quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A Virtude da Humildade e o cantar dos Santos Nomes

"Somente aderindo fielmente às orientações do mestre espiritual  e desenvolvendo a sua prática constante, mesmo estando sob circunstâncias tentadoras, poderemos desenvolver e adquirir a virtude da humildade."

Muito obrigado Sriman Bhakta Haridas Prabhu. Você evidenciou a importância de uma das cinco Angas de Bhakti que ampara o canto ofensivo de Nama Aparadha e Namabhasa que é Sadhu Sanga. Somente por servir o Guru e os Vaisnavas poderemos adquirir humildade e somente assim cantar Suddha Nama.

Isto é explicado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu no Siksastakam.

A importante Anga de Bhakti, Sadhu Sanga ampara o cantar ofensivo fortalecendo-o por desenvolver humildade no praticante. Não é o que eu quero fazer mas o que o Guru quer que eu faça. Grandes personalidades são convidadas pelo Guru e os Vaisnavas a lavar as panelas da Deidade do Senhor Krsna.

Verso Três: "Deve-se cantar o Santo Nome do Senhor com um estado de espírito humilde, julgando-se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerande que uma árvore; desprovido de todo sentido de falso prestígio; e deve-se estar pronto a oferecer todo o respeito aos outros. Nesse estado de espírito pode-se cantar o Santo Nome do Senhor constantemente."

Como ser humilde sem Sadhu Sanga? E como cantar Suddha Nama sem humildade? A Anga de Bhakti Sadhu Sanga é essencial para alcançarmos o cantar puro de Suddha Nama.

Caso contrário não é possível.

Todas as glórias a indispensável Anga de Bhakti Sadhu Sanga !!!

Outro ponto a ser destacado é que:

"Cantar com uma concepção específica errada traz resultados específicos errados, cantar sem nenhuma concepção específica não traz nenhum resultado específico, cantar com uma concepção específica inferior traz resultados específicos inferiores, e, sem surpresa, como se poderia razoavelmente presumir, cantar o Santo Nome com concepções específicas superexcelentes traz resultados superexcelentes. Ye yatha mam prapadyante tams tathaiva bhajamy aham ... Não é que todo cantar é um." (Sripada Aindra Prabhu)

Srila Prabhupada pediu aos devotos, "vocês podem citar um verso?" Eles não puderam.
Prabhupada disse:
"Vejam - vocês não estão lendo meus livros.
Vocês devem ler os meus livros e devem fazê-lo exatamente como um advogado aprende seus livros de lei.
Vocês devem conhecer cada capítulo e verso.
Se vocês não souberem, como poderão ensinar estes homens se não conhecem meus livros.
Diariamente vocês devem ler os meus livros.
Vocês sabiam que diariamente eu mesmo leio os meus livros?
Vocês sabem porque eu leio meus livros?
Eu leio diariamente meus livros porque aprendo algo novo quando os leio.
Vocês sabem porque eu aprendo algo novo sempre que leio meus livros?
Porque estes livros não são meus livros - eu não escrevo estes livros.
Todas as manhãs quando eu sento aqui, para escrever meus livros, Krsna vêm pessoalmente e dita o que devo escrever. Eu simplesmente ouço o que Krsna dita e eu escrevo estes livros.
Portanto, quando leio estes livros, mesmo eu aprendo alguma coisa."
Além de cantarmos com devoção e determinação o MAHA MANTRA HARE KRSNA (que para muitos por muito tempo será Nama Aparadha e Namabhasa) temos que ler os livros de Prabhupada e os Bhakti Sastras que explicam Nama Tattva. Caso contrário o nosso cantar não vai ser feito com o conceito correcto.

A importante Anga de Bhakti que é o estudo do Sastra ampara o cantar ofensivo fortalecendo-o por desenvolver o conceito correcto de cantar.

A Anga de Bhakti que é o estudo do Sastra é essencial para alcançarmos o cantar puro de Suddha Nama. Caso contrário não é possível.

Todas as glórias a indispensável Anga de Bhakti Sastra Seva !!!

Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!

HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE

HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari