terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Quem pode falar melhor que os livros?

1 - O primeiro passo é a Anga de Bhakti poderosa chamada Sadhu Sanga. Bhakti reside no coração de um devoto. Bhakti no coração de um devoto desperta Bhakti no coração de outro. Nós cantamos Hare Krsna porque Srila Prabhupada trouxe o Mantra Hare Krsna para nós. Primeiro temos uma pequena fé (adau sraddha) , depois Sadhu Sanga (o primeiro devoto(a) enviado por Krsna que nos mostra o caminho), depois Bhajana Kriya (junto com os devotos e o Guru, cantar Hare Krsna, recitar o Bhagavatam, adorar as Deidades e residir no Dhama). Reflita !!! Como você entrou em contacto com o Maha Mantra Hare Krsna?

"Esta é a verdadeira pregação: distribuir livros. Quem pode falar melhor que os livros?
A verdadeira pregação é distribuir livros. Que efeito terá sua conferência de três minutos?" (30/09/72 Srila Prabhupada para Bali Mardana)

Quando distribuímos livros, damos as pessoas as percepções de Srila Prabhupada, que são inconcebivelmente mais elevadas que as nossas. E nos seus livros Srila Prabhupada explica sobre as diferentes Angas de Bhakti.

"Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados." (Srila Prabhupada)

2 - Nama Aparadha e Namabhasa por muito tempo não permitem apreciar, glorificar e praticar condignamente as demais Angas de Bhakti. Sem a ênfase paralela e simultânea das cinco Angas (que incluem cantar, recitar, adorar, relacionar e residir) de Bhakti nós não cantamos, não lemos, não adoramos e não nos relacionamos adequadamente.

3 - Sobre entregar tudo a todos no primeiro momento. De SS Kavicandra Swami:

"Há algumas pessoas para as quais você não pode sequer mencionar a idéia de Deus. Você deve apresentar o que elas podem aceitar. Se apresentamos mais do que querem ouvir, elas apenas se tornam ofensivas e mudam de idéia e devolvem o livro. Esta é a reacção imediata à nona ofensa. Devemos ser cuidadosos ao apresentar a filosofia. O ponto principal é que elas tem que receber os livros e não devemos estragar isso com uma overdose de pregação. Srila Prabhupada era perito em lidar com as pessoas. Embora no início tivessem muitas dúvidas, suspeitas e críticas, no final diziam: "Muito obrigado. Estou contente em tê-lo conhecido." Não somos tão habilidosos. Nossa pregação imatura pode afastar as pessoas e impedi-las de comprar o livro, então temos de aprender a dizer somente o que elas podem receber. Para a maioria das pessoas, levar um livro é tudo o que elas aceitam da Verdade Absoluta."

Em 14 anos distribuindo livros, em torno de 100.000 livros distribuidos unicamente para o prazer de Srila Prabhupada, encontrei-me com muitas pessoas. Ainda hoje contacto muitas pessoas. Você vai encontrar muitas pessoas que não demonstram o mínimo interesse, outras poucas que mostram algum interesse e pouquíssimas muito interessadas. Para aquelas que mostram algum interesse ou muito interesse você poderá apresentar sem nenhum problema as cinco Angas de Bhakti.

"...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.
estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica....Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados." (Srila Prabhupada)

Então um "divulgador" da Filosofia da Consciência de Krsna deve ser hábil e aprender a dizer somente o que as pessoas podem receber.

4 - Embora Sri Krsna fale através de um devoto sincero, temos que embasar nossa apresentação nas citações dos Acaryas e dos Sastras, caso contrário nossa posição fica enfraquecida. Temos que mostrar quem aponta que nossos irmãos são "caídos". E de nada adianta tomar citações isoladas.

Vosso servo
Prahladesh Dasa