quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Como uma corrente ininterrupta de óleo perfumado"

Pergunta:

Cantar Namabhasa dá somente liberação da existência material, mas Srila Prabhupada no Bhagavad Gita 4.9 (Janma karma ca me divyam) diz que se você simplesmente entender quem é Krsna e qual a sua relação com Krsna, isto é o suficiente para levá-lo de volta ao Lar, de volta ao Supremo. Por favor, o senhor poderia comentar sobre isso?

Resposta de SS Sivarama Swami:

"Muitas vezes os devotos encontram citações que parecem opostas e querem uma resolução. Antes de responder esta pergunta vou sugerir que quando alguém encontra citações opostas, ao invés de aceitá-las como opostas simplesmente porque a nossa mente condicionada nos diz desta forma, devemos começar por realmente tentar resolver isto. Tese, anti-tese e síntese. Então diferentes pessoas colocam diferentes teses, então depois existem muitas anti-teses e muita argumentação. Alguém da um argumento e depois outro alguém outro argumento e depois a síntese. Então os devotos devem encontrar a síntese, e a base da síntese neste exemplo de que Namabhasa não nos levará para o mundo espiritual, de volta ao Lar de volta ao Supremo é uma afirmação escritural e Janma karma ca me divyam também é uma citação escritural. Temos que cantar puramente se quizermos alcançar serviço devocional espontâneo e ir para Goloka.

Então qual a síntese destas afirmações? Então devemos encontrar a síntese, pois a implicação disto aqui é que é dito Janma karma ca me divyam. Bem, de acordo com Srila Prabhupada se você simplesmente sabe quem é Krsna e qual sua relação com Krsna isto é suficiente. Mas o que "simples entendimento" significa? Isto significa que você deva ter um mínimo entendimento mental. OK, Krsna é Deus e eu sou um servo de Deus e isto é suficiente. E assim que eu pronuncio estas palavras e tenho uma certa compreensão teórica na mente, isto é tudo!

Não!!!

Quando você busca o que significa Tattvatah, Krsna não diz simplesmente um mínimo entendimento. Um tipo de concepção mental. Nenhum tipo de realização. Mas ao contrário, Ele diz Tattvatah. Tattvatah significa "em verdade", significa aquilo que realmente é, significa que tem que haver realização aqui. Mais do que simplesmente uma imagem mental. Isto significa que existem muitas citações no Srimad Bhagavatam, Bhagavad Gita. Porque Srila Prabhupada escreveu muitos livros?

Porque não ter somente um pequeno livro como a "Perfeição da Yoga" e as pessoas ficam convencidas disto. Porque Tattvatah não significa simplesmente uma apreciação do nascimento de Krsna ou Suas actividades que temos que ter. Mas é uma apreciação baseada em Ceto darpana marjanam, a limpeza do coração, você tem que realmente limpar o coração e fixar a mente com conhecimento transcedental e não se ocupar em actividades ilícitas, você tem que purificar o coração por Cantar Hare Krsna, associar-se com os devotos, adorar as Deidades. Você não pode simplesmente ler alguns livros, mas deve ocupar-se em diferentes tipos de actividades. E quando o coração alcançar uma certa pureza, quando não cometermos ofensas, quando o cantar for realmente puro, quando for realmente livre de ofensas  então alcançamos o estágio de Tattvatah. De outra forma porque Caitanya Mahaprabhu diz Ceto darpana marjanam. Então Ele diz que você deve purificar o coração. Então todas estas citações realmente contribuem para o que este conceito de Tattvatah realmente é. Então Srila Prabhupada está a firmar que "você simplesmente sabe quem é Krsna", o que isto significa? Você deve se qualificar em perspectiva com tudo o mais. Vendo toda a biblioteca dos livros que Srila Prabhupada deixou para nós, obviamente isto não significa que somente lemos um pequeno livro e isto nos convence comletamente de sermos devotos. Significa um pouco mais. Não só o conhecimento. Mas por este vasto conhecimento em aplicação. Então só assim você espera por janma karma ca me divyam evam yo vetti tattvatah tyaktva deham punar janma naiti mam eti so 'rjuna, então desta forma você espera voltar ao Lar, voltar ao Supremo.

De outra forma, a idéia de que com o mínimo, com o menor esforço obtem-se a recompensa mais elevada é enganação, uma forma de enganação. É como tentar comprar diamantes com um punhado de moedas. Como você pensa que poderá comprar diamantes com algumas moedas? Você terá que gastar milhões de dólares para comprar alguns diamantes.

Então, quando Srila Prabhupada nesta citação muito magnânima "se você simplesmente"; "simplesmente" não significa que você dá o mínimo, significa que você vende sua casa, você vende seu carro, você vende seu cão, você vende suas roupas, você vende seus sapatos e então vai até a loja de diamantes e mostra que você vendeu tudo o que tinha para obter os diamantes. E ainda assim você não terá o dinheiro total para comprar os diamantes. E o dono da loja de diamantes vai pensar: "Este homem vendeu tudo o que tinha, ele realmente quer estes diamantes. Ele não veio simplesmente com algumas moedas. Ele vendeu tudo o que tinha." Então o dono da loja pensa: "Está bem, eu vou renunciar aos meus lucros e vou lhe dar um desconto."

Então quando Srila Prabhupada diz "simplesmente". Krsna diz Tattvatah. Então "simplesmente" significa que "OK, você dá o seu melhor, estude os livros, cante Hare Krsna, associe-se com os Vaisnavas, pratique a Consciência de Krsna seriamente, renda-se ao processo completo."

Qual a sua relação com Krsna? Isto simplesmente significa repetir que eu sou um servo de Krsna? Qual serviço à Krsna? Quanta austeridade e sacrifício eu executo? O que eu estou fazendo para Krsna e com qual motivação? Tudo acontece automaticamente?

Não!!!

Nós damos tudo de tudo e se o tudo de tudo não for o suficiente então podemos confiar na misericórdia de Caitanya Mahaprabhu e de Srila Prabhupada. Porque Krsna verá, está pessoa fez o melhor que pode, está pessoa não ficou parada no padrão mínimo, tentou fazer mais e mais e Ele toma isto em consideração. Então isto quer dizer "simplesmente". Mínimo significa o máximo que podemos fazer. Não o máximo de acordo com o Srimad Bhagavatam, mas o critério básico. E a partir daí esperar a misericórdia de Krsna. E assim as coisas acontecem.

Assim como por exemplo, quando Srila Prabhupada diz cante 16 voltas e siga os 4 princípios e você volta para Deus.

Isto significa somente cantar 16 voltas? No Srimad Bhagavatam ele diz que é preciso mais.

Você deve ser capaz de clarificar e perspectivar cada citação de Srila Prabhupada. Então temos que encontrar e procurar a síntese de todas estas afirmações. E quando encontramos esta sínterse, isto é o que o Caitanya Caritamrta diz:siddhanta baliya citte na kara alasa iha ha-ite krsne lage su-drdha manasa

"Um estudante sincero não deve negligenciar a discussão destas conclusões, considerando-as controversas, porque tal discussão fortalece a mente. Então, a mente torna-se apegada a Krsna."

Do "Jaiva Dharma", capítulo 25  de Srila Bhaktivinoda Thakura:

Vijaya: Se simplesmente cantar um único nome uma única vez pode remover com êxito todos os pecados, por que é necessário cantar Sri Nama constantemente (192 voltas diariamente), como uma corrente ininterrupta de óleo perfumado?

Babaji: O interior e as relações do Nama Aparadhi são sempre tortas em todos os sentidos. Ele é contra Krsna (Bahirmukha) por natureza e, portanto, não tem gosto pelas pessoas santas ou parafernália auspiciosa e horários relacionados com Bhagavan. Sua inclinação natural é para as pessoas, coisas, conclusões e atividades indignas. No entanto, se ele sempre cantar Sri Nama (24 horas por dia), ele não terá tempo para associação e actividades indesejadas, e porque ele não está em má associação, seu canto de Sri Nama gradualmente se tornará puro e dar-lhe-á o gosto por objetos auspiciosos."

Portanto ou canta-se 192 voltas de Japa diariamente ou 16 voltas e ocupa-se intensamente nas outras Angas de Bhakti nas restantes horas, estando ininterruptamente ocupado "como uma corrente ininterrupta de óleo perfumado."

Ajamila

Sanketa Namabhasa

Ajamila cantou Sanketa Namabhasa. Sanketa Namabhasa significa recitar o Nome do Senhor enquanto almeja alguma outra coisa ou chama por alguém.

Ajamila executou Namabhasa quando estava para abandonar o corpo ao chamar seu filho mais novo que tinha o nome Narayana. Neste caso ele realmente queria chamar seu filho e não o Senhor. Ainda assim por causa de Namabhasa ele tornou-se livre de todos os pecados e liberado das garras de Maya. Então ele foi para Haridwar e executou Sudha Nama Bhajana, ou o cantar puro dos Santos Nomes e eventualmente alcançou Vaikuntha, a morada do Senhor Narayana.

Sanketa Namabhasa ocorre numa pessoa que desconhece que está a recitar os Nomes do Senhor. Se tal cantor não é ofensivo, pode alcançar a liberação como resultado de Namabhasa.

Mesmo que alguém cante uma única vez em Sanketa Namabhasa sem compreender o significado do Santo Nome pode alcançar liberação.

Chaya Sraddha Namabhasa

Aqueles que cantam Namabhasa com uma atitude favorável (Sradha Namabhasa) de serviço, compreendendo o significado do Santo Nome e não alcançam a perfeição (devido a Hrdaya Daurbalyam - fraqueza do coração) recebem a oportunidade de na próxima vida continuar seu processo de cantar.

E aqueles que cantam Sudha Nama alcançam Krsna Prema.

Este canto é muito poderoso e inconcebível!!!

Temos que ter bem claro que a extrema misericórdia de Srila Prabhupada ao nos dar as 16 voltas e 4 princípios é de que nas demais horas do dia estaríamos intensamente ocupados nas outras Angas de Bhakti.

Então não importa a qualidade ou a quantidade do meu cantar. De qualquer forma eu irei alcançar a meta suprema por cantar. De qualquer das formas teremos o caminho aberto ao Lar original. Esta mentalidade é enganosa.

COM SERIEDADE DEVEMOS NOS OCUPAR 24 HORAS POR DIA EM CONSCIÊNCIA DE KRSNA.

192 voltas ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti. Nada menos do que isso !!!

Srila Prabhupada já deixou bem claro. 24 HORAS OCUPADO INTENSAMENTE EM CONSCIÊNCIA DE KRSNA "SEM SE DESVIAR".

Qualquer tentativa de dissociar o cantar de 16 voltas das outras Angas de Bhakti será infrutífera.  Para aqueles que cantam 192 voltas por dia não há nada a dizer, pois estão 24 horas ocupados no processo da era.

"a idéia de que com o mínimo, com o menor esforço obtem-se a recompensa mais elevada é enganação, uma forma de enganação. É como tentar comprar diamantes com um punhado de moedas. Como você pensa que poderá comprar diamantes com algumas moedas? Você terá que gastar milhões de dólares para comprar alguns diamantes.

Nós damos tudo de tudo e se o tudo de tudo não for o suficiente então podemos confiar na misericórdia de Caitanya Mahaprabhu e de Srila Prabhupada. Porque Krsna verá, está pessoa fez o melhor que pode, está pessoa não ficou parada no padrão mínimo, tentou fazer mais e mais e Ele toma isto em consideração. Então isto quer dizer "simplesmente". Mínimo significa o máximo que podemos fazer." (SS Sivarama Swami)

Qualquer tentativa de dissociar o cantar de 16 voltas das outras Angas de Bhakti será infrutífera.  Para aqueles que cantam 192 voltas por dia não há nada a dizer, pois estão 24 horas ocupados no processo da era.

No "Néctar da Devoção", Srila Prabhupada explica que uma das características de uma pessoa que sente amor extático é que ela:

"Esta sempre ansiosa por utilizar seu tempo no serviço devocional ao Senhor. Não gosta de não ter o que fazer. Sempre quer serviço, 24 horas por dia sem se desviar."

Srila Prabhupada continua:

"Um devoto imaculado que tenha desenvolvido amor extático por Krsna está sempre ocupando suas palavras em recitar orações ao Senhor. Mentalmente, ele está sempre pensando em Krsna, e usa o corpo para oferecer reverências, prostrando-se perante a Deidade, ou para se dedicar a algum outro serviço. Enquanto executa estas actividades extáticas, às vezes ele verte lágrimas. Dessa maneira, toda a sua vida é ocupada no serviço ao Senhor, sem que nem um instante seja desperdiçado em alguma outra ocupação."

Numa fase avançada o devoto ocupa-se desta forma espontaneamente. Numa fase inicial deve ser constantemente lembrado da importância de se ocupar desta forma 24 horas por dia.

Um devoto sabe que quem canta o Santo Nome tem a sua volta garantida ao Lar Supremo. Mas um devoto sério quer voltar já nesta vida. E assim ele não se satisfaz com Nama Aparadha e Namabhasa. A sua meta é Sudha Nama. E assim ele ocupa-se seriamente em cantar 192 voltas de Japa diariamente ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti, estando em qualquer dos casos ocupado 24 HORAS POR DIA EM CONSCIÊNCIA DE KRSNA. E então, estando ocupado assim ele espera pela misericórdia de Krsna. Ele dá o seu máximo e não o seu mínimo. E Krsna de certeza leva isto em consideração.

Do "Prema Vivarta" de Jagadananda Pandita:

asadhu-sange bhai, krsna-nama nahi haya

namaksara bahiraya bate, tabu nama kabhu naya

"Lembre-se Bhai (meu querido irmão), Krsna Nama não pode despertar na associação de não-devotos. Somente as sílabas de Sri Nama sairão da boca, mas Nama Ele mesmo permanecerá distante."

kabhu namabhasa haya, sada nama-aparadha

e saba janibe bhai, krsna-bhaktir badha

"Certamente há apenas Nama Aparadha em sua associação. Às vezes, por grande fortuna, há Namabhasa, mas você deve saber que tanto Namabhasa e Nama Aparadha são obstáculos para Krsna Bhakti."

krsna-bhaktir anukula saba karaha svikara

krsna-bhaktir pratikula saba kara parihara

"Aceite tudo o que é favorável para Krsna Bhakti como a sua própria vida, e totalmente abandone tudo o que pode dificultar sua prática de Krsna Bhakti."

Ou seja ocupar-se 24 HORAS POR DIA EM CONSCIÊNCIA DE KRSNA.

Qualquer tentativa de dissociar o cantar de 16 voltas das outras Angas de Bhakti será infrutífera.  Para aqueles que cantam 192 voltas por dia não há nada a dizer, pois estão 24 horas ocupados no processo da era.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari