terça-feira, 10 de maio de 2011

Já não estamos sob a "graça”

É preciso evidenciar que existem dois tipos de digamos "deslizes". Um é por fraqueza de coração (Hrdaya Daurbalyam) e outro é por premeditação.

Srila Prabhupada no livro "Uma Segunda Chance", Capítulo 16:

"existem pseudodevotos que cometem actividades pecaminosas com a força de cantar Hare Krsna. Eles são grandes ofensores contra o Santo Nome. Não devemos usar o Santo Nome como uma máquina, achando que porque o processo de cantar consome reacções pecaminosas podemos livremente cometer pecado. Esta é a maior ofensa contra o Santo Nome de Krsna. Qualquer pecados que tenhamos cometido anteriormente são imediatamente erradicados por cantarmos sem ofensa o Santo Nome do Senhor, mesmo apenas uma vez. Mas não devemos pecar novamente. O Senhor Caitanya Mahaprabhu perdoou os pecadores Jagai e Madhai, que tinham sido bêbados, caçadores de mulheres, comedores de carne e jogadores. Mas estes dois pecadores cairam aos pés de lótus do Senhor Caitanya e Nityananda Prabhu e disseram a chorar: "Senhores! Somos muito pecaminosos! Sejam bondosos e libertem-nos!" O Senhor Caitanya concordou com a condição de que eles se comprometeriam a não cometer mais nenhum pecado. Ele disse: "Tudo o que vocês fizeram Eu desculpo, mas não façam isso de novo". Assim Jagai e Madhai prometeram, "Isso é o fim de nossas actividades pecaminosas. Nós não devemos fazê-lo mais". Quando uma pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, as reacções de seus pecados se tornam imediatamente anulados. Mas isso não significa que ele pode voltar a cometer pecados..."

Hrdaya Daurbalyam é uma fraqueza, uma debilidade do coração, que causa dificuldade no avanço devocional.

Todos nós, como seres humanos, temos diferentes tipos de fraquezas e o Guru irá tolerar e perdoar isso. Todos os pecados ou "deslizes" (Hrdaya Daurbalyam) que forem confessados, serão perdoados. Mas o Guru não irá perdoar ou tolerar "deslizes" ou pecados cometidos propositadamente.

No "Amrta Vani", a seguinte pergunta é feita à Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur:

Qual é a diferença entre fraqueza (Hrdaya Daurbalyam) e enganação?

"Enganação e fraqueza são duas coisas separadas. Pessoas desprovidas de uma propensão enganosa alcançam a perfeição da vida, mas um enganador nunca é bem sucedido.

Se nós temos fraquezas e temos Anarthas suficientes para durarem milhões de anos, não somos tão desafortunados como aqueles que possuem uma propensão enganadora."

Então é preciso diferenciar Hrdaya Daurbalyam (fraqueza de coração) da tendência de cometer pecados premeditados.

No Bhagavad Gita, Sri Krsna diz:

"Mesmo que alguém cometa acções das mais abomináveis, se estiver ocupado em serviço devocional deve ser considerado santo porque está devidamente situado em sua determinação." Bg 9.30

No significado, Srila Prabhupada explica:

"Portanto, quem está em consciência de Krsna e com determinação ocupa-se no processo de cantar Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare deve ser considerando como estando na posição transcendental, mesmo que fortuita ou casualmente ele caia.As palavras sadhur eva, "ele é santo", são muito enfáticas. Segundo esta advertência aos não devotos, não se deve zombar de um devoto só por causa de uma queda acidental; ele ainda deve ser considerado um santo, mesmo que tenha acidentalmente caído.E a palavra mantavyah dá ainda maior ênfase.Se a pessoa não seguir esta regra e zombar da queda acidental do devoto, então, estará desobedecendo à ordem do Senhor Supremo.A única qualificação do devoto é estar firme e exclusivamente ocupado em serviço devocional. No Nrsimha Purana, há a seguinte afirmação: O significado é que mesmo que alguém se ocupe por completo no serviço devocional ao Senhor e às vezes cometa actos abomináveis, tal atitude deve ser considerada como as manchas da Lua, que se assemelham à forma de um coelho.Estas manchas não impedem a difusão do luar.Da mesma forma, o facto de um devoto acidentalmente sair do caminho do caráter santo não o torna abominável...

...Por outro lado, não se deve interpretar que um devoto no serviço devocional transcendental pode agir de todas as maneiras abomináveis; este verso refere-se apenas a um acidente devido ao forte poder das ligações materiais.O serviço devocional é mais ou menos uma declaração de guerra contra a energia ilusória.Enquanto não se for bastante forte para combater a energia ilusória, poderá haver quedas acidentais.Mas quando o devoto é bastante forte, ele deixa de sujeitar-se a estas quedas, como já se explicou.Ninguém deve se aproveitar deste verso para cometer tolices e achar que continua sendo devoto.Se, com o serviço devocional, ele não melhorar seu caráter, então, deve-se entender que ele não é um devoto elevado."

Então um Vaisnava puro como Jesus Cristo e o Guru podem tolerar e perdoar indepedentemente de quanto sejamos pecaminosos, e podem assim salvar a todos, desde que os pecados sejam devido a Hrdaya Daurbalyam.

Mas se nós cometemos pecados premeditados, como por exemplo matar animais indefesos para satisfazer a língua já não estamos sob a "graça" de Jesus Cristo.

Isto é corroborado pelo próprio Jesus Cristo que diz:

"Eu perdoo-te (Hrdaya Daurbalyam). Ide e não pequeis mais."

É corroborado pela própria Bíblia:

Quem peca voluntariamente depois de ter tido o conhecimento da verdade, anula o sacrifício de Cristo:

(Hebreus. 10:26)

"Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados."

Se o cristão continua pecando não nasceu de novo e continua na carne, continua pecando, nada se fez novo, tudo continua no mesmo vício, na mesma rotina, na mesma escravidão:

(Gálatas. 5:19-21)

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,

Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

Contra estas coisas não há lei.

E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."

É corroborado pelos Cristãos Vegetarianos:

(Partes de uma entrevista para a jornalista Viviane Pereira, 01/julho/07)

Nome: Arnaldo Sisson Filho

Idade: 54

Profissão: Economista

Religião: Cristão-católico

Vegetariano desde: 1973

"Você acredita que a religião pode influenciar a pessoa para escolher uma dieta vegetariana?

Seguramente. Se uma religião não fizer isso, não merece sequer o nome de religião. O que vemos hoje em nosso país, majoritariamente, não é religião, mas sim “re-perdição”.

Cristianismo é fazer nascer e crescer em nós o Cristo Jesus que há em nosso interior. Novamente, na linguagem do apóstolo Paulo, “o Cristo em nós, a esperança de glória”. Isso depende, basicamente, de pureza e bondade em nossas vidas.

O comer carne é o oposto disso, é impureza e crueldade. É o predomínio do materialismo, dos sentidos externos, da ilusão de que é possível nos beneficiarmos por meio da dor alheia. Enquanto não acordarmos para isso, a dita religião continuará, na verdade, re-perdição: cegos perdidos conduzindo cegos também à perdição da cegueira espiritual.

E o vegetarianismo, como regra geral, é o ABC desse processo de aproximação do ser humano a Deus, do nascimento do Cristo em nós, da luz divina que nasce no seio de nossas almas e de nossas mentes."

http://www.all-creatures.org/cva/blog/blog-20110509.htm

E é corroborado evidentemente por Srila Prabhupada:

"Um pregador da consciência de Deus é um amigo para todos os seres vivos. O Senhor Jesus Cristo exemplificou isto ensinando: "Não matarás". Mas os cristãos gostam de interpretar mal esta instrução. Eles acham que os animais não têm alma, e por isso acham que podem livremente matar bilhões de animais inocentes nos matadouros. Então, embora hajam muitas pessoas que professem ser cristãs, seria muito difícil encontrar uma que siga estritamente as instruções do Senhor Jesus Cristo. Um Vaisnava fica infeliz de ver o sofrimento dos outros. Por isso, o Senhor Jesus Cristo concordou em ser crucificado para livrar os outros do sofrimento deles. Mas seus seguidores são tão infiéis que tomaram a seguinte decisão: "Que Cristo sofra por nós, e nós continuaremos pecando".

Eles amam tanto a Cristo que pensam: "Meu caro Cristo, somos muito fracos. Não podemos abandonar nossas actividades pecaminosas. Então, por favor, sofre por nós". Jesus Cristo ensinou: "Não matarás". Mas agora seus seguidores decidiram: "Vamos matar mesmo assim", e abrem grandes matadouros modernos e científicos. "Se houver algum pecado nisso, Cristo sofrerá por nós". Esta uma conclusão muito abominável. Cristo pode aceitar os sofrimentos pelos pecados anteriores de seus devotos. Mas primeiramente eles têm de ser sensatos: "Por que deveria eu fazer Jesus Cristo sofrer por meus pecados? Vou parar com minhas actividades pecaminosas".

Srila Prabhupada para o Cardeal Daniélou: ...Acho que os sacerdotes cristãos (minha observação - Srila Prabhupada está a referir-se aos sacerdotes das "organizações religiosas sérias" ) devem cooperar com o Movimento da Consciência de Krsna. Eles devem cantar o nome de Cristo ou Christos e devem parar com a apologia ao abate dos animais. Este programa segue os ensinamentos da Bíblia, não é minha filosofia.

Por favor, actuem em conformidade e você vai ver como a situação mundial vai mudar."

Não há ninguém mais tolerante e aberto como os Gaudiya Vaisnavas seguidores de Srila Prabhupada. Srila Prabhupada diz bem claramente que alguém pode seguir Jesus Cristo e obter a perfeição, mas deve deixar de comer carne. Isto também é o que dizem educadamente os seus seguidores quando encontram-se com cristãos.

Haridas Thakur sobre uma postura não sectária disse: "O Senhor Supremo que esta dentro do coração, inspira todas as entidades vivas a actuarem de diferentes maneiras. Pessoas de diferentes religiões glorificam os Santos Nomes e qualidades do Senhor de acordo com a visão das suas próprias escrituras. O Senhor Supremo aceita o humor de adoração de todos. Se alguém mostra malícia em relação a prática religiosa de outra pessoa, na verdade esta mostrando malícia ao próprio Senhor, o qual é adorado por aquela prática. Sendo Deus um só, a pessoa torna-se invejosa do mesmo Senhor Supremo ao qual ela esta adorando."

Não há ninguém mais tolerante, aberto e não sectário do que um Gaudiya Vaisnava seguidor de Srila Prabhupada.

No entanto, dificilmente, e mesmo com diálogo inter-religioso, algum cristão admitirá que um Gaudiya Vaisnava alcance "o Reino de Deus".

De facto, sempre que Cristãos Protestantes e Católicos e Cristãos Ortodoxos, todos na verdade fundamentalistas, tiveram autoridade política, perseguiram os devotos de Krsna. Russia, Sérvia, Alemanha, EUA e mesmo na India isto ocorreu.

Sempre na História que houve uma Teocracia Cristã, também houve repressão, tortura e morte sobre as pessoas de outras religiões. Igualmente em relação ao Islamismo.

Existe uma forma muito apropriada no Gaudiya Vaisnavismo de "resgatar todos os seres vivos" sem comprometer os princípios de uma vida humana civilizada.

Algumas etapas no processo de educar as pessoas grosseiramente materialistas e trazê-las à plataforma de seres humanos civilizados.

1 - SRADDHAVAN

* Cantar Hare Krsna (No mínimo 1 volta por dia).

*Adorar o Senhor Krsna (visitando o Templo ou cultivando serviço devocional de alguma maneira).

*Ler o Bhagavad Gita Como Ele É, o Srimad Bhagavatam e outros livros de Srila Prabhupada.

Come carne mas é um Vaisnava.

2 - GAURANGA SEVAKA

* Cantar Hare Krsna (No mínimo 4 voltas por dia).

*Restringir-se de comer carnes, peixes e ovos.

*Crer no Senhor Krsna como a Suprema Personalidade de Deus.

*Ter uma atitude devocional.

*Evitar actividades grosseiramente imorais (drogas, prostituição,etc)

Come carne mas é um Vaisnava.

3 - GAURANGA SADHAKA

*Cantar Hare Krsna (Mínimo 8 voltas).

*Restringir-se de intoxicação, carnes, jogos de azar e sexo fora do casamento.

*Estabelecer um altar em casa.

*Oferecer todo o alimento à Krsna.

*Aceitar o processo de Sadhana Bhakti

4 - PRABHUPADA ASRAYA

*Seguir o padrão de cantar 16 voltas de Japa por dia e seguir os 4 princípios reguladores.

*Mostrar uma forte convicção na Consciência de Krsna.

5 - SRI GURU ASRAYA

*Seguir o mesmo padrão de Prabhupada Asraya por um período de 6 mêses a 1 ano adicionando a rendição a um mestre espiritual autorizado na sucessão discipular.

Deverão também ser aprovados em exame previsto nas Leis da ISKCON.

Líderes religiosos que apoiam a matança de milhões de animais podem ser sinceros, mas não são devotos puros do Senhor e certamente não fazem parte do "plano de Krsna no seu projeto maior de resgatar todos os seres vivos".

Estes mesmo líderes religiosos não precisariam apoiar a matança de milhões de animais e mesmo assim conseguiriam resgatar todos os seres vivos de uma forma gradual.

Então a idéia absurda de que um líder religioso possa comer carne e que isso seja um plano para atrair outros que também comem carne para a vida religiosa, é extamente isso, uma idéia absurda.

Um Cristão ou um Gaudiya Vaisnava podem comer carne, mas devem compreender que isto deve ser gradualmente abandonado e que é uma transgressão. A não ser que não haja mais nada para comer.

E isto não pode ser apoiado principalmente pelos líderes Cristãos ou Gaudiya Vaisnavas.

Sectarismo significa declarar que somente a minha religião é autêntica e que somente através dela podemos ser exitosos. Isto é o que desagrada a Krsna.

Porém mostrar os pontos falhos de alguma vertente religiosa ao longo da História e de seus líderes para que todos fiquem unificados nos quatro princípios de uma vida humana civilizada, certamente satisfaz Krsna.

Todos os líderes espirituais que promovam os quatro princípios do Dharma (veracidade, limpeza, austeridade e misericórdia) merecem ser tratados com muita opulência como representantes fidedignos de Deus. Caso contrário não.

E Srila Prabhupada tem a última palavra se é necessário ou não uma análise comparativa entre diferentes vertentes religiosas. E para ele, Srila Prabhupada, é necessário:

Srila Prabhupada para o Cardeal Daniélou: ...Acho que os sacerdotes cristãos (minha observação - Srila Prabhupada está a referir-se aos sacerdotes das "organizações religiosas sérias" ) devem cooperar com o Movimento da Consciência de Krsna. Eles devem cantar o nome de Cristo ou Christos e devem parar com a apologia ao abate dos animais. Este programa segue os ensinamentos da Bíblia, não é minha filosofia.

Por favor, actuem em conformidade e você vai ver como a situação mundial vai mudar."

Um devoto não sai por ai atrás de contendas e disputas Teológicas, mas tem muito clara a posição e quando necessário apresenta-a. O que ocorre diversas vezes.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari