sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cantar mais

Cantar 16 voltas evitando as dez ofensas e seguir os 4 princípios. Mas o que significa evitar as dez ofensas. Ou em outras palavras como podemos evitar as dez ofensas?

Nós somente poderemos evitar as dez ofensas por estarmos 24 horas ocupados em Consciência de Krsna.

O cantar constante (24 horas) como único meio de evitar as ofensas é a recomendação de Caitanya Mahaprabhu e todos os Acaryas.

Nós somente poderemos cantar 16 voltas "inofensivas" se estivermos ocupados 24 horas em Consciência de Krsna.

O cantar das 16 voltas "inofensivo" não vai ocorrer se depois de cantarmos, o que leva menos de duas horas, formos ao cinema, ao shopping (centro comercial) ou virmos televisão, etc.

Nós somente poderemos cantar 16 voltas "inofensivas" se.......seriamente cantarmos mais (cantar constante - Avisranta Nama) ou se seriamente ocuparmo-nos nas outras Angas de Bhakti.

E assim estaremos 24 horas por dia ocupados e não teremos a possibilidade de cometer Aparadha.

Mas a ocupação nas outras Angas de Bhakti não deve ser feita com um espírito de obrigação. "Bem, já que eu não posso cantar 192 voltas, vou ocupar-me nestas outras actividades." Não !!!

Devemos glorificar as outras Angas de Bhakti e executá-las com dedicação e amor, Bhakti.

Perfeitamente conscientes de que o Srimad Bhagavatam e as Deidades são o próprio Senhor Krsna. Perfeitamente conscientes de que os Vaisnavas e o Dhama Sagrado são muito queridos pelo Senhor Krsna. E que todas estas actividades inspiram-nos a cantar mais pois estão impregnadas pelo cantar.

Para os devotos casados, as suas actividades profissionais entram na categoria de serviço devocional para a propagação do SantoNome. De uma forma ou de outra tentam propagar a Consciência de Krsna para os colegas e todas as pessoas com quem se encontram.

No Visnu Rahasya, o Senhor Brahma fala a Narada:

"Um bom chefe de família Vaisnava não pode viver como uma pessoa da ordem

renunciada, que se refugia totalmente do Santo Nome. Tal chefe de família deve cantar o Santo Nome de Krsna, pela manhã, ao meio-dia e à noite. Então ele será capaz de atravessar para além de ignorância. Porém, devotos na ordem renunciada, que se rendem totalmente a flor de lótus dos pés de Krsna, devem constantemente sempre cantar o Santo Nome do Senhor com grande amor e fé, sempre pensando nos pés de lótus de Krsna. Eles não devem ter outra actividade que cantar o Santo Nome do Senhor."

Aqui o Senhor Brahma está explicar que os renunciados que não tem vida familiar devem cantar contantemente (24 horas).

Para os chefes de familia que baniram a televisão de seus lares, 48 voltas diárias é um bom número. 16 pela manhã, 16 ao meio-dia e 16 no fim do dia. Ou então 16 voltas e ocupar-se nas outras Angas de Bhakti. Mas definitivamente sem televisão...=)

Somente ocupados 24 horas em serviço devocional poderemos alcançar o cantar "inofensivo" das 16 voltas.

Então para cantarmos "inofensivamente" as 16 voltas teremos que......cantar mais!?!?!?

Exactamente !!!

Fé e confiança no Santo Nome será demonstrada por querermos cantar mais e mais.

Cantar mais é o ideal até 192 voltas por dia ou ocuparmo-nos com muito amor e dedicação nas outras Angas de Bhakti que estão saturadas pelo Santo Nome.

No Hari-nama-cintamani, Thakura Haridasa explica a importância do canto constante:

avisranta name nama-aparadha jaya;

tahe aparadha kabhu sthana nahi paya.

"Só com o canto contínuo do Maha Mantra Hare Krsna podemos apagar as dez ofensas contra o Nome. Outra vantagem do canto constante é que as dez ofensas não serão capazes de implicar mais uma vez o cantor."

No Padma Purana, Sri Sanatkumara responde a Sri Narada:

jate namaparadhe tu, pramade vai kathancana;

sada sankirtayen nama, tad eka sarano bhavet.

namaparadha-yuktanam, namany eva haranty agham;

avisranti-prayuktani, tany evartha-karani ca.

"Se alguém não tem cuidado em evitar as dez ofensas ao cantar o Santo

Nome, ele nunca vai ter sucesso no cantar mesmo depois de muitos milhões de vidas. Para ficar livre das ofensas contra o Nome, a única maneira é tomar o abrigo completo do Santo Nome por cantá-Lo constantemente. A única maneira de evitar Nama Aparadha cometidos por negligência é intensificar nosso cantar. O cantar contínuo e ininterrupto irá aliviar-nos das ofensas e, em seguida, muito rapidamente atingiremos o objectivo final de cantar a cantar isto é cantar puramente no amor a Deus."

(Sri Hari Nama Cintamani, Namacarya Srila Haridasa Thakura):

"As dez ofensas ao Nome de Krsna somente poderão ser anuladas através de um cantar contínuo do Maha Mantra Hare Krishna de dia e de noite. Pelo constante cantar do Nome de Krsna as dez ofensas não serão capazes de envolver novamente aquele que está a cantar."

Significado de Srila Bhaktivinoda Thakura:

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento durante todo tempo de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ".

Citações de Srila Prabhupada:

(Cc Adi 10.43):

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas."

(SB 6.3.24):

"O cantar do Mantra Hare Krishna é recomendado até mesmo para as pessoas que cometem ofensas, porque se continuarem a cantar vão gradualmente cantar sem cometer ofensas. Ao cantar o Mantra Hare Krishna sem ofensas, um pessoa aumenta o seu amor por Krishna. "

(SB 7.5.23):

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia. O canto constante do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus."

(Cc Madhya 22.113):

"Existem muitos princípios regulativos nos Sastras e instruções dadas pelo Mestre Espiritual. Estes princípios regulativos devem agir como agentes dum princípio básico, ou seja, devemos sempre nos lembrar de Sri Krishna e nunca nos esquecermos dEle. Isto é possível quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto, deve-se cantar Hare Krsna estritamente vinte e quatro horas por dia".

Portanto fica muito claro que para sermos exitosos no cantar (inofensivo), para anularmos as dez ofensas devemos cantar constantemente (24 horas). Não há outra forma.

E devemos salientar que evitar as dez ofensas significa exatamente ocupar-se em e glorificar as demais Angas de Bhakti.

Somente para ilustrar. Um exemplo entre tantos. A 4ª ofensa é criticar as Escrituras Sagradas.

Pois bem, devemos adorar os Sastras por regularmente estudá-lo. Eles são os nossos olhos. Sem o conhecimento obtido a partir de escrituras reveladas seríamos cegos. Assim, devemos tomar regularmente este elixir da leitura da literatura devocional ambrosiaca. Ninguém deve jamais nunca criticar ou minimizar a importância deste tipo de literatura que  glorifica a importância de cantar os Santos Nomes. Portanto, a fim de neutralizar o veneno chamado Sastra Aparadha devemos ler regularmente a literatura devocional e compreender a posição gloriosa de tais obras.

Nós somente poderemos cantar inofensivamente quando nos ocuparmos em e glorificarmos as demais Angas de Bhakti.

Qualquer tentativa de dissociar o cantar de 16 voltas das outras Angas de Bhakti será infrutífera.

Mais, considerar que as glórias de Sudha Nama são produto da imaginação é uma grave ofensa ao Santo Nome. No entanto considerar que Nama Bhasa pode dar Krsna Prema não é correcto. É preciso aprofundar-se em Nama Tattva.

Desta forma cantamos 192 voltas de Japa por dia ou então cantamos 16 voltas e ocupamo-nos nas restante 22 horas nas outras Angas de Bhakti. Com fé e confiança inabaláveis no processo da Consciência de Krsna.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari