terça-feira, 14 de dezembro de 2010

"Que aproveitemos esta data para celebrar a vida de Jesus. É claro, eu acho que é sempre bom glorificar um devoto do Senhor. Jesus obviamente deu sua vida no serviço de Krsna. Isto deve ser respeitado por todos. Os eventos na vida de Jesus, os eventos que temos registados. Como vocês dizem em português, Evangelhos de Marcos, de Mateus, etc de João, Lucas...Existe muita controvérsia sobre a autenticidade, pelo menos em alguns detalhes. O facto de que, o que sabemos com certeza é que Jesus existia e várias coisas da sua vida. Que pregava e foi processado e crucificado pelos romanos. E o aceitamos como Prabhupada o aceitava. Como um grande devoto de Krsna.

...as igrejas históricas, as igrejas católica, protestante, ortodoxas orientais, ...tem várias doutrinas que são ...estranhas ...e que nem vem de Jesus.

Mas o espírito geral de apreciar Jesus acho que não faz mal. Com tal que se aprecie de forma inteligente e apropriada."

(SS Hrdayananda Dasa Goswami)

"Quanto à refeição do Dia de Natal com sua família, eu não acho que você deva tomar alimento preparado por não-devotos. Melhor é você preparar seus próprios alimentos e oferecer a Krsna e, em seguida, se você gostar, você pode oferecer estes remanentes ao Senhor Jesus. Eu acho que o Senhor Jesus também vai apreciar isso. Claro que você pode sentar-se com sua família e tomar as frutas e leite que eles oferecem, mas ao invés de tomar os alimentos que eles têm preparado, você pode preparar e oferecer sua própria Prasadam para o Senhor Krsna, e então oferecer os remanentes ao Senhor Jesus."

(26/11/68 Carta de Srila Prabhupada para Hrsikesa)

Harmonizados com o mundo exterior

"Prabhupada: Sim. Agora, qual é a ave que é morta no Natal? ... Peru, vejam. Agora, o Natal, o Natal de Deus, Jesus Cristo. Ele disse: "Não matarás". Mas seu aniversário é observado por matar, matar, matar, matar, matar."

(15/05/73 - Los Angeles)

"Comei, pois, sempre da mesa de Deus: os frutos das árvores, o grão das ervas do campo, o leite dos animais e o mel das abelhas. Pois tudo mais além disso é de Satã e pelos caminhos do pecado e da enfermidade conduz até a morte. Enquanto que os alimentos que comeis da abundante mesa de Deus dão fortaleza e juventude a vosso corpo, e nunca conhecereis a enfermidade. Pois a mesa de Deus alimentou a Matusalém, o velho, e em verdade vos digo que se viverdes como ele viveu, também o Deus do vivo vos dará uma larga vida sobre a terra como a dele.”

(Do “Evangelho Essênio da Paz” também conhecido como pergaminhos do Mar Morto)

Todas as vertentes cristãs unitaristas e vegetarianas não apresentam nenhuma contradição com o Gaudiya Vaisnavismo.

No entanto, todas as vertentes cristãs trinitaristas não vegetarianas estão em completa contradição com a Teologia Vaisnava.

E assim os seguidores de Srila Prabhupada estão perfeitamente harmonizados com o mundo exterior porque comemoram o nascimento de Jesus Cristo tanto entre devotos como entre familiares.

Mas eles não perdem os seus princípios porque glorificam o Senhor Jesus Cristo e não participam da matança de animais tanto entre devotos como entre familiares.

Os seguidores de Srila Prabhupada mostram como comemorar o dia do aparecimento do Senhor Jesus Cristo. Neste dia eles (1) glorificam o Senhor Jesus Cristo, (2) repudiam a matança de animais e (3) cantam os Santos Nomes de Krsna para o prazer do devoto puro Senhor Jesus tanto entre devotos como entre familiares.

"Assim como o Senhor Jesus Cristo. Ele foi tão mal tratado e ainda assim ele estava pensando: "Pai, eles não sabem o que estão fazendo. Por favor, desculpai-os." Isto é suhrdah. Ele está orando a Deus. Isto é sadhu, mahatma. Suhrdah prasanta, (amigo de todos). Na Índia, há exemplos como Haridasa Thakura, Prahlada Maharaja. E nos países ocidentais também, o Senhor Jesus Cristo, ele é Saktyavesa avatara, o filho de Deus."

(Srimad Bhagavatam 5.5.3 - Vrndavana 25 de outubro de 1976)

"Desejamos que mais e mais pessoas pratiquem o processo da consciência de Krsna. Porém, devemos inspirá-los com nosso comportamento e atitudes que se enquadrem na vida espiritual, e também possam ser consideradas normais perante os olhos da sociedade em que vivemos.

Isso é aplicar à máxima de : tempo, lugar e circunstância."

(Madhupandita Dasa)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari