terça-feira, 18 de janeiro de 2011

"O mais essencial" e as 16 voltas

Em relação ao significado aonde Srila Prabhupada cita:

"De todos os princípios regulativos, a ordem do mestre espiritual de cantar pelo menos dezesseis voltas é o mais essencial."

Do livro "Manual de Reforma da Japa" de SS Satsvarupa Dasa Goswami:

"...Escolhi para epígrafe deste livro uma declaração de Srila Prabhupada:

"De todos os princípios regulativos, a ordem do mestre espiritual de cantar pelo menos dezesseis voltas é o mais essencial."

Mas, neste mesmo significado (Cc Madhya 22.113), exatamente no parágrafo seguinte, Srila Prabhupada enfatiza que devemos também nos lembrar de Krsna através de nosso serviço.

"Podemos vender livros ou atrair membros vitalícios, ou realizar algum outro serviço, mas estes deveres não são deveres comuns.

Estes deveres servem como incentivo para nos lembrarmos de Krsna.

Quando alguém sai com um grupo de Sankirtana, ou vende livros, ele se lembra naturalmente que está indo vender os livros de Krsna. Desta maneira ele está lembrando-se de Krsna.

Quando alguém vai recrutar um membro vitalício, ele fala sobre Krsna e desta forma lembra-se dEle.

Smartavyah satatam visnur vismartavyo na jatucit.

A conclusão é que devemos sempre agir de uma maneira tal que sempre nos lembremos de Krsna, e devemos evitar tudo o que nos faça esquecer de Krsna.

Estes dois princípios formam o alicerce da Consciência de Krsna."

Através da ênfase que dou ao valor da Japa, espero que não tenha deixado a impressão de que alguém seja bem sucedido cantando sem realizar serviço activo.

A verdade, ao contrário, é que só quando nos ocuparmos humildemente em serviço devocional, com nossa mente e todos os nossos sentidos - vinte e quatro horas por dia - é que poderemos cantar em um estado de consciência apropriado para atrair as bençãos de Krsna."

Fim da citação de SS Satsvarupa Dasa Goswami

O verso do CC Madhya 22.113 é:

"Krsna é a origem do Senhor Visnu. Ele deve ser sempre lembrado e nunca esquecido em nenhum momento. Todas as regras e proibições mencionadas nos Sastras são servas destes dois princípios."

No significado Srila Prabhupada também explica que:

"devemos sempre nos lembrar de Krsna e nunca esquecê-Lo. Isto é possível quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto devemos estrictamente cantar o Maha Mantra Hare Krsna 24 horas por dia."

E depois Srila Prabhupada explica que também nos lembramos de Krsna através das demais Angas de Bhakti.

E assim o significado completo de Srila Prabhupada deve ser considerado e não somente uma parte.

E portanto se não cantamos 24 horas por dia, cantamos 16 voltas e nos ocupamos nas demais Angas de Bhakti e ficamos 24 horas ocupados em Consciência de Krsna.

Assim como não podemos arranjar desculpas esfarrapadas para não cantarmos nossas 16 voltas, não podemos arranjar desculpas esfarrapadas para não nos ocuparmos nas demais Angas de Bhakti.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari