terça-feira, 26 de abril de 2011

Análise incompleta de Nama Tattva

Um verso isolado, uma citação isolada...

Sempre que falamos sobre o cantar do Santo Nome (Nama Tattva) não podemos deixar de referir Nama Aparadha e Namabhasa. Não podemos. Não podemos deixar de referir. Caso contrário nossa análise é incompleta.

Ao analisarmos todos os versos desta passagem do Sri Caitanya Caritamrta, verificaremos que Srila Prabhupada afirma que Suddha Nama é que é auto-suficiente, e que alguém que canta este Santo Nome inofensivo nem precisa ter um Mestre Espiritual. Sempre precisamos ver toda a sequência de versos do qual uma citação é feita.

"O Santo Nome do Senhor Krsna é um grande atractivo para muitos santos e pessoas liberais. Ele é o aniquilador de todas as reações pecaminosas e é tão poderoso que pode salvar o mudo que não o pode cantar. Ele é prontamente disponível para todos, incluindo o tipo mais baixo do homem, o Candala. O Santo Nome de Krsna é o controlador da opulência, da libertação e é idêntico com Krsna. Simplesmente por tocar o Santo Nome com a língua, os efeitos imediatos são produzidos. Cantar o Santo Nome não depende de iniciação, actividades piedosas ou princípios regulativos. O Santo Nome não espera por todas estas actividades. Ele é auto-suficiente. " (CC Madhya 15.110)

"O cantar inofensivo (Suddha Nama) não depende do processo de iniciação...

...o cantar do Maha Mantra Hare Krsna é tão poderoso que não depende de iniciação oficial, mas se alguém é iniciado e ocupa-se em Pancaratra Vidhi (Adoração da Deidade), sua Consciência de Krsna irá despertar muito rapidamente, e sua identificação com o mundo material será conquistada."

(Srila Prabhupada - CC Madhya 15.108)

Aqueles que cantam Nama Aparadha e Namabhasa precisam da guia do Mestre espiritual. Aqueles que cantam Suddha Nama nem precisam ser iniciados.

Adau Sraddha Sadhu Sanga Bhajana Kryia

1 - Adau Sraddha - no começo um pouco de fé.

2 - Sadhu Sanga - depois associação com os Vaisnavas e o Guru.

3 - Bhajana Kryia - os Vaisnavas e especialmente o Guru ocupam-nos em cantar e adorar.

Somente poderemos aprofundar o nosso cantar na associação dos devotos.

Lembro-me que morava no interior do Rio Grande do Sul, Sant'Ana do Livramento, no meio do nada com coisa alguma. Sem dúvida eu era o único que cantava Hare Krsna e oferecia alimentos vegetarianos a Krsna numa cidade de 60.000 habitantes.
A minha avózinha, que gostava muito do seu neto dizia que eu era uma alma muito especial. Eu ficava bem inflado e acreditava...;)

Somente quando decidi ir morar com os devotos e conviver com eles num Templo, monasticamente, é que eles me fizeram ver o quanto eu era especial.

Nos primeiros dias já lavava umas panelas quase do meu tamanho e na semana seguinte já distribuia livros sem parar. O qual continuei por 14 anos. Não posso mesurar o quanto sou agradecido a todos os Vaisnavas e Vaisnavis por tudo isso.

O verso do Siksastakam, Trinad Api Sunicena só pode ser realizado na associação dos Vaisnavas e do Guru.
Suddha Nama significa cantar verdadeiramente com humildade e tolerância.

E assim porque o nosso cantar é Nama Aparadha e Namabhasa, ou seja não cantamos com verdadeira humildade e tolerância, precisamos de todo o processo para nos purificarmos, principalmente da associação constante dos Vaisnavas e do Guru.

A associação com os devotos purifica (e como...;))

Desta forma, poderemos ultrapassar Nama Aparadha e Namabhasa e alcançar o auto-suficiente Suddha Nama.
Quem canta Nama Aparadha e Namabhasa recebe muitos benefícios, mas precisa de um Guru e das demais Angas de Bhakti.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari