segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tomar muita Prasada...ou não?

Comentário do Sri Upadesamrta (Néctar da Instrucção) por Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada:

"A atitude do devoto é que ele comerá apenas quando Krsna lhe der Prasada. Essa é a maneira de controlar o impulso da língua. Deve-se tomar Prasada em horários programados e não se deve comer em restaurantes ou pastelarias simplesmente para satisfazer os caprichos da língua ou do estômago. Se mantivermos o princípio de só tomar Prasada, os desejos do estômago e da língua podem ser controlados.

Se podemos praticar aceitar apenas os resquícios de alimento oferecido a Krsna, é possível livrar-se de cair vítima de Maya. Legumes, grãos, frutas, produtos lácteos e água são os alimentos apropriados para oferecer ao Senhor, como Krsna Ele mesmo prescreve.

No entanto, se aceitamos Prasada apenas devido ao seu sabor agradável e, portanto, comemos demais, também falha-se na tentativa de satisfazer as exigências da língua.

Sri Caitanya Mahaprabhu ensinou-nos a evitar pratos muito saborosos até mesmo ao comer Prasada. Se oferecemos pratos saborosos para a Deidade, com a intenção de comer tal comida boa, estaremos envolvidos na tentativa de satisfazer as exigências da língua.

Se aceitarmos o convite de um homem rico com a idéia de receber alimentos saborosos, estamos também a tentar satisfazer as exigências da língua. No Caitanya Caritamrta (Antya 6,227) afirma-se:

jihvara lalase yei iti-uti dhaya

sisnodara parayana krsna nahi paya

"Aquela pessoa que corre daqui para ali, buscando satisfazer o paladar e que está sempre ligado aos desejos de seu estômago e órgãos genitais é incapaz de atingir Krsna."

Como afirmado anteriormente, a língua, estômago e genitais estão todos situados em uma linha recta, e caem na mesma categoria.

O Senhor Caitanya disse, Bhala na khaibe ara bhala na paribe: "Não vista-se luxuosamente e não coma alimentos deliciosos." (Cc. Antya 6,236)

Aqueles que sofrem de doenças do estômago são  incapazes de controlar os impulsos do estômago, pelo menos, de acordo com esta análise. Quando desejamos comer mais do que o necessário criamos automaticamente muitos inconvenientes em nossa vida. Contudo, se observarmos dias de jejum como o Ekadasi e o Janmastamai, podemos restringir as exigências do estômago."

Haribol !!!

Comentário Anuvrtti do Sri Upadesamrta por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura do mesmo verso - 1):

"Devemos ter todo o cuidado em nos liberarmos das exigências da língua com a tática de honrarmos as sobras da comida de Bhagavan (Maha Prasada) e dos Seus devotos.

Apesar da Maha Prasada poder ser muito saborosa, ela não deve estar incluída nas demandas da língua. Por honrá-la com grande fé, podemos conquistar as demandas da língua.

Mas se, sob o pretexto de aceitar Prasada, desejarmos na verdade o nosso próprio desfrute e maliciosamente saboreamos o seu gosto, isso também está incluído como paixão da língua.

Para poder satisfazer a luxúria da língua podemos nos enredar em vários comportamentos repreensíveis e má associação.

No CC Antya 6.227,236), está dito:

"As pessoas que são propensas ao prazer carnal, que comem muito e ficam perambulando por aí para satisfazer a cobiça da língua nunca obtém Sri Krsna. Não devemos usar roupas caras e elegantes, nem devemos comer comidas de sabor delicioso."

Os Sadhakas devem ter muito cuidado em evitar estas coisas. As pessoas glutonas costumam sofrer de diversas doenças. Por comer muito, ocorrem várias dificuldades. As pessoas que comem excessivamente geralmente se tornam servas das demandas dos genitais e acabam se tornando libertinas. Por aceitar Bhagavat Prasada de uma maneira adequada, por observar Ekadasi de acordo com as regulações e por servir Krsna, as demandas do estômago são mitigadas."

Haribol !!!

Talvez na fase inicial da vida devocional, nos primeiros meses, seja salientada a importância de ingerir muita Prasada como forma de purificação imediata. No entanto, e de acordo com as instrucções dos Acaryas acima, depois de algum tempo mesmo a ingestão de Prasada deve ser comedida para se evitar problemas de descontrole.

Também no "Sri Bhakti Tattva Viveka", Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura explica todas as formas de Bhakti, e lá ele explica Bhakti Abhasa entre outras coisas. Assim como existe a sombra do Santo Nome (Nama Bhasa) também existe a sombra de Bhakti (Bhakti Abhasa). Quando nós oferecemos para Krsna o que Ele quer comer, isto é Uttama Bhakti. Por outro lado,  quando oferecemos algo para Krsna que nós gostariamos de comer, isto chama-se Karma Pradhani Bhakti.

Somente posso falar por mim mesmo. Raramente penso em oferecer algo saudável para Krsna comer, pensando na Sua satisfação (Uttama Bhakti). Geralmente penso em algo que me apetece comer e então ofereço à Krsna (Karma Pradhani Bhakti). Está muito longe de ser o ideal, mas pelo menos é um pouco melhor do que comer Bhoga...;)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari