Só gostaria de fazer uma pequena observação que já estava para fazer a algum tempo pois julgo importante.
Dhyana (meditação) é diferente de Manasa Puja.
Como explicado por Srila Prabhupada abaixo, Dhyana não é para ser executado em Kali Yuga, pois vai nos levar simplesmente a ter um "bom cochilo" e a pensar em sexo ilícito.
No entanto, Manasa Puja é realizada por todos os Pujaris e por todos os devotos em geral da ISKCON juntamente com o cantar do Maha Mantra. Manasa Puja significa meditar mentalmente nos ítens que serão oferecidos à Deidade posteriormente. Manasa Puja é a parte principal da adoração de acordo com o Manual de Adoração da ISKCON - Pancaratra Pradipa, sem a qual a mesma fica incompleta.
Srila Prabhupada explica Manasa Puja:
"Cantar o Mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.
Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"
Isto é aceito e realmente acontece.
Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"
Isto não é falso; isto é um facto.
Então você cria esta situação dentro do coração.
"Agora Krsna está sentado.
Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.
Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.
Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.
Então dou-Lhe algo para comer."
Você pode pensar desta forma.
Isto é uma coisa tão doce.
Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.
Isto não é falso.
Isto é um facto.
Isto é muito fácil."
(Los Angeles - 1/6/74)
"De uma forma geral, todas as pessoas podem adorar mentalmente." (Srila Prabhupada sobre Manasa Puja - SB 7.5.23-24)
Srila Prabhupada salienta:
"A adoração no Templo é uma das funções de um devoto. É especialmente recomendada para neófitos, mas aqueles que são avançados não devem abster-se de adoração no Templo. Há uma diferença na maneira de um neófito e de um devoto avançado apreciar a presença do Senhor no Templo.
Um neófito considera a Arca Vigraha (a estátua do Senhor) como sendo diferente da original Personalidade de Deus; ele considera que é uma representação do Senhor Supremo, sob a forma de uma Deidade. Mas um devoto avançado aceita a Deidade no Templo como a Suprema Personalidade de Deus. Ele não vê qualquer diferença entre a forma original do Senhor e a estátua, ou a forma Arca do Senhor, no Templo. Esta é a visão de um devoto cujo serviço devocional está no mais alto estágio de Bhava, ou amor à Deus, ao passo que a adoração de um neófito no Templo é uma questão de dever rotineiro." (SB 3.29.16)
Todos os dias pela manhã os devotos cantam:
sri-vigraharadhana-nitya-nana-
srngara-tan-mandira-marjanadau
yuktasya bhaktams ca niyunjato ´pi
vande guroh sri-caranaravindam
"O Mestre Espiritual está sempre ocupado na adoração que no Templo se faz à Sri Sri Radha Krsna. Ela também ocupa seus discípulos nessa adoração. Eles vestem as Deidades com lindas roupas e ornamentos, limpam Seu Templo e realizam outras actividades semelhantes para adorarem o Senhor. Ofereço minhas respeitosas reverências aos pés de lótus desse Mestre Espiritual."
Todas as três classes de devotos adoram as Deidades. Enquanto uns fazem-no de uma forma imatura querendo somente servir as Deidades sem servir os devotos, outros fazem-no de uma forma profunda.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari