quarta-feira, 4 de maio de 2011

"Ide e não pequeis mais!"

Prezado Senhor , Hare Krsna !!!

Muito obrigado.

O problema é que o hinduísmo de modo geral desconhece completamente a "graça de Deus" por estar preso ao conceito da Lei do "Karma". O "Karma" não admite a graça de Deus que se manifesta através da remissão dos pecados. O "Karma" exige o acerto de contas , enquanto que na "Graça" o perdão dos pecados é dado de forma total e gratuíta sem necessidade de obras.

Não é assim, na tradição Védica, existem duas formas de "redimir os pecados".

Krpa Siddhi - alcançar a "remissão dos pecados" pela misericórdia ou graça sem causa de Deus, Krsna. Krpa quer dizer "graça".

Saddhana Siddhi - alcançar a "remissão dos pecados" por executar cuidadosamente o serviço devocional amoroso à Deus.

Srila Prabhupada no "Néctar da Devoção" explica:

"devemos executar serviço devocional estritamente na associação dos devotos, e esta posição de êxtase irá se manifestar.

Evidentemente, em casos especiais, existe um favor especial de Krsna, e embora devamos sempre esperar por isto, não devemos simplesmente sentar e esperar pela misericórdia especial de Krsna; os deveres regulares devem ser executados.

Isto é exatamente como quando alguém que nunca foi a escola ou ao colégio é reconhecido como um grande acadêmico, ou títulos honorários de grandes Universidades lhe são oferecidos.

Mas isto não significa que alguém deva evitar a escola e esperar automaticamente receber o título honorário de alguma Universidade.

Da mesma forma, uma pessoa deve devotadamente executar os princípios regulativos do serviço devocional e ao mesmo tempo esperar pelo favor de Krsna e pelo favor de Seu devoto."

Então entre muitas regras, como por exemplo, não comer carne na quarta-feira de cinzas e sexta-feira santa, os Católicos devem seguir estritamente estes preceitos e esperarem pela graça de Deus.

"Tudo me é permitido, porque eu sou filho de Deus, eu tenho a liberdade dos filhos de Deus, mas nem tudo me convém; nem tudo convém a um filho de Deus!" (cf. I Cor 6,12)

Além disso Jesus Cristo não é um "guru" , muito menos um representante de Deus. Ele é o próprio Deus encarnado! Deus é onipotente e pode remir os pecados da humanidade de todos os tempos em um piscar de olhos: foi o que Jesus Cristo fez.

Aqui dois pontos.

1 - Cc Adi 1-46 Srila Prabhupada:

"Como mencionado anteriormente, um discípulo deve sempre respeitar o Mestre Espiritual como uma manifestação de Krsna, mas ao mesmo tempo, deve lembrar sempre que um Mestre Espiritual nunca está autorizado a imitar os passatempos transcendentais do Senhor."

"Sempre que as escrituras descrevem o Mestre Espiritual e o Senhor Siva como não diferentes de Krsna, os devotos puros entendem isso por causa de eles serem os mais amados de Sri Krsna." (Bhakti Sandarbha, Annucheda 216)

Cc Adi 1-46: "Jiva Gosvami claramente define a visão de um devoto puro acerca do Mestre Espiritual e do Senhor Siva como sendo um com a Personalidade de Deus por serem muitos queridos para o Senhor, mas não idênticos com Ele em todos os aspectos."

Infelizmente, a maioria das principais vertentes cristãs considera Jesus Cristo como estando no mesmo nível de Deus em todos os aspectos. Assim como Deus, Jesus é onisciente, todo-poderoso, etc....

E este é um dos principais desvirtuamentos da cristandade moderna.

A real filosofia védica é Acintya Bhedabheda Tattva, que estabelece tudo como igual e diferente da Personalidade de Deus. O Guru é o próprio Deus encarnado e ao mesmo tempo não é. Jesus Cristo é o próprio Deus encarnado e ao mesmo tempo não é !!! Eu sei que é difícil de entender, mas é assim mesmo.

2 - O Guru aceita os pecados cometidos pelo discípulo e redime-os. Mas o discípulo não pode mais pecar. Caso contrário será sua responsabilidade.

Um pecador, com fé, deve pedir perdão de seus pecados e mudar de vida, conforme nos manda Nosso Senhor: "Ide e não pequeis mais!"

Através de sua morte na cruz expiou os pecados de todos os homens e mulheres de todos os tempos. Os pecados estão expiados: mão há necessidade de sacrifícios, boas-obras, jejuns, penitências para se conseguir o perdão de Deus. A diferença entre Jesus Cristo e os outros deuses é que ele fez por nós o que nós não conseguimos fazer. Por mais que reencarnemos e façamos boas obras e pratiquemos os princípios religiosos para tentarmos saudar nosso karma , ficaremos cada vez mais enredados pois adquiriremos novos débitos. Jesus quitou nosso débito karmático. Ele levou sobre sí nosso pecados. Ele nos libertou do karma. A única coisa que ele exige de nós é a nossa Fé em seu sacrifício expiatório.

Não, Jesus Cristo e o Guru exigem:

"Ide e não pequeis mais!"

Jesus Cristo fez tudo isso em nosso favor não porque nós merecemos algo, mas porque ele nos ama. É isso que se chama graça: o favor imerecido de Deus motivado exclusivamente pelo amor. Ele não levou em consideração nosso méritos pessoais, nossas boas obras, nossa austeridade , nosso auto-sacrifício , nossa bondade ou nosso esforço para nos salvar. Foi pura Graça e Amor. Eu sei que isso é difícl de entender , mas o amor supera toda lógica.

O que me motivou escrever é esclarecer o que é o cristianismo. Não tenho intenções de criticar o hinduísmo ou o vaishnavismo. Noto que a maioria dos que opinaram a respeito ignoram completamenbte o que seja o cristianismo e a figura de Jeus Cristo.

Muito obrigado.

Existe uma "Apasampradaya", linha desautorizada conhecida como "Kartabhaja Guruvada" que adoram o Guru como sendo Deus. Eles não conseguem compreender que a unidade de Deus e o do Guru é somente no sentido de que o Guru é um representante de Deus. Eles deixam de adorar a Deidade de Krsna para adorar a Deidade do Guru. Eles somente cantam "Krsna" porque o Guru é Krsna.

Existe um paralelo semelhante no Cristianismo em relação a este desvio.

O conceito da Trindade Cristã como apregoado pela Igreja Católica, Igreja Ortodoxa e outras vertentes cristãs trinitárias é talvez um dos maiores desvios dentro do Cristianismo.

Em contrapartida existem algumas vertentes cristãs que são contra este conceito trinitário de que o Pai, Filho e Espírito Santo são o mesmo, conhecidos como Unitaristas. Também os Muçulmanos e Judeus são fervorosamente contra o conceito Trinitário.

"Na filosofia Acintya Bhedabheda do Senhor Caitanya, o Guru é conhecido como não sendo diferente de Deus, mas isto não significa que ele é identico a Deus em todos os aspectos." (SS Suhotra Tapovanacari)

Dentro do Cristianismo existe a corrente trinitarista (Deus e Jesus possuem o mesmo poder) e a corrente unitarista (Jesus como um servo subordinado e enviado de Deus), estando esta última em perfeita sintonia com o Vaisnavismo.

No CC Madhya 6.162-163, o Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu explica a igualdade e diferença inconcebíveis de Jiva Tattva:

"O Senhor é o mestre da Sua potência, e as Jivas (almas) são servas da Sua potência. Esta é a diferença entre o Senhor e as entidades vivas. Você pode dizer que eles são iguais, mas no Bhagavad Gita a entidade viva é estabelecida como potência marginal do Senhor Supremo."

Mesmo depois da Jiva alcançar a perfeição espiritual ou de receber poder especial (Saktyavesa), continua sendo sempre subordinada ao Senhor Supremo.

Jesus Cristo é um Saktyavesa Avatar.

Sem dúvida, todas as vertentes cristãs unitaristas e vegetarianas não apresentam nenhuma contradição com o Gaudiya Vaisnavismo.

No entanto, todas as vertentes cristãs trinitaristas não vegetarianas estão em completa contradição com a Teologia Vaisnava.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari