segunda-feira, 2 de maio de 2011

Srila Prabhupada e o Pseudo Conhecimento

Antes de mais oremos todos para que a alma em evolução de Bhagavan Sri Satya Sai Baba encontre o caminho do serviço devocional imaculado e submisso à Suprema Personalidade de Deus, Sri Krsna.

Depois, não devemos esquecer que Srila Prabhupada pode e deve ser amplamente citado para o benefício de todas as pessoas, para que não sejam desencaminhadas em nenhuma circunstância.

Srila Prabhupada e Satya Sai Baba:

Conversa com Professor de Sânscrito e outros convidados e Discípulos - 12 de fevereiro de 1975, no México:

"Comentário: Sai Baba?

Prabhupada: Sai Baba, ele também diz, "Eu sou Bhagavan." Por isso ele é falso. Como você pode dizer que você é Bhagavan, Deus? Qual é o seu poder? O que você tem mostrado? E isso é barato. Agora, supondo que Sai Baba é Deus. Então, as pessoas aceitam-no como Deus, por quê? Porque ele mostra alguns malabarismos. Ele cria um pouco de ouro. Não é? Assim, se, através da criação de ouro, ele é Deus, então não é maior que Deus que criou a mina de ouro. Por que devo ir a este deus minúsculo? Eu devo ir para o grande Deus que criou a mina de ouro. Este é o senso comum. Mas as pessoas tolas, não têm bom senso mesmo."

Conversa - 21 de agosto de 1976, em Hyderabad:

Pradyumna: Ele tem alguns Siddhi yóguicos, mas ele não pode ser Deus porque ele não cria.

Prabhupada: Então esse trabalho é contra Sai Baba também?

Pradyumna: Não. Na primeira página que diz ... Porque ele está fazendo um monte de ensino ... Ele fez todas estas universidades e centros de saúde e tudo mais. Por isso, diz-se que ele está fazendo o bem às pessoas. Então, por esse motivo eles disseram, "Nós não queremos vê-lo criticado."

Hari-Sauri: Eles estão lhe dando apoio.

Prabhupada: Então o caso já está no tribunal?

Pradyumna: Não, é apenas um desafio. A Universidade de Bangalore, algumas pessoas na Universidade de Bangalore querer investigar suas coisas. E então Sai Baba, às vezes, ele não se submete a ser examinado.

Prabhupada: Ele se submete?

Pradyumna: Eles querem que ele venha e examiná-lo, que, "Faça isso e vamos ver." Mas ele não vai admitir ser examinado.

Prabhupada: Esse é o seu ...

Hari-Sauri: Alguns homens dos EUA, porém, deram um relatório que, enquanto eles estavam falando com ele, ele fez coisas diferentes aparecem e desaparecem. Eles queriam interrogá-lo, e ele não permitiria isso. Mas no decorrer da conversa ele fez várias coisas aparecem e desaparecem. Como se produziu esse tipo de noz, que vem do Nepal. Ela só apareceu em sua mão. E então ele fechou as mãos e abriu-se novamente e a noz mesmo estava lá. Mas, desta vez com um pouco de ouro, uma cruz de ouro pendurada.

Pradyumna: Uma Rudraksha. Uma espécie rara de Rudraksha. Em seguida, fez aparecer novamente com ouro e, em seguida ele deu ao homem.

Hari-Sauri: E então ele produziu um anel de ouro e coisas assim.

Prabhupada: Isso é mágica.

Hari-Sauri: Ainda assim, mesmo se ele pode fazer essas coisas, é só Siddhi místico. Isso não significa dizer que ele é Deus ou um Avatara ou qualquer coisa. Mas essas pessoas são tão tolas que acham que alguém com um pouco de magia, deve ser Avatara."

Srila Prabhupada e os líderes Católicos (Padres, Bispos, Cardeais e o Papa)

Em um retiro monástico, perto de Paris, em julho de 1973, Srila Prabhupada conversou com o Cardeal Jean Daniélou:

"Aluno: Srila Prabhupada, a sanção do cristianismo de comer carne é baseada na visão de que as espécies inferiores de vida não tem uma alma como a do ser humano.

Cardeal Daniélou: Admitimos que no animal pode haver o mesmo tipo de existência biológica que nos homens, mas não existe alma. Cremos que a alma é uma alma humana.

Srila Prabhupada: Isso é tolice. Primeiro de tudo, temos que entender a evidência da presença da alma dentro do corpo. Então nós podemos ver se o ser humano tem uma alma e a vaca não. O que são as diferentes características da vaca e do homem? Se encontrarmos uma diferença nas características, então podemos dizer que no animal não há alma. Mas se virmos que o animal e o ser humano tem as mesmas características, então como você pode dizer que o animal não tem alma?

Os sintomas gerais são de que o animal come, você come, o animal dorme, você dorme, os animais acasalam, você acasala, o animal se defende e você se defende. Onde está a diferença?"

Srila Prabhupada e os líderes Budistas (Dalai Lama e outros):

Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Prabhupada e os Buddhistas

Do "Sri Caitanya Caritamrta - Madhya 9. 42-49"

"Existem muitos tipos de filósofos. Alguns são lógicos que seguem Gautama ou Kanada. Alguns seguem Mimamsa de Jaimini. Alguns seguem a filosofia Mayavada de Sankaracarya, e outros seguem a filosofia Sankhya de Kapila ou o sistema de Yoga mística de Patanjali. Alguns seguem os Smrti Sastras compostos de 20 escrituras religiosas, e outros seguem os Puranas e o Tantra Sastra. Desta forma existem diferentes tipos de filósofos."

"Todos estes seguidores de diferentes escrituras estavam preparados para apresentar conclusões das suas respectivas escrituras, mas Sri Caitanya Mahaprabhu quebrou todas as suas opiniões em pedaços e estabeleceu Seu próprio culto de Bhakti baseado nos Vedas, Vedanta, o Brahma Sutra e a filosofia de Acintya Bhedabheda Tattva."

"Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu em todos os lugares o culto do serviço devocional. Ninguém podia derrotá-Lo."

"Sendo assim derrotados pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu, todos estes filósofos e seus seguidores entraram para Seu culto. Desta forma o Senhor Caitanya tornou o Sul da Índia num local de Vaisnavas."

"Quando os descrentes ouviram falar da erudição de Sri Caitanya Mahaprabhu, eles aproximaram-se d'Ele com muito orgulho, trazendo seus discípulos com eles."

"Um deles era um líder do culto Buddhista que era muito erudito. Para estabelecer as nove conclusões filosóficas Buddhistas, ele veio perante o Senhor e começou a falar."

"Embora os Buddhistas não possam argumentar e não devam ser vistos pelos Vaisnavas, Caitanya Mahaprabhu falou com eles para acabar com seu falso orgulho."

"As escrituras Buddhistas são baseadas em argumento e lógica, e contém nove princípios principais. Porque Sri caitanya Mahaprabhu derrotou os Buddhistas na sua argumentação, eles não puderam estabelecer seu culto."

No significado deste verso, Srila Prabhupada rejeita estes nove princípios um a um.

Também diz:

"Aqueles que são pregadores na ISKCON irão certamente encontrar muitas pessoas que acreditam na argumentação intelectual.

A maioria destas pessoas não aceitam a autoridade dos Vedas. No entanto, aceitam a especulação mental e a argumentação.

Portanto, os pregadores da Consciência de Krsna devem estar preparados para rejeitá-los com argumentação, exatamente como Sri Caitanya Mahaprabhu fez."

1 - A criação é eterna, portanto não é necessário um criador.

"...o objectivo último Buddhista é dissolver o corpo.Isto é proposto porque o corpo tem um começo.

Da mesma forma, toda a manifestação cósmica é como um corpo gigante, mas se aceitarmos o facto de que a criação é eterna não há a questão da aniquilação.

Portanto, a tentativa de aniquilar tudo para alcançar o zero é um absurdo..."

2 - A manifestação cósmica é falsa

"...se os prazeres e dores do corpo são falsos, a criação também é falsa...

...a criação material não é falsa ou imaginária, mas é temporária."

3 - "Eu sou" é a verdade

"...isto exclui a individualidade de "eu e "você".

Se não existe "eu" e "você" ou individualidade não há possibilidade de argumentação e a filosofia Buddhista depende da argumentação..."

4 - Há a repetição de nascimentos e mortes

"...os Buddhistas não explicam apropriadamente o próximo nascimento..."

5 - O Senhor Buddha é a única fonte para entendermos a verdade

"...não podemos aceitar isto porque o Senhor Buddha rejeitou os princípios do conhecimento védico...

...é preciso aceitar o princípio padrão de conhecimento. Se todos são autorizados, as escrituras serão interpretadas de muitas maneiras diferentes..."

6 - O princípio de Nirvana ou aniquilação é o objectivo último

"...a aniquilação aplica-se ao corpo, mas a alma espiritual transmigra de um corpo para outro...

....uma pessoa pode transcender a transmigração de corpos materiais e retornar ao lar, retornar ao Supremo...

...não que a existência torna-se vazia ou um zero..."

7 - A filosofia de Buddha é o único caminho filosófico

"...não podemos aceitar esta teoria porque existem muitos defeitos na filosofia Buddhista...

...a filosofia perfeita é aquela que não tem defeitos, e esta é a filosofia Vedanta..."

8 - Os Vedas foram compilados por seres humanos comuns

"...não havia ninguém no começo da criação a não ser Brahma. E ainda assim ele não compilou os Vedas.

Portanto, a conclusão é que os Vedas não foram compilados por ninguém comum. O conhecimento védico foi dado pela Suprema Personalidade de Deus, que criou o mundo material..."

9 - Aconselha-se piedade e mostrar misericórdia

"...mostrar misericórdia e compaixão são actividades relativas.

Isto não é a Verdade Absoluta.

...Somos objectos de misericórdia de pessoas superiores

...dar a um homem doente um alimento proibido não é misericórdia. É crueldade...

...como a filosofia Buddhista não admite a existência da alma espiritual, a chamada misericórdia dos Buddhistas é defeituosa..."

Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada Ki Jaya !!!

Srila Prabhupada e alguns trechos de sua Carta a Gandhi:

"Eu sei que você nunca passou por um treinamento transcendental, excepto algumas severas penitências que você inventou para o seu propósito de ter inventado tantas coisas no decorrer de experiências com as verdades relativas.

A menos que você se aposente da política oportuna e envolva-se cem por cento no trabalho de pregação doBhagavad Gita, que é a real função dos Mahatmas, você encontrará uma morte inglória como Mussolini, Hitler, Tojos, Churchill ou Lloyd Georges.

Você deve saber que você está no mundo relativo que é chamado pelos sábios como Dvaita ou seja, dualidade e que nada é absoluto aqui. Seu Ahimsa é sempre seguido por Himsa como a luz é seguida pela escuridão ou o pai é seguido pelo filho. Nada é verdade absoluta nesse mundo dual. Você não sabia isso nem você nunca se importou em saber isso das fontes certas e, portanto, todas as suas tentativas para criar a unidade foram acompanhadas pela desunião e Himsa. Ahimsa foi seguida por Himsa.

Gostaria apenas de pedir-lhe para se aposentar da política, pelo menos por um mês vamos estudar sobre o Bhagavad-Gita. Estou certo, portanto, que você deve começar uma nova luz a partir do resultado dessas discussões, não só para seu benefício, mas para o benefício do mundo em geral, como eu sei que você é sincero, honesto e moralista."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Sri Isopanisad - 9

"Aqueles que se dedicam à cultura das actividades ignorantes entrarão na região mais escura da ignorância. Pior ainda são aqueles que trabalham na cultura do assim chamado conhecimento."

Eu tornei-me vegetariano aos doze anos de idade ao ler um livro de Gandhi, "Cartas ao Ashram", aonde ele fala muito sobre Ahimsa (não violência) e Brahmacarya (celibato ou controle). No entanto, somente com a orientação adequada de Srila Prabhupada pude compreender que isto somente é benéfico quando utilizado de forma correcta e não com fins meramente políticos (e que portanto levará a violência e ao descontrole).

Então embora todos estes líderes religiosos transmitam mensagens moralistas muito boas, estas mensagens estão mescladas com muitos conceitos errados, e que muitas vezes são difíceis de abandonar.

É por isso que aqui o Sri Isopanisad explica que o pseudo-conhecimento é pior que a ignorância.

Um exemplo é dado.

As paredes de uma sala são a ignorância, a janela fechada é o pseudo-conhecimento, e a porta aberta é o conhecimento.

Um insecto ao tentar sair pela janela fechada, é como perder tempo e energia sem nem mesmo tentar encontrar a porta aberta.

Como a janela fechada imita a porta aberta?

A janela fechada parece-se com a porta aberta. Mas não é...;)

E uma última nota. Os desvios ocorrem tanto fora como dentro da ISKCON. Mas Srila Prabhupada é o nosso referencial sem máculas.

Srila Prabhupada pode e deve ser amplamente citado para o benefício de todas as pessoas, para que não sejam desencaminhadas em nenhuma circunstância.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari