segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ininterruptamente inofensivo

Alguns afirmam que não é necessário recitar o Panca Tattva Maha Mantra antes de recitar o Maha Mantra Hare Krsna e que somente o Maha Mantra Hare Krsna é suficiente. Outros afirmam que não é necessário recitar os Gayatris e que somente o Maha Mantra Hare Krsna é suficiente. Ainda, outros afirmam que não é necessário adorar a Deidade e que somente o Maha Mantra Hare Krsna é suficiente.

E isto tudo é verdade se o canto do Santo Nome for inofensivo e puro, Suddha Nama.

Srila Prabhupada descreve os oito sintomas de alguém que canta Suddha Nama:

(1) ficar parado como que mudo,

(2) transpiração,

(3) arrepiar os pelos do corpo,

(4) transformação na voz,

(5) tremor,

(6) enfraquecimento do corpo,

(7) choro em êxtase e

(8) êxtase.

"É claro que para quem está excessivamente envolvido com a vida material demora um pouco mais para chegar à maneira ideal, mas, mesmo um homem materialmente absorto eleva-se à plataforma espiritual mui rapidamente." (Srila Prabhupada)

É preciso evidenciar que sempre que Srila Prabhupada e todos os Acaryas referem que nada mais é necessário do que o Maha Mantra Hare Krsna, estão a referir-se ao canto puro e "ininterruptamente inofensivo" de Suddha Nama. Ou o cantar que não volta a ser Nama Aparadha e Namabhasa.

Em relação a Namabhasa, este cantar produz muito empenho, vitalidade e alguma atracção ao serviço devocional.

Aquelas almas condicionadas que alternam Nama Aparadha com Namabhasa por muitos e muitos anos devem utilizar todos os meios disponíveis para livrar-se das "garras" de Maya e alcançar rapidamente Suddha Nama.

Para superar as ofensas devemos recitar o Panca Tattva Maha Mantra antes de recitar o Maha Mantra Hare Krsna. Para desenvolvermos a nossa relação específica com Krsna (Sambandha Jnana) devemos recitar os Gayatris, especialmente o Gopala Mantra (que era recitado pelo próprio Senhor Caitanya e Haridas Thakura juntamente com o Maha Mantra Hare Krsna) e o Kama Gayatri. Devemos adorar a Deidade (Arca Avatara) para aprofundarmos a nossa relação amorosa pessoal de serviço a Krsna.

Os Gayatri Mantras levar-nos-ão a obtermos nosso Svarupa Sidhi, ou uma forma espiritual em Gokula, num Universo material manifesto aonde Krsna esteja a executar Seus passatempos. O Maha Mantra Hare Krsna levar-nos-á a obtermos nosso Vastu Sidhi, ou a forma espiritual eterna em Goloka, no Universo espiritual imanifesto.

"O cantar do Maha Mantra Hare Krsna é tão poderoso que não depende de iniciação oficial, mas se a pessoa é iniciada (nos Gayatri Mantras) e se ocupa em Pancaratra Vidhi, sua consciência de Krsna vai despertar muito em breve, e sua identificação com o mundo material será vencida." (Srila Prabhupada, CC Madhya 15.108)

"Bhagavata Marga (Cantar) irá ajudar Pancaratrika marga (Adoração a Deidade), e o processo Pancaratrika (Adoração a Deidade) irá ajudar o processo Bhagavata (Cantar). Ambos juntos são úteis. Isto é... Sim. E, na verdade, Bhagavata Marga (Cantar) é muito forte. Isto é o suficiente. Mas sem Pancaratriki Vidhi (Adoração a Deidade) este corpo poluído, esta mente poluída do devoto, não podem ser purificados. Portanto ambos os processos devem ser adoptados na pregação do Movimento da Consciência de Krsna." (Srila Prabhupada, aula do SB 1971)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari