terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"Para que alcancem a perfeição da vida"

Śrī Caitanya Caritāmṛta Madhya 7.128

yāre dekha, tāre kaha 'kṛṣṇa'-upadeśa

āmāra ājñāya guru hañā tāra' ei deśa

"Instrua a todos para seguir as ordens do Senhor Krsna como são dadas no Bhagavad-Gita e Srimad-Bhagavatam. Desta forma, torne-se um mestre espiritual e tente libertar todos nesta terra."

Significado de Srila Prabhupada

Esta é a missão sublime da Sociedade Internacional para Consciência de Krsna. Muitas pessoas vêm e questionam se elas têm que deixar a vida familiar para se juntar à Sociedade, mas esta não é nossa missão. Uma pessoa pode ficar confortavelmente em sua residência. Nós simplesmente pedimos a todos para cantar o Maha Mantra: Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Se alguém sabe ler um pouquinho e pode ler o Bhagavad-gita Como Ele É e o Srimad-Bhagavatam, isto é muito melhor. Estas obras estão agora disponíveis em uma tradução em Inglês/Português e são feitas de forma autorizada para atrair todas as classes de homens."

Então Srila Prabhupada fala sobre os 4 princípios e continua o significado:

"O movimento para a Consciência de Krsna está tentando elevar a sociedade humana à perfeição da vida seguindo o método descrito por Sri Caitanya Mahaprabhu em Seus conselhos para o Brahmana Kurma. Ou seja, deve-se ficar em casa, cantar o Mantra Hare Krsna e pregar as instruções de Krsna que lhes são dadas no Bhagavad-Gita e Srimad-Bhagavatam."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

"Esta é a verdadeira pregação: distribuir livros. Quem pode falar melhor que os livros?

A verdadeira pregação é distribuir livros. Que efeito terá sua conferência de três minutos?" (30/09/72 Srila Prabhupada para Bali Mardana)

Quando distribuímos livros, damos as pessoas as percepções de Srila Prabhupada, que são inconcebivelmente mais elevadas que as nossas.

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango

'tha bhajana-kriya

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). Com a associação dos devotos e do Guru a pessoa começa a praticar Bhajana Kriya (cantar Hare Krsna, ler o Srimad Bhagavatam, oferecer alimento a Krsna (Deidade), etc)

Alguém esta a andar pelas ruas e é uma pessoa inquisitiva espiritualmente. Ela encontra-se com um devoto(a). Os devotos estão a cantar em procissão com as Deidades e distribuir livros. Esta pessoa fica interessada e adquire um livro através do Vartma-pradarsaka-guru (o primeiro devoto(a) com o qual temos contacto).

A pessoa leva o livro para casa e no mesmo dia lê-lo.

A pessoa lê o livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada que diz assim:

"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.

Prática geral (funções positivas):

...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.

São eles os seguintes:

1 - Devemos nos associar com os devotos...

2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...

3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...

4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...

5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...

...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.

De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.

...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...

...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Isto não afugenta os neófitos....;))

Pelo contrário, no dia seguinte esta pessoa procura novamente o seu Vartma-pradarsaka-guru (o primeiro devoto(a) com o qual temos contacto) e este devoto explica-lhe como estapessoa pode facilmente praticar todas as Angas de Bhakti na sua vida.

"...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados." (Srila Prabhupada)

Este devoto explica a esta pessoa para ela cantar Hare Krsna, ler o Bhagavad Gita e Bhagavatam com significados de Srila Prabhupada, para oferecer Bhoga a uma foto de Krsna (Deidade), e para procurar a associação dos Vaisnavas.

Nós podemos e devemos pedir para qualquer um que façam tudo isto.

Não pedir que um devoto iniciante busque a associação com os Vaisnavas (Sadhu Sanga)? 

Não pedir que um iniciante leia os livros de Srila Prabhupada (Sastra Seva)?

Não pedir que um iniciante ofereça Bhoga a foto de Krsna (adorar a Deidade)?

Não pedir a um iniciante que transforme seu lar num Templo (Dhama Seva) e que somente cante 16 voltas de Japa?

Isto tudo vai afugentar os neófitos???

Isto não faz nenhum sentido...;))

Depois de algum tempo a praticar todas as Angas de Bhakti esta pessoa é iniciada pelo Diksa Guru (o Guru iniciador).

Quanto aos nossos irmãos iniciados. Mais do que constantemente relembrá-los de que estão "caídos", o melhor é glorificar as potências ilimitadas do Santo Nome e das demais Angas de Bhakti e tentar servir humildemente estes mesmos devoto(a)s desta forma.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari