quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A profecia dos 10.000 anos

Os seguintes versos são do Brahma Vaivarta Purana que foram ditos pelo Senhor Krsna à Mãe Ganga pouco antes do início da Kali Yuga (a idade de discussão e luta). Kali Yuga começou a cerca de cinco mil anos atrás, e tem uma duração de 432.000 anos, deixando-nos com 427.000 até o final da presente era. Neste período de 432.000 anos, há um período de 10.000 anos, que será uma época de ouro. Essa idade de ouro é descrita a seguir pelo Senhor Sri Krsna.

49 Tradução

O Ganges disse: Ó protetor, desfrutador Supremo, com Sua partida para a morada perfeita, Goloka, a partir deste momento o que vai ser a minha situação na era de Kali?

50 Tradução

O abençoado Senhor disse: Na terra 5.000 anos de Kali serão de pecado e os pecadores vão depositar os seus pecados em si ao banharem-se nas suas águas.

Nota por Sriman Jahnava Nitai Prabhu:

Temos que actualmente passaram pouco mais de 5.000 anos de Kali Yuga. Como foi predito pelo Senhor Krsna, este período a partir do final da época anterior à presente composto por 5.000 anos, foi um período de grande degradação e escuridão. A grande cultura Védica da Índia foi perdida e os seus seguidores simplesmente interessados apenas na concepção de vida corpórea. Os quatro pilares da vida espiritual, ou seja, honestidade, austeridade, limpeza e misericórdia são praticamente inexistentes hoje, mesmo nos locais chamados sagrados de peregrinação. A massa geral de pessoas não têm interesse em Deus, e qualquer resquício da religião, seguem apenas para fins de desenvolvimento econômico. Em nome de Deus tantos actos pecaminosos estão sendo realizados em todo o mundo. A matança de animais inocentes, intoxicação, sexo ilícito, jogos de azar tornaram-se comuns e "naturais " as actividades apoiadas pelos governos e religiões do mundo. Todos estes pontos confirmam a previsão do Senhor Krsna para os primeiros 5000 anos de Kali Yuga.

51 Tradução

Posteriormente, pela visão e tato daqueles que adoram-Me pelo Meu Mantra, todos os pecados serão queimados.

Nota:

Krsna diz, literalmente, "Meu Mantra". Este Mantra refere-se ao Maha Mantra Hare Krsna:

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare

Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare

Deve-se notar que Krsna não diz à mãe Ganga que ela será purificada por Yogis. Nem diz que ela será purificada por Jnanis. Nem por Rishis, Tapasvis, Siddhas ou uma série de outros homens santos. Krsna diz que serão Seus devotos puros (Bhaktas) que cantam o Maha Mantra Hare Krsna, que irão purificar a mãe Ganga e toda a era de Kali. Só o cantar do Santo Nome de Krsna é poderoso o suficiente para purificar esta presente era de Kali. Portanto, só os devotos do Senhor tem o poder de trazer a idade de ouro dentro de Kali Yuga.

52 Tradução

Haverá o cantar do nome de Hari e a leitura do [Bhagavata] Purana. Ao alcançar tal lugar, ouça atentamente.

Nota:

Aqui o Senhor Krsna descreve as actividades dentro da idade de ouro (10.000), que irão purificar Kali Yuga. Em primeiro lugar é o canto do nome do Senhor Krsna. Isso é confirmado no Brihad Naradiya Purana como segue:

harer nama harer nama harer namaiva kevalam

kalau nastyeva nastyeva nastyeva gatir anyata

"Na era de Kali não há outro caminho para alcançar o destino supremo da vida além de cantar os Nomes do Senhor Hari (Krsna). Não há outro caminho, outro caminho, outro caminho."

A segunda actividade que o Senhor Krsna descreve é a leitura do Bhagavata Purana, ou Srimad Bhagavatam:

srinvatam sva kathah krishnah

punya-sravana-kirtanah

hridy antah stho hy abhadrani

vidhunoti suhrit satam

"Ao ouvir e recitar as narrações sagrada dos passatempos do Senhor Krsna (no Srimad Bhagavatam), todas as más qualidades dentro de nosso coração são limpas".

Em outra parte está escrito:

nashta-prayushv abhadreshu

nityam bhagavata-sevaya

bhagavaty uttama-shloke

bhaktir bhavati naishthiki

"Pela leitura diária do Srimad Bhagavatam e prestando serviço aos devotos puros, tudo o que é problemático para o coração é quase completamente destruído, e o serviço devocional amoroso à Personalidade de Deus é estabelecido como um facto irrevogável."

O Srimad Bhagavatam não é um livro comum, mas é directamente uma encarnação do Senhor:

idam bhagavatam nama

puranam brahma-sammitam

uttama-shloka-caritam

cakara bhagavan rishih

nihsreyasaya lokasya

dhanyam svasty-ayanam mahat

"Este Srimad Bhagavatam é a encarnação literária de Deus, e ele é compilado por Srila Vyasadeva, a encarnação de Deus. É direcionado para o bem supremo de todas as pessoas, é bem-sucedido, bem-aventurado e todo perfeito."

53 Tradução

Reações pecaminosas, incluindo o assassinato de um Brahmana podem ser anuladas por ouvir o Purana e o cantar dos nomes de Hari junto com os devotos.

54 Tradução

Assim como capim seco é queimado pelo fogo, pelo abraço de Meus devotos todos os pecados são queimados.

55 Tradução

Oh! Ganges, o planeta inteiro se tornará um lugar de peregrinação pela presença de Meus devotos, embora tivesse sido um lugar de muitos pecados.

56 Tradução

No corpo dos Meus devotos permanece eternamente [o purificador]. A Mãe terra torna-se pura pela poeira dos pés dos Meus devotos.

57 Tradução

Será o mesmo no caso de locais de peregrinação e de todo o mundo. Os adoradores inteligentes do Meu Mantra e que participam dos Meus remanescentes irão purificar tudo.

Nota:

Krsna declara que aqueles que cantam o Maha Mantra Hare Krsna e tomam Sua Prasadam irão purificar o mundo.

58 Tradução

Eles são mais queridos para Mim do que Minha vida, que meditam todos os dias só em Mim. O ar e o fogo tornam-se puros, simplesmente pelo seu toque, mesmo indirectamente.

59 Tradução

Por 10 mil anos de Kali estes Meus devotos irão preencher todo o planeta. Após a partida destes Meus devotos haverá apenas um Varna [degradado].

60 Tradução

Desprovida de Meus devotos, a Terra será algemada por Kali. Dizendo isso Krsna partiu."

Todas as glórias aos devotos do Senhor !!!

Todas as glórias ao Maha Mantra Hare Krsna !!!

Todas as glórias ao Srimad Bhagavatam !!!

Todos eles purificam está era degradada de Kali. Tomemos refúgio sem demora e hesitação em todos eles.

Porque, qual a origem da negligência ao cantar das 16 voltas?

Ou a pergunta poderia ser feita de outra maneira. Como manter a determinação em cantar as 16 voltas sem negligenciá-las?

A resposta simples está na ênfase do próprio cantar juntamente com as outras Angas de Bhakti.

O próprio Nama Seva, Sadhu Sanga, Murti Seva, Sastra Seva e Dhama Seva todos juntos como um bloco dar-nos-ão a determinação inquebrantável.

Será que conseguiremos manter a determinação de cantar as 16 voltas sem associarmo-nos com os devotos? Sem recitar o Srimad Bhagavatam? Sem ver a bela forma da Deidade? Sem residir no Dhama?

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari