terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Não só apreciar, mas praticar e o Padma Purana

Se cantarmos 16 voltas de Japa com amor e devoção lograremos a importância de apreciar as demais Angas de Bhakti.

Isto é exatamente assim.

Mas não logramos somente apreciá-las mas praticá-las !!!

Nós não podemos cantar 16 voltas de Japa com amor e devoção e depois não praticarmos e glorificarmos as demais Angas de Bhakti e ao invés disso nas demais 22 horas restantes nos ocupamos em ir ao cinema, ver televisão e ir ao Shopping (centro comercial).

Vamos acabar abandonando as 16 voltas de japa.

Todas as Angas de Bhakti estão contidas no Maha Mantra. E é exatamente por isso que canta-se 192 voltas de Japa por dia. Cantar 16 voltas de Japa por dia e pensar que todas as Angas de Bhakti estão contidas no Maha Mantra e depois nas demais 22 horas não ocupar-se em Consciência de Krsna não é recomendado.

Processo de auto realização significa estar ocupado 24 horas no processo de auto realização.

Ou cantamos 192 voltas de Japa e glorificamos o Maha Mantra que contém todas as Angas de Bhakti ou cantamos 16 voltas e glorificamos o Maha Mantra e ocupamo-nos nas demais Angas de Bhakti que tem glória por si mesmas e conectam-nos com o Maha Mantra.

Em ambos os casos estamos 24 horas ocupados em Consciência de Krsna "sem se desviar" e como única opção para cantarmos inofensivamente, como salientado por Srila Prabhupada.

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia." (Srila Prabhupada)

"Portanto, deve-se cantar Hare Krsna estritamente vinte e quatro horas por dia" (Srila Prabhupada)

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento durante todo tempo de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ". (Srila Bhaktivinoda Thakura)

"Só com o canto contínuo do Maha Mantra Hare Krsna podemos apagar as dez ofensas contra o Nome. Outra vantagem do canto constante é que as dez ofensas não serão capazes de implicar mais uma vez o cantor." (Thakura Haridasa)

Para aqueles que cantam 192 voltas de Japa não há nada a dizer. Eles estão perfeitamente ocupados no processo da era.

Para aqueles que cantam 16 voltas de Japa este mesmo cantar deve ser fortemente enfatizado assim como também deve ser fortemente enfatizada a prática das demais Angas de Bhakti, pelo poder delas mesmas e o mais importante, porque elas nos conectam com o Maha Mantra Hare Krsna.

Então se estamos a cantar com amor e devoção as 16 voltas de Japa vamos praticar as demais Angas de Bhakti, muito mais do que simplesmente apreciá-las.

De nada adianta pegar citações isoladas de Prabhupada. Temos que analizar tudo o que Prabhupada disse sobre o cantar, 16 voltas, cantar constante e as cinco Angas.

De nada adianta insistirmos que poderemos ser exitosos por cantar 16 voltas em menos de duas horas e não nos ocuparmos mais nas restantes 22 horas ou a cantar ou nas demais Angas de Bhakti.

Para aqueles que não consideram as demais Angas de Bhakti pelo poder delas mesmas, que consideram que as demais Angas de Bhakti são simplesmente como "ornamentos" e que consideram que Uttama Bhagavatas não adoram a Deidade, aqui vai uma dica de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvatti Thakura:

"Pergunta: Algumas pessoas dizem que a adoração à Deidade é um meio para um fim. Isto está correcto?

Resposta de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura: É uma enorme blasfêmia dizer que a adoração à Deidade é um meio para um fim.

Sriman Mahaprabhu declarou:

"Alguém que considera que o corpo transcedental do Senhor Visnu é feito de elementos materiais, é um grande ofensor aos pés de lótus do Senhor . Não existe uma blsfêmia maior contra a Suprema Personalidade de Deus." (CC Adi 7.115)

E:

"A forma transcedental da Suprema Personalidade de Deus é completa em eternidade, conhecimento e bem-aventurança. No entanto, você está a descrever esta forma como produto da bondade material. Aquele que não aceita a forma transcedental do Senhor é certamente um agnóstico. Tal pessoa não deve ser nem vista ou tocada. Na verdade ela vai ser punida por Yamaraja." (CC Madhya 6-166-67)

A forma da Deidade de Krsna é completamente espiritual.

Não é uma forma comum como a dos semideuses. O Caitanya Caritamrta diz "nama, vigraha, svarupa - tina eka rupa, tine bheda nahi - tina cid-ananda rupa". "O Santo Nome do Senhor, Sua forma, e Sua personalidade são todos o mesmo. Não há diferença entre eles. Desde que todos são absolutos, são todos transcedndentalmente bem-aventurados." (CC Madhya 17.131).

A Deidade de Krsna é directamente Krsna.

A deidade é uma encarnação do Senhor Supremo.

O adorável Senhor de nossos corações misericordiosamente manifestou-se Ele mesmo externamente na forma da Deidade.

O Senhor Caitanya  diz: "Você não é um ídolo; Você é directamente o filho do Rei de Vraja."

Um Maha Bhagavata pensa: "Qualquer coisa que eu receba devo aceitar como remanente do Senhor." Tal alma vê  a presença do Senhor em todo e cada objecto.

Após ouvir isto, ninguém deve pensar que um Mahabhagavata nunca oferece alimento ao Senhor na forma da Deidade. Sri Raghava Pandita, Sri Gauridasa Pandita, Sri Raghunandana Thakura, Sri Madhavendra Puri e muitos outros devotos exaltados alimentaram o Senhor na forma da Deidade oferecendo-Lhe alimento com muito amor."

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Ki Jaya !!!

Por simplesmente tocar e ver a Deidade nós obteremos um corpo espiritual.

"Então para subjugar a luxúria você tem que adoptar a adoração a Deidade. Krsna é Madana Mohana... Estou certo que este processo, acompanhado do canto regular, irá acabar com a Senhora luxúria, de certeza" (Carta de Srila Prabhupada 7/10/78)

A citação do Padma Purana que diz: "Nesta era é inútil, a prática de meditação, de sacrifício e de adoração no templo." Isto refere-se quando não são acompanhadas do Maha Mantra Hare Krsna. Este é o engano quando simplesmente apanhamos uma citação isolada sem considerar o todo.

srinvatam sva kathah krishnah

punya-sravana-kirtanah

hridy antah stho hy abhadrani

vidhunoti suhrit satam

"Ao ouvir e recitar as narrações sagrada dos passatempos do Senhor Krsna (no Srimad Bhagavatam), todas as más qualidades dentro de nosso coração são limpas".

Em outra parte está escrito:

nashta-prayushv abhadreshu

nityam bhagavata-sevaya

bhagavaty uttama-shloke

bhaktir bhavati naishthiki

"Pela leitura diária do Srimad Bhagavatam e prestando serviço aos devotos puros, tudo o que é problemático para o coração é quase completamente destruído, e o serviço devocional amoroso à Personalidade de Deus é estabelecido como um facto irrevogável."

O Srimad Bhagavatam não é um livro comum, mas é directamente uma encarnação do Senhor:

idam bhagavatam nama

puranam brahma-sammitam

uttama-shloka-caritam

cakara bhagavan rishih

nihsreyasaya lokasya

dhanyam svasty-ayanam mahat

"Este Srimad Bhagavatam é a encarnação literária de Deus, e ele é compilado por Srila Vyasadeva, a encarnação de Deus. É direcionado para o bem supremo de todas as pessoas, é bem-sucedido, bem-aventurado e todo perfeito."

CC Madhya 22.54

sadhu-sanga, sadhu-sanga — sarva-sastre kaya

lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya

"O veredicto de todas as escrituras reveladas é que somente por um pequeno momento de associação com um devoto puro, pode-se obter toda a perfeição."

Assim como exitem dez ofensas ao Santo Nome existem dez ofensas ao Dhama sagrado. a 10ª ofensa ao Dhama sagrado diz:

"10ª - Não ter fé e pensar que as glórias do Dhama são produto da imaginação." 

Mesmo que uma pessoa viva desreguladamente no Dhama (embora não deva ser assim) e abandone o corpo no Dhama obtém um corpo de animal na próxima vida e na próxima vida volta para Goloka Vrndavana. Tal é a potência do Dhama sagrado.

Então quem irá duvidar da potência e glórias das Angas de Bhakti?

"Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."

(Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)

Para aqueles que cantam 16 voltas de Japa este mesmo cantar deve ser fortemente enfatizado assim como também deve ser fortemente enfatizada a prática das demais Angas de Bhakti, pelo poder delas mesmas e o mais importante, porque elas nos conectam com o Maha Mantra Hare Krsna.

E assim para aqueles que cantam 16 voltas deve-se enfatizar fortemente o próprio cantar e enfatizar fortemente as demais Angas de Bhakti.

Porque não é somente uma questão de apreciar as demais Angas de Bhakti, mas é uma questão de praticá-las.

Depois um ponto muito importante é que não podemos praticar as demais Angas de Bhakti por obrigação ou a pensar que são actividades ornamentais. NÃO !!!

Porque os habitantes de Kali Yuga tem preguiça espiritual, assim como enfatizamos as 16 voltas, também enfatizamos as demais Angas de Bhakti.

Não somente para apreciá-las, mas para praticá-las !!!

Com o mesmo respeito, dedicação e amor com que cantamos as nossas 16 voltas, com este mesmo respeito, dedicação e amor devemos nos ocupar nas demais Angas de Bhakti. E glorificá-las pelo mérito delas mesmas !!!

Devemos diariamente servir os devotos e o Dhama com respeito, dedicação e amor.

Devemos diariamente ler e adorar a Deidade e não considerá-los diferentes de Krsna.

No Siksastaka, o Senhor Caitanya diz:

"Oh! Meu Senhor, quando meus olhos se decorarão com lágrimas de amor fluindo constantemente ao cantar Teu Santo Nome?"

Pois bem, Srila Raghunatta Bhata Goswami derramava lágrimas de amor ao recitar o Srimad Bhagavatam.

As demais Angas de Bhakti são tão potentes que mesmo que alguém seja negligente no cantar, se tal pessoa se mantiver humilde ocupada nas demais Angas de Bhakti irá gradualmente recuperar o gosto pelo cantar.

"Então para subjugar a luxúria você tem que adoptar a adoração a Deidade. Krsna é Madana Mohana... Estou certo que este processo, acompanhado do canto regular, irá acabar com a Senhora luxúria, de certeza" (Carta de Srila Prabhupada 7/10/78)

O cantar do Maha Mantra irá limpar nossos corações.

O Srimad Bhagavatam irá limpar os nossos corações.

A associação dos devotos irá limpar os nossos corações.

A adoração as Deidades irá limpar os nossos corações.

O Dhama Sagrado irá limpar os nossos corações.

Então num dia eu canto minhas 16 voltas com amor e dedicação e depois não pratico as demais Angas de Bhakti e me ocupo em ver televisão.

No próximo dia eu canto minhas 16 voltas com amor e dedicação e depois não pratico as demais Angas de Bhakti e vou ao cinema.

Depois no próximo dia eu canto minhas 16 voltas com amor e dedicação e depois não pratico as demais Angas de Bhakti e vou ao centro comercial (Shopping).

Eu certamente vou abandonar minhas 16 voltas.

O cantar inspira a prática das demais Angas de Bhakti e as demais Angas de Bhakti inspiram a cantar.

Adorar a Deidade para satizfazer o próprio Santo Nome.

Recitar o Srimad Bhagavatam para satizfazer o próprio Santo Nome.

Servir os devotos e o Dhama para satizfazer o próprio Santo Nome.

As demais Angas de Bhakti tem força e poder por si mesmas e em Kali Yuga são obrigatoriamente acompanhadas do Maha Mantra Hare Krsna e assim sua força é potenciada.

A felicidade esta em cantar Hare Krsna. Este canto vai purificar e limpar nosso coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

A felicidade esta em recitar o Srimad Bhagavatam. Esta recitação vai purificar e limpar nosso coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

A felicidade esta em adorar a Deidade. Esta adoração vai purificar e limpar nosso coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

A felicidade esta em servir amorosamente os Vaisnavas. Este serviço amoroso vai purificar e limpar nosso coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

A felicidade esta em servir amorosamente o Dhama Sagrado.  Este serviço amoroso vai purificar e limpar nosso coração.

Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare / Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

Temos que fortemente enfatizar o cantar das 16 voltas e as demais Angas de Bhakti porque tem potência e poder por elas mesmas e porque nos conectam 22 horas com os Santos Nomes. Assim poderemos cantar "inofensivamente".

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari