pessoa se encontre – não há outra prática espiritual para ela que não sri Krsna nama-sankirtana.

Kirtana é chamado de sankirtana quando muitas pessoas o realizam conjuntamente.

Mas será que será digno do nome sankirtana se algumas pessoas sem valor e sem nenhum ardor pelo serviço de Sri Bhagavan se reunirem para cantar em uníssono? Somente será o verdadeiro hari-sankirtana quando nos juntarmos ao sankirtana dos devotos verdadeiros que estão servindo a Sri Bhagavan de acordo com os princípios estabelecidos nos Vedas e nos outros sastras que corroboram com estes.

Por outro lado, não pode ser considerado hari-sankirtana quando a prática do cantar é empreendida visando à prevenção de epidemias de cólera ou qualquer outra doença, à prosperidade no comércio, ao ganho ou a obter respeito e fama.

Este kirtana é maya-kirtana – o cantar sob a jurisdição da potência ilusória.

Enquanto não nos unirmos ao Krsna-kirtana perfeito conduzido pelos devotos genuínos, maya irá nos iludir de diversas formas. E se participarmos do kirtana daqueles que estando cegos enganando a si mesmos e que não estão ansiosos pelo seu verdadeiro bem-estar, então, certamente, não alcançaremos nosso verdadeiro bem-estar. Se seguirmos pessoas que nunca receberam instruções de Vaisnavas verdadeiros, mas que simplesmente os imitam decorando seus corpos com contas de tulasi e outras marcas e que gritam o que parece ser os nomes de Deus, porém somente na forma do som externo, não encontraremos sri hari-nama-sankirtana.”

Por Bhakta Haridas

Novembro - 2011