domingo, 6 de novembro de 2011

Com a permissão

Srila Prabhupada afirmou: "Não mudem nada sem minha permissão".

E portanto com a permissão de Srila Prabhupada podemos mudar !!!

Antes de fazer um recordatório cronológico, algumas citações:

"Não faça isso. Mantenha o sistema antigo forte, e se for necessário repare isto. Não mude a partir disto para aquilo. Esta é a doença americana. É muito grave que vocês sempre querem mudar tudo." (Carta a Bhakta Dasa, 24 de novembro de 1974)

"Não é que devemos mudar para acomodar o público, mas devemos mudar o público para nos aceitar." (Carta a Yogesvara, 28 de dezembro de 1971)

"Você pode títular este livro, "Ensinamentos do Senhor Kapila", mas deve ter o subtítulo "O Filho do Devahuti". Isto permanecerá, não tente mudá-lo. Os americanos podem gostar ou não gostar, mas nós temos que fazer a distinção entre o Devahuti Putra Kapila, e o Kapila ateísta. Não mudem nada sem a minha permissão." ("Diário Transcendental Vol. 4")

Os ultra conservadores ficam exultantes com estas afirmações.

Mas então logo a seguir Srila Prabhupada tem outras colocações ... ;)

Srimad Bhagavatam 7.13.9

"Para os Paramahamsas, ou Sannyasis da ordem Vaisnava, pregar é o primeiro dever. Para pregar, estes Sannyasis podem aceitar os símbolos de Sannyasa, tais como a Danda e o Kamandalu, ou às vezes podem dispensá-los. De um modo geral, os Sannyasis Vaisnavas, sendo Paramahamsas, são automaticamente chamados de Babajis, e não carregam um Kamandalu ou uma Danda. Tal Sannyasi tem liberdade de aceitar ou rejeitar as insígnias de Sannyasa. Seu único pensamento é: "Onde existe a oportunidade de espalhar a Consciência de Krsna?" Às vezes, o movimento da Consciência de Krsna envia os seus representantes Sannyasis a países estrangeiros onde a Danda e o Kamandalu não são muito apreciados. Enviamos, então, nossos pregadores vestidos em roupas comuns para que apresentem nossos livros e filosofia.

Nossa única preocupação é atrair as pessoas para a Consciência de Krsna. Podemos conseguir isto vestidos de Sannyasis ou usando as vestes de um cavalheiro comum. Nosso único propósito é infundir em todos o interesse pela Consciência de Krsna."

Sri Caitanya Caritamrta, Madhya Lila 14.5

"Às vezes os membros da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna - especialmente nos países ocidentais - encontram dificuldades para aproximarem-se das pessoas e distribuir livros, pois as pessoas não estão habituadas a ver as tradicionais vestes açafroadas dos devotos.

Por isso, os devotos indagaram se podiam usar roupa européia e americana perante o público em geral.

Pelas instrucções dadas ao Rei Prataparuda por Sarvabhauma Bhattacarya, podemos compreender que podemos mudar nossa roupa de maneira que facilite o nosso serviço. Ao mudarem suas roupas para encontrarem-se com o público ou para apresentarem nossos livros, nossos membros não estão rompendo os princípios devocionais. O verdadeiro princípio é divulgar o Movimento da Consciência de Krsna, e, caso seja necessário que, para este propósito, se usem roupas ocidentais costumeiras, não se deverá fazer nenhuma objeção."

Com estas citações, os ultra conservadores já não ficam tão eufóricos e nem vamos encontrar tais citações nos seus sites respectivos (de salientar que estas são apenas algumas entre muitas citações).

Os devotos puros como Srila Prabhupada actuam no modo da bondade pura (estado de Vasudeva) e são muito moderados e sábios (Vijnana) em como aplicar Jnana.

Todos aqueles que querem fazer de Srila Prabhupada um ultra conservador, estão a tentar mudar o que Srila Prabhupada deixou-nos. E o que ele deixou-nos? Ele deixou-nos uma posição moderada e equilibrada de aplicar seus ensinamentos.

Srila Prabhupada afirmou: "Não mudem nada sem minha permissão".

E portanto com a permissão de Srila Prabhupada podemos mudar !!!

COM A PERMISSÃO DE SRILA PRABHUPADA PODEMOS USAR TANTO DHOTI, KURTA E SARI COMO PODEMOS USAR ROUPA OCIDENTAL na execução do serviço devocional.

COM A PERMISSÃO DE SRILA PRABHUPADA !!! Que permitiu uma e outra.

Ou será que estamos dispostos a aceitar somente as afirmações de Srila Prabhupada que nos aprazem e rejeitarmos as outras? Incapazes de com maturidade e "MODERAÇÃO" por de acordo tanto umas como as outras.

Então apresentemos cronologicamente os factos.

Surge o texto "Vestes de Vaikuntha" e para quem não sabe o texto afirma que somente Dhoti, Kurta e Sari são vestes Védicas. E portanto é um texto que tenta mudar a posição moderada de Srila Prabhupada para uma posição intransigente e segregacionista ultra conservadora.

Surge "O que é Védico" para reestabelecer ou para defender a posição prudente, refletida, razoável e não extremada que é peculiar de Srila Prabhupada, e que em nenhum momento aventa a possibilidade de mudar a "ortopraxia" Gaudiya Vaisnava.

Caros Vaisnavas e Vaisnavis, a "heurística" neste caso é ler com atenção ambos os textos ... ;D

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Novembro - 2011