domingo, 30 de outubro de 2011

Moderados de Centro

Em qualquer afiliação religiosa iremos encontrar diferentes correntes.

Num artigo muito interessante Sriman Braja Bihari Prabhu (Ministério de Mediação da ISKCON) expôe alguns pontos:

Conservador e Liberal

"Hoje em dia na ISKCON as causas de conflito mencionadas na primeira parte deste artigo são facilmente verificáveis na variedade de conflitos entre os partidos conservador e o liberal. Há um número alto de assuntos que são afetados por esta dicotomia conservador/ liberal, dentre os quais: - o papel das mulheres - as relações da ISKCON com o mundo secular em toda sua amplitude - abordagens nas atividades missionárias - a utilidade do dialogo interreligioso - o quanto da cultura regional tradicional pode ser absorvido, etc.

Correndo o risco da generalização, listo abaixo uma breve sinopse dos diferentes pontos de vista: os liberais assumem uma abordagem igualitária no que diz respeito ao papel das mulheres na sociedade, tendo por base as qualidades inerentes de toda alma no plano espiritual. Eles acreditam que a ISKCON necessita ter relevância para o mundo ‘externo’ e que podemos aprender muito também dos outros. Deveríamos portanto ser criativos em nossas atividades missionárias, ajustando-as ao tempo, lugar e circunstância. Eles também sentem que a troca de informação e vivencias que ocorrem no dialogo interreligioso são úteis para a ISKCON assim como para os outros participantes do dialogo, e que ao mesmo tempo que as tradições culturais sejam importantes, são também secundarias a princípios espirituais mais elevados . Implementar uma cultura tradicional na ISKCON, dizem eles, deve ser feito cuidadosamente, mesmo porque tentativas anteriores foram imaturas e deixaram cicatrizes naqueles que fizeram parte da experiência.

Os conservadores abordam o papel das mulheres na sociedade como complementar: as mulheres tem um papel distinto centrado nas funções de esposa e mãe, e de forma alguma competem com os homens. Os conservadores acreditam que deveríamos dar o que temos ao mundo externo mas que há pouco que podemos aproveitar. Crêem que enquanto que podem ser feitos ajustes culturais para levar adiante atividades missionárias externas, já possuimos uma cultura perfeita, ainda que não totalmente implementada no momento; necessitamos sim apenas executar nossos ensinamentos com fé. Os conservadores crêem que deveríamos ficar ‘com um pé atrás’ no que diz respeito ao dialogo interreligioso; afinal de contas, já temos a verdade e outros deveriam aprende-la de nós. Eles crêem que temos pouco o que receber dos outros. Temos apenas que pregar e servir de exemplos vivos da cultura védica, que é gloriosa — supremamente. Quanto mais próximos estivermos de segui-la, mais felizes seremos, assim como aqueles que entrarem em contato conosco.

Ambos os grupos presentes tiram evidencia dos Sastras, assim como exemplos da aplicação prática destes conceitos por Srila Prabhupada pessoalmente, para substanciar e comprovar seus respectivos pontos de vista. Pode ser que em alguns casos, baseados nos Sastras, um grupo esteja certo e o outro errado, mas até o presente momento dentro da ISKCON, nem a posição liberal ou a conservadora se estabeleceu como dominante, e nem é provável que isto aconteça num futuro próximo..."

Todo o artigo em:

Pizza ou Pakora

Aqui Sriman Braja Bihari Prabhu mostra duas correntes: Conservadora e Liberal, MAS pode ocorrer uma variável moderada de centro ...;) bem como a ultra conservadora e ultra liberal. Aqui o que ele classifica como liberal eu classificaria como moderado de centro.

Exemplo de site ultra conservador:

Ultra Conservador

Exemplo de site moderado de centro:

Moderado de Centro

A resposta bastante forte da corrente ultra conservadora a este artigo moderado de centro de Sriman Braja Bihari Prabhu encontra-se no site referenciado acima.

E porquê? Porque tanto os ultra conservadores como os ultra liberais, sendo extremistas não aceitam uma posição de centro moderada e equilibrada.

Exemplo das vestimentas:

Posição ultra conservadora (Vestes de Vaikuntha)

Nós devemos usar Dothi, Kurta e Sari em todas as circunstâncias e somente com elas poderemos avançar na vida devocional. As demais vestimentas ocidentais são roupas de "Karmi" e ao usá-las estamos em "Maya", e são estas as únicas vestimentas do mundo espiritual (como se o mundo espiritual fosse somente Goloka ou Navadvipa). Tanto os casados como os Brahmacaris devem vestir Dhoti, Kurta e Sari "sempre".

Posição ultra liberal

Nós podemos usar a roupa que quizermos, independente da situação. Podemos avançar no serviço devocional com qualquer vestimenta. Mesmo para adorar a Deidade no Templo poderemos fazer com roupa ocidental e até poderemos vestir as Deidades com roupa ocidental. Tanto os casados como os Brahmacaris podem vestir o que quizerem nas suas casas  ou no Templo respectivamente.

Posição moderada de centro (O que é Védico - em reacção às Vestes de Vaikuntha)

Podemos avançar no serviço devocional com qualquer vestimenta e podemos usar diferentes vestimentas para diferentes situações, MAS devemos usar Dhoti, Kurta e Sari nas actividades NO Templo e DO Templo (Harinamas, Ratha e Pada Yatras) bem como vestir as Deidades desta forma (Goloka e Navadvipa), como o traje padrão aprovado pelo Fundador Acarya - Srila Prabhupada.

Na esperança de poder contribuir este

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Outubro - 2011