quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Simultaneamente essenciais

Era de se esperar que no verso que descreve o processo da era, Srila Prabhupada simplesmente descrevesse as glórias do Santo Nome.

Mas não !!!

No verso que descreve o processo da era, que é cantar os Santos Nomes do Senhor, Srila Prabhupada como habitualmente, mostra primeiro as glórias de Sudha Nama e o cantar constante e depois explica que adoptar as outras Angas de Bhakti (aqui especificamente a adoração a Deidade) é essencial para ultrapassar Nama Aparadha e Namabhasa.

Aqui gostaria de fazer um aparte, pois infelizmente vejo isto ocorrer muitas vezes. Geralmente quando já não existem mais argumentos a apresentar recorre-se a um tipo de argumentação conhecida como "ad hominem".

A argumentação "ad hominem" é identificada quando alguém responde a algum argumento com uma crítica a quem fez o argumento, e não ao argumento em si.

Começa-se a fugir dos argumentos principais e ataca-se pessoalmente. Isto é muito comum entre os políticos de Kali Yuga, mas não deveria ser o padrão de troca de informações e realizações entre os Vaisnavas.

Desculpem, só um pequeno aparte...;)

Sigamos com o verso e explicação de Sua Divina Graça A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Sri Caitanya Caritamrta Adi 7-76

harer nama harer nama

harer namaiva kevalam

kalau nasty eva nasty eva

nasty eva gatir anyatha

TRADUÇÃO

"Para o progresso espiritual nesta era de Kali, não há alternativa, não há alternativa, não há alternativa a não ser o Santo Nome, o Santo Nome, o Santo Nome do Senhor."

SIGNIFICADO por Srila Prabhupada

Para progredir na vida espiritual, os Sastras recomendam meditação na Satya-yuga, o sacrifício para a satisfação do Senhor Visnu na Treta-yuga o lindo culto do Senhor no templo na Dvapara-yuga, mas na Era de Kali uma pessoa pode conseguir progresso espiritual apenas por cantar o Santo Nome do Senhor. Isso é confirmado em várias escrituras. No Srimad-Bhagavatam, existem muitas referências a este facto. No Décimo Segundo Canto(3.51) é dito:

"Na Era de Kali, existem muitas falhas, pois as pessoas são submetidas a várias condições miseráveis, mas nesta época há uma grande benção - simplesmente por cantar o Mantra Hare Krsna alguém pode ser liberado de toda a contaminação material e, portanto, ser elevado ao mundo espiritual. O Narada-pancaratra também elogia o Maha Mantra Hare Krsna da seguinte forma:

"A essência de todo o conhecimento védico - abrangendo os três tipos de actividade Védica [Karma-Kanda, Jnana-kanda e Upasana-Kanda], os Chandas, ou hinos védicos, e os processos para satisfazer os semideuses - esta incluída nas oito sílabas Hare Krsna, Hare Krsna. Esta é a realidade de todo o Vedanta. O cantar do Santo Nome é o único meio de atravessar o oceano de ignorância."

Da mesma forma, o Kali Santarana Upanisad afirma, "Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare - estes dezesseis nomes compostos por trinta e duas sílabas são o único meio de neutralizar o efeitos do mal de Kali-yuga. Em todos os Vedas, é visto que para atravessar o oceano de ignorância não há alternativa a não ser o canto do Santo Nome."

Da mesma forma, Sri Madhvacarya, ao comentar sobre a Mundaka Upanishad, citou o seguinte verso do Narayana Samhita:

"Em Dvapara-yuga podia-se satisfazer Krsna ou Visnu apenas por adorá-Lo maravilhosamente de acordo com o sistema Pañcaratriki, mas na Era de Kali alguém pode satisfazer e adorar a Suprema Personalidade de Deus Hari simplesmente por cantar o Santo Nome."

Em seu Bhakti Sandarbha (texto 284), Jiva Gosvami enfatiza fortemente o cantar do santo nome do Senhor, como segue:

Srila Jiva Gosvami cita que a substância de todos os Mantras Védicos é o cantar do Santo Nome do Senhor. Cada Mantra começa com o prefixo Nama Om e, eventualmente, especifica o nome da Suprema Personalidade de Deus. Pela vontade suprema do Senhor não há uma potência específica de cada Mantra entoado por grandes sábios como Narada Muni e outros Rsis.

Cantar o Santo Nome do Senhor imediatamente renova a relação transcendental do ser vivo com o Senhor Supremo.

Para cantar o Santo Nome do Senhor, não precisamos depender de outra parafernália, porque alguém pode imediatamente obter os resultados de ligar-se com a Suprema Personalidade de Deus.

Pode-se perguntar então qual a necessidade de aceitar iniciação ou executar outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém ocupado em cantar constantemente o Santo Nome do Senhor.

A resposta é que embora seja correcto que alguém plenamente ocupado em cantar o Santo Nome não dependa de nenhum processo de iniciação, geralmente um devoto é adicto a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material das suas vidas passadas.

De forma a obter rápido alívio destas contaminações, é necessário que alguém ocupe-se na adoração ao Senhor no Templo. A adoração da Deidade no Templo é essencial para reduzir tais contaminações da vida condicionada.

Assim, Narada, no seu Pancaratriki Vidhi, e outros grandes sábios têm salientado que desde que cada alma condicionada possui um conceito corpóreo de vida direccionado ao desfrute sensorial, para restringir este desfrute dos sentidos as regras e regulações para adorar a Deidade no Templo são essenciais.

Srila Rupa Goswami descreveu que o Santo Nome do Senhor pode ser cantado por almas liberadas, mas quase todas as almas que temos que iniciar são condicionadas.

Pede-se a tais almas para cantar o Santo Nome do Senhor sem cometer ofensas e de acordo com os princípios regulativos, mas devido aos seus maus hábitos passados elas violam estas regras e regulações.

Assim, os princípios regulativos para adorar a Deidade são também simultaneamente essenciais."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade.

No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152

Oras, o Acarya do Santo Nome cantava 192 (alguns dizem 196) voltas de Japa diariamente. Aqui Srila Prabhupada está a salientar duas coisas:

Primeira - Não devemos imitar Srila Haridas Thakura e tentar cantar 192 voltas. Não vamos conseguir.

Segunda - Juntamente com o cantar de 64 até 16 voltas temos que adorar a Deidade para nos ocuparmos nas horas restantes.

Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Srimad Bhagavatam.

Em todas as direcções vamos proferir:

Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!

Grantha Raja Srimad Bhagavatam Ki Jaya !!!

A encarnação literária, que é o proprio Krsna, ficará muito satisfeita.

Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Maha Mantra Hare Krsna.

Em todas as direcções vamos proferir e cantar:

Harinama Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

A encarnação sonora, que é o próprio Krsna, ficará muito satisfeita.

Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos a Arca Vigraha de Krsna.

Em todas as direcções vamos proferir:

Sri Sri Gaura Nitai Ki Jaya !!!

Sri Sri Krsna Balarama Ki Jaya !!!

Sri Sri Radha Gokulananda Ki Jaya !!!

Sri Sri Radha Syamasundara Ki jaya !!!

Sri Sri Radha Ramana Ki Jaya !!!

Sri Sri Radha Madana Mohana Ki Jaya !!!

Sri Sri Radha Gopinatha Ki Jaya !!!

Sri Sri Radha Govinda Ki Jaya !!!

A Arca Vigraha, que é o próprio Krsna, ficará muito satisfeita.

Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos os Vaisnavas.

Em todas as direcções vamos proferir:

Srila Rupa Goswami Ki Jaya !!!

Srila Sanatana Goswami Ki Jaya !!!

Srila Gopala Bhatta Goswami Ki Jaya !!!

Srila Raghunatha Dasa Goswami Ki Jaya !!!

Srila Raguhnatha Bhatta Goswami Ki Jaya !!!

Srila Jiva Goswami Ki Jaya !!!

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Srila Gurudeva Ki Jaya !!!

Ananta Koti Vaisnava Vrnda Ki Jaya !!!

O Senhor Krsna que é muito afectuoso para com Seus devotos puros ficará muito satisfeito.

Com muita humildade, amor, submissão e sem relutância, glorifiquemos e sirvamos o Dhama sagrado.

Em todas as direcções vamos proferir:

Sri Vrndavana Dhama Ki Jaya !!!

Sri Navadvipa Mayapur Dhama Ki Jaya !!!

Sri Jagannatha Puri Dhama Ki Jaya !!!

O Senhor Krsna que executa eternamente Seus passatempos no Dhama ficará muito satisfeito.

"...Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."

(Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)

O processo completo irá com certeza limpar nossos corações.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari