quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Isto é muito fácil

Só gostaria de fazer uma pequena observação que já estava para fazer a algum tempo pois julgo importante.

Dhyana (meditação) é diferente de Manasa Puja.

Como explicado por Srila Prabhupada abaixo, Dhyana não é para ser executado em Kali Yuga, pois vai nos levar simplesmente a ter um "bom cochilo" e a pensar em sexo ilícito.

No entanto, Manasa Puja é realizada por todos os Pujaris e por todos os devotos em geral da ISKCON juntamente com o cantar do Maha Mantra. Manasa Puja significa meditar mentalmente nos ítens que serão oferecidos à Deidade posteriormente. Manasa Puja é a parte principal da adoração de acordo com o Manual de Adoração da ISKCON - Pancaratra Pradipa, sem a qual a mesma fica incompleta.

Srila Prabhupada explica Manasa Puja:

"Cantar o Mantra Hare Krsna significa manter Krsna sempre em nossos corações. Isto não é caro. Não é necessário fazer um trono opulento para Krsna.

Você pode imaginar que "No meu coração eu coloquei um trono feito de diamantes, e Krsna está sentado"

Isto é aceito e realmente acontece.

Na nossa mente nós pensamos "Eu tenho este trono de diamantes, muito caro. Porque Krsna esta vindo, Ele irá sentar-Se"

Isto não é falso; isto é um facto.

Então você cria esta situação dentro do coração.

"Agora Krsna está sentado.

Deixe-me lavar Seus pés com águas do Ganges e do Yamuna.

Agora vou vesti-Lo com roupas de primeira classe.

Agora vou decorá-Lo com ornamentos maravilhosos.

Então dou-Lhe algo para comer."

Você pode pensar desta forma.

Isto é uma coisa tão doce.

Você pode sentar-se em qualquer lugar, e pensar que Krsna está sentado no seu coração e que você esta recebendo o Senhor desta forma muito doce.

Isto não é falso.

Isto é um facto.

Isto é muito fácil."

(Los Angeles - 1/6/74)

"De uma forma geral, todas as pessoas podem adorar mentalmente." (Srila Prabhupada sobre Manasa Puja - SB 7.5.23-24)

Srila Prabhupada salienta:

"A adoração no Templo é uma das funções de um devoto. É especialmente recomendada para neófitos, mas aqueles que são avançados não devem abster-se de adoração no Templo. Há uma diferença na maneira de um neófito e de um devoto avançado apreciar a presença do Senhor no Templo.

Um neófito considera a Arca Vigraha (a estátua do Senhor) como sendo diferente da original Personalidade de Deus; ele considera que é uma representação do Senhor Supremo, sob a forma de uma Deidade. Mas um devoto avançado aceita a Deidade no Templo como a Suprema Personalidade de Deus. Ele não vê qualquer diferença entre a forma original do Senhor e a estátua, ou a forma Arca do Senhor, no Templo. Esta é a visão de um devoto cujo serviço devocional está no mais alto estágio de Bhava, ou amor à Deus, ao passo que a adoração de um neófito no Templo é uma questão de dever rotineiro." (SB 3.29.16)

Todos os dias pela manhã os devotos cantam:

sri-vigraharadhana-nitya-nana-

srngara-tan-mandira-marjanadau

yuktasya bhaktams ca niyunjato ´pi

vande guroh sri-caranaravindam

"O Mestre Espiritual está sempre ocupado na adoração que no Templo se faz à Sri Sri Radha Krsna. Ela também ocupa seus discípulos nessa adoração. Eles vestem as Deidades com lindas roupas e ornamentos, limpam Seu Templo e realizam outras actividades semelhantes para adorarem o Senhor. Ofereço minhas respeitosas reverências aos pés de lótus desse Mestre Espiritual."

Todas as três classes de devotos adoram as Deidades. Enquanto uns fazem-no de uma forma imatura querendo somente servir as Deidades sem servir os devotos, outros fazem-no de uma forma profunda.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari