segunda-feira, 2 de maio de 2011

Transubstanciação e a “aceitação” dos pecados

Aqui o que está em causa não é a transubstanciação ou a consubstanciação (que é um pouco diferente), mas o ponto de que através de aceitar a hóstia transubstanciada ou consubstanciada, Jesus Cristo aceita todos os nossos pecados.

E este é um conceito errado introduzido pelo Apóstolo Paulo para conseguir mais seguidores.

Com a palavra Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada:

"Srila Prabhupada na Ciência da Auto Realização, (livro disponível para todos e não somente seus seguidores):

"O líder espiritual do movimento Hare Krsna reconhece aqui o Senhor Jesus Cristo como "o filho de Deus, o representante de Deus.. nosso Guru.. nosso mestre espiritual". Não obstante, tem algumas palavras duras para aqueles que atualmente declaram ser seguidores de Cristo...":

"Um pregador da consciência de Deus é um amigo para todos os seres vivos. O Senhor Jesus Cristo exemplificou isto ensinando: "Não matarás". Mas os cristãos gostam de interpretar mal esta instrução. Eles acham que os animais não têm alma, e por isso acham que podem livremente matar bilhões de animais inocentes nos matadouros. Então, embora hajam muitas pessoas que professem ser cristãs, seria muito difícil encontrar uma que siga estritamente as instruções do Senhor Jesus Cristo. Um Vaisnava fica infeliz de ver o sofrimento dos outros. Por isso, o Senhor Jesus Cristo concordou em ser crucificado — para livrar os outros do sofrimento deles. Mas seus seguidores são tão infiéis que tomaram a seguinte decisão: "Que Cristo sofra por nós, e nós continuaremos pecando".

Eles amam tanto a Cristo que pensam: "Meu caro Cristo, somos muito fracos. Não podemos abandonar nossas actividades pecaminosas. Então, por favor, sofre por nós". Jesus Cristo ensinou: "Não matarás". Mas agora seus seguidores decidiram: "Vamos matar mesmo assim", e abrem grandes matadouros modernos e científicos. "Se houver algum pecado nisso, Cristo sofrerá por nós". Esta uma conclusão muito abominável. Cristo pode aceitar os sofrimentos pelos pecados anteriores de seus devotos. Mas primeiramente eles têm de ser sensatos: "Por que deveria eu fazer Jesus Cristo sofrer por meus pecados? Vou parar com minhas actividades pecaminosas".

Suponhamos que um homem — o filho favorito de seu pai — cometa um assassinato. E suponhamos que ele pense: "Se eu tiver que ser castigado, meu pai poderá sofrer por mim". Acaso a lei permitirá isso? Quando o assassino for preso e disser: "Não, não. Soltem-me e prendam meu pai; eu sou seu filho predileto", acaso os policiais acederão ao pedido desse tolo? Ele cometeu o assassinato, mas pensa que seu pai deve sofrer o castigo! Acaso esta é uma proposta sensata? "Não. Você cometeu o assassinato; você tem de ser enforcado". De modo semelhante, quando você comete actividades pecaminosas, você tem de sofrer — e não Jesus Cristo. Esta é a lei de Deus."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Tattva Viveka por Srila Bhaktivinoda Thakura

Texto 1.25

adi-jivaparadhadvai sarvesam dhruvam bandhanam
tathanya-jiva-bhutasya vibhor dandena niskrtih

"Alguns dizem que, devido ao pecado cometido pela primeira entidade viva, todas as outras entidades vivas estão presas no mundo material. Assim, Deus aceita punição a fim de libertar as entidades vivas."

Comentário por Srila Bhaktivinoda

"Contemplando as virtudes e os vícios do mundo, alguns monoteístas moralistas chegaram à conclusão de que este mundo não é um lugar de prazer puro. Na verdade, os sofrimentos são mais do que os prazeres. Eles concluíram que este mundo é uma prisão para punir as Jivas. Se houver punição, então deve haver também um crime. Se não há crime, por que haveria punição? Qual o crime que as Jivas cometeram? Incapazes de responder adequadamente a esta questão, alguns homens com uma pequena inteligência conceberam uma idéia muito selvagem.

Eles disseram que Deus criou a primeira Jiva e mandou-a permanecer em um jardim agradável com a esposa. Ele foi proibido de comer o fruto da árvore do conhecimento. Seguindo o conselho de uma pessoa má, os primeiros seres comeram o fruto da árvore do conhecimento, desobedecendo as instrucções de Deus. Eles então cairam daquele lugar para um mundo cheio de miséria. Devido a sua ofensa, todos os seres vivos também são criminosos a partir da data de seu nascimento. Não vendo qualquer outra forma de eliminar esse crime, o próprio Deus tomou nascimento entre os seres humanos, aceitou todos os pecados daquelas Jivas que tomaram abrigo nEle, e então Ele morreu. Aqueles que não seguirem-No, cairão eternamente no inferno. Assim, Deus castiga a Si mesmo a fim de liberar as Jivas. Uma pessoa inteligente não pode encontrar sentido em nada disto."

Texto 1.26

janmato jiva-sambhavo maranante na janma vai
yat-krtam samsrtau tena jivasya phalam caramam

"Eles afirmam que a vida da Jiva começa no nascimento e termina com a morte. Após a morte, ela não nasce novamente. Quaisquer que forem as actividades que a Jiva tenha realizado, ela vai alcançar os resultados no final desta vida."

Comentário por Srila Bhaktivinoda

"Para ter fé nesta religião misturada é preciso primeiro acreditar em idéias um pouco ilógicas - a vida da entidade viva começa no nascimento e termina com a morte. Antes do nascimento a Jiva não existia, e após a morte a Jiva deixará de residir no campo das actividades materiais. Também só os seres humanos têm consciência e outras criaturas não. Apenas aqueles com inteligência diminuta podem identificar-se com isto. Eles dizem que a Jiva não é espiritual por natureza. Por sua própria vontade o Ser Supremo criou as Jivas da matéria bruta. Por que as Jivas aparecem em situações muito desiguais? Estas pessoas não conseguem explicar. Porque uma Jiva nasce em uma casa cheia de miséria, e outra Jiva nasce em uma casa cheia de felicidade, outra Jiva nasce na casa de um devoto e um outro ser vivo nasce na casa de um ateu demoníaco? Porque uma Jiva nasce em um lugar onde está propensa a praticar bons actos, e tornar-se piedosa? Porque outra Jiva nasce em um lugar onde ele é encorajada a praticar actos pecaminosos e torna-se perversa? Eles não podem dizer porque. Desta forma, parece que Deus é irracional.

Por que eles consideram que os animais não têm consciência? Por que os pássaros e os animais não têm consciência como os seres humanos? Por que o ser humano só tem uma vida, e devido a suas acções nesta única vida alcança a vida eterna no céu ou então o inferno eterno? Aquele que crê em um Deus compassivo encontrará este sistema totalmente inaceitável." (Citado por Sriman Bhakta Haridas)

Não concordo com sua colocação, prabhu Prahladesh, porque o conceito da hóstia é equivalente ao de oferecer alimento a Krsna e aceitar Sua prasadam, que pode remir uma pessoa de todos os seus pecados.

Jesus mesmo estabeleceu na Santa Ceia que isso fosse feito por seus discípulos, tratando-se, pois, de uma instrução de um guru na qualidade de saktyavesa-avatara aos seus seguidores, não sujeita a críticas externas de outros sistemas teológicos.

Aceitar a Maha Prasadam de Krsna ou a hóstia da Eucaristia podem redimir nossos pecados. Sem dúvida que podem. E isto ficou muito claro na minha mensagem.

A hóstia transubstanciada é o próprio corpo de Cristo, assim como a Maha Prasadam é o alimento espiritualizado.

Mas, Prabhuji Advaya, não é isso que esta em causa.

Nós sabemos que não podemos ter a mentalidade de que podemos "pecar", e depois porque tomamos Maha Prasadam ou a Hóstia transubstanciada estará tudo bem. Esta é uma mentalidade enganadora. Assim como cometer pecados premeditadamente apoiando-se na força do Santo Nome, ou da Maha Prasadam ou que Jesus Cristo morreu por nós.

Mais uma vez, Srila Prabhupada com a palavra:

"Esta uma conclusão muito abominável. Cristo pode aceitar os sofrimentos pelos pecados anteriores de seus devotos. Mas primeiramente eles têm de ser sensatos: "Por que deveria eu fazer Jesus Cristo sofrer por meus pecados? Vou parar com minhas actividades pecaminosas".

Suponhamos que um homem seja o filho favorito de seu pai e cometa um assassinato. E suponhamos que ele pense: "Se eu tiver que ser castigado, meu pai poderá sofrer por mim". Acaso a lei permitirá isso? Quando o assassino for preso e disser: "Não, não. Soltem-me e prendam meu pai; eu sou seu filho predileto", acaso os policiais acederão ao pedido desse tolo? Ele cometeu o assassinato, mas pensa que seu pai deve sofrer o castigo! Acaso esta é uma proposta sensata? "Não. Você cometeu o assassinato; você tem de ser enforcado". De modo semelhante, quando você comete actividades pecaminosas, você tem de sofrer e não Jesus Cristo. Esta é a lei de Deus."

Este conceito errado não foi introduzido por Jesus, que disse:

"Ide e não pequeis mais!"

Mas foi introduzido posteriormente por seus seguidores.

Quem somos nós também para criticar o apóstolo Paulo?

Mais uma vez, que Jesus Cristo morreu por nós e que não somos responsáveis pelos nossos actos, é um conceito errado introduzido pelo Apóstolo Paulo para conseguir mais seguidores.

Isto não é uma crítica, mas um facto histórico. Assim também como historicamente alguns discípulos de Prabhupada cometeram deslizes conceptuais.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari