segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Escrituras puras e intactas

Jaiva Dharma de Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura, Capítulo 13 - Pramana Vicara - Prameya Arambha

Evidência e Verdade

"Vrajanatha: Os Vedas consistem em vários livros diferentes. Entre eles quais devem ser aceitos e quais não devem ser aceitos? Por favor diga-me?

Babaji: Com o decorrer do tempo, certos homens sem escrúpulos interpolaram muitos novos capítulos, Mandalas e Mantras no texto dos Vedas. Portanto, não é que todas as partes dos Vedas devem ser aceitas. O que no decorrer do tempo os Acaryas na sucessão discipular fidedigna aceitaram, deve ser considerado o Veda real. O que eles têm julgado interpolações não deve ser aceito.

Vrajanatha: Quais são os livros dos Vedas que os Acaryas da sucessão discipular fidedigna aceitaram?

Babaji: Os Acaryas aceitaram doze Upanisads Isa, Kena, Katha, Prasna, Mundaka, Mandukya, Taittiriya, Aitareya, Chandogya, Brhad Aranyaka e Svetasvatara, bem como o Gopala Tapani Upanisad, Nrsimha Tapani Upanisad e outros Tapani Upanishads, bem como os Brahmanas, Mandalas, e outras porções do Rg, Yajur, Sama e Atharva Vedas. Os Acaryas aceitaram todos esses livros como fontes de conhecimento genuíno."

Por SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva:

"Por exemplo, os seis Goswamis as vezes citam nos seus livros versos dos Puranas, Samhitas, etc, e nós não encontramos mais estes versos nestes mesmos textos actualmente. Então mesmo nas poucas centenas de anos que se passaram, estes textos foram corrompidos.

Afortunadamente, nossas escrituras mais importantes: Bhagavad Gita, srimad Bhagavatam e Sri Caitanya Caritamrta, estão puras e intactas."

https://acharyadeva-nectar.pbworks.com/w/page/1312938/Why-Should-They-Become-Hindus-(NV-2002)

http://www.dandavats.com/?p=2255

O Srimad Bhagavatam, o Bhagavad Gita, o Sri Caitanya Caritamrta e versos dos Upanisads, Puranas e Itihasas citados pelos Acaryas prévios devem ser todos aceitos. No entanto, partes dos Upanisads, Puranas e Itihasas que não foram citados pelos Acaryas no Parampara ou que não estão em conformidade com o Purana imaculado Srimad Bhagavatam, devem ser analisados cuidadosamente antes de serem aceitos.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari