"Svarupa Laksana significa que um Sadhu aceita o Senhor Krsna como seu único refúgio, e todas as demais qualidades são Tatastha (misericórdia, humildade, compaixão, etc). Se por boa fortuna alguém se aproxima de um Vaisnava, desenvolve gosto pelo Santo Nome e toma completo refúgio nos pés de lótus de Krsna. Assim, pois, ele desenvolve Svarupa Laksana, e pelo canto contínuo do Santo Nome de forma gradual desenvolve todos os demais sintomas, ou Laksana." (Srila Haridas Thakura no "Harinama Cintamani", capítulo 4, "Criticar pessoas santas" - onde este tópico é elaboradamente explicado)
CC Madhya 22.83
"A raiz que causa o serviço devocional ao Senhor Krsna é a associação com devotos avançados. Mesmo quando o amor adormecido por Krsna desperta, a associação com devotos é ainda muito essencial." (Sri Caitanya Mahaprabhu a instruir Sanatana Goswami)
Então tudo começa com a poderosa Anga de Bhakti conhecida como Sadhu Sanga. Por boa fortuna, somente depois de ouvirmos um devoto a cantar e glorificar o Santo Nome, começamos a cantar e a executar as demais Angas de Bhakti desde o inicio. A causa de Bhakti é Bhakti no coração de um Vaisnava.
CC Madhya 22.54
sadhu-sanga, sadhu-sanga — sarva-sastre kaya
lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya
"O veredicto de todas as escrituras reveladas é que somente por um pequeno momento de associação com um devoto puro, pode-se obter toda a perfeição."
Então pela associação santa de um Vaisnava desenvolve-se Svarupa Laksana e pelo cantar contínuo desenvolve-se Tatastha Laksana.
Oras, cantar contínuo significa cantar contínuo. 24 horas a cantar. 192 voltas de Japa. Ou então 16 voltas e as outras Angas de Bhakti vivificadas pelo cantar. Não há como desenvolver Tatastha Laksana sem estar 24 horas ocupado "sem se desviar" em Consciência de Krsna.
E assim a vida de um Uttama Vaisnava gira somente em torno do Santo Nome. Para o Uttama Vaisnava o Santo Nome é a essência de tudo.
O Uttama Vaisnava canta continua e amorosamente 192 voltas de Japa diariamente ou então canta amorosamente 16 voltas e recita amorosamente e distribui o Srimad Bhagavatam para o próprio prazer do Santo Nome. Adora amorosamente as Deidades para o próprio prazer do Santo Nome. Glorifica e serve amorosamente os Vaisnavas e Vaisnavis para o prazer do Santo Nome. Glorifica, reside e serve amorosamente no Dhama Sagrado para o prazer do Santo Nome. Para tal Uttama Vaisnava o Santo Nome é a essência de tudo. Ele sabe que o Santo Nome acompanhado das demais Angas de Bhakti é extremamente purificante.
“Criticar e buscar por erros nos grandes santos ocupados na pregação do Mantra Hare Krsna é a pior ofensa aos pés de lótus do Santo Nome. O Nama Prabhu, que é idêntico a Krsna, jamais irá tolerar ofensas contra aqueles através dos quais Suas glórias são propagadas. Tais ofensores são aniquilados, muito embora talvez passem por grandes devotos”. (Brahma Khanda, 25.15)
Do livro "A Arte de Cantar Hare Krsna" de SS Mahanidhi Swami
"Sri Caitanya Mahaprabhu instrui todos para sempre cantar os santos nomes de Hari, Kirtaniyah sada harih.
Isto significa que devemos parar com outras actividades e simplesmente cantar Hare Krsna durante todo o dia e toda a noite?
Srila Bhaktivinoda Thakur dá uma explicação muito interessante sobre esta instrucção:
"A ordem de Mahaprabhu é muito simples - todos devem incessantemente cantar Harinama (Kirtaniya sada harih).
O significado desta ordem não é que alguém deva desistir completamente das actividades corporais, dos deveres familiares e o lidar com os demais, e assim permanecer sempre a cantar o Santo Nome.
Ao fazer isto, o corpo será destruído rapidamente.
Então como ocupar-se em Harinama?
Desde que o Senhor deu esta ordem de cantar incessantemente para toda a humanidade, isto verdadeiramente significa que todos sejam Grhastha ou Sannyasi, Vanaprastha ou Brahmacari, Brahmana ou Ksatriya, Vaisya ou Sudra, de nascimento inferior ou Mleccha, devem permanecer nas suas respectivas posições e cantar Harinama.
Verdadeiramente este é o significado desta ordem.
...É essencial que todas estas acções sejam observadas de uma maneira pura e sem distúrbio.
Então todas estas actividades serão conduzidas de uma forma muito apropriada." (Sri Sri Godruma Candrer Ajna)
Algumas pessoas pensam que se um Vaisnava actua de forma imprópria não é ofensivo criticá-lo porque está-se simplesmente a mostrar os factos.
Mas de facto, não devemos criticar um Vaisnava. No seu comentário ao Srimad Bhagavatam, Sridara Swami diz: "Mesmo que seja verdade ou não, narrar as faltas de um Sadhu constitui blasfêmia."
Mas não deve um Sadhu ser "corrigido" se realmente está a actuar impropriamente? Qualquer retificação é dever do Guru ou de algum Vaisnava potente e não um Sadhaka qualquer. Vamos simplesmente incorrer em ofensa por ocuparmo-nos em encontrar faltas nos outros e comentar as faltas dos outros.
Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura diz: "A melhor das pessoas é aquela que considera-se a pior de todas. Porque uma pessoa deveria estar ansiosa para ver os defeitos de outros quando esta mesma pessoa não escrutina sua própria conduta?
Não nos deixemos desviar por uma visão aparente. Muitas pessoas confundiram-se por considerar uma pedra como uma pérola, uma cobra como uma corda, e uma pessoa boa por uma má, por caírem vitimas da ilusão de confiar numa visão aparente."
E assim a vida de um Uttama Vaisnava gira somente em torno do Santo Nome. Para o Uttama Vaisnava o Santo Nome é a essência de tudo.
O Uttama Vaisnava canta continua e amorosamente 192 voltas de Japa diariamente ou então canta amorosamente 16 voltas e recita amorosamente e distribui o Srimad Bhagavatam para o próprio prazer do Santo Nome. Adora amorosamente as Deidades para o próprio prazer do Santo Nome. Glorifica e serve amorosamente os Vaisnavas e Vaisnavis para o prazer do Santo Nome. Glorifica, reside e serve amorosamente no Dhama Sagrado para o prazer do Santo Nome. Para tal Uttama Vaisnava o Santo Nome é a essência de tudo. Ele sabe que o Santo Nome acompanhado das demais Angas de Bhakti é extremamente purificante.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari