terça-feira, 16 de novembro de 2010

Igualitarismo e Complementarismo

No Cristianismo existem quatro vertentes:

Igualitarismo Cristão

A visão cristã igualitária afirma que a Bíblia ensina a igualdade fundamental entre homens e mulheres de todas as raças e etnias, todas as classes econômicas, e todos os grupos etários, com base nos ensinamentos e exemplo de Jesus Cristo e os princípios gerais das Escrituras. Todos, homens e mulheres, dentro da religião deveriam ter o mesmo papel a desempenhar, sem discriminações, com as mulheres a desempenhar papéis de liderança religiosa e social.

Patriarcalismo Cristão

Patriarcalismo bíblico é um conjunto de crenças do cristianismo evangélico em relação ao casamento, a família e o lar. Vê o pai como o chefe da casa, e responsável pela condução de sua família. A mulher não participa activamente nem dentro da religião e nem fora dela.

Complementarismo Cristão

Complementarismo é uma visão teológica apoiada por muitos no Cristianismo e outras religiões do mundo em que homens e mulheres têm papéis diferentes, mas complementares. Responsabilidades no casamento, vida familiar, líderança religiosa e outros.
A palavra ''complementar" e seus cognatos actualmente utilizados para denotar uma posição que diz que não só são homens e mulheres diferentes, mas que estas diferenças fazem com que as mulheres não possam exercer o ministério, ou algum tipo de ministério, dentro da igreja. Ele atribui papéis de liderança a homens e funções de apoio às mulheres, com base na interpretação de algumas passagens bíblicas.
Em contraste com os adeptos do patriarcalismo bíblico, alguns complementaristas estão abertos à possibilidade de as mulheres assumirem papéis de liderança na vida cívica e comercial, mas não na vida religiosa.

Uma vertente alternativa: Igualitarismo e Complementarismo

Complementarismo e Igualitarismo Cristãos não precisam ser mutuamente exclusivos, de acordo com algumas propostas recentes pode-se adoptar tanto o Complementarismo e o Igualitarismo Cristãos. Isso, teoricamente, permite que os homens e mulheres complementem-se mutuamente, sem qualquer forma de hierarquia. Esta visão é, por vezes, (informalmente) chamada Complegualitarismo.
Esta visão defende que a Bíblia prescreve tanto a igualdade como posições complementares e papéis diferentes para homens e mulheres.

Pareceria que a tradição Gaudiya Vaisnava estaria mais próxima desta última.

"...A tradição Gaudiya Vaisnava é contra o sexismo e o casteismo....

...Os homens não podem fazer o trabalho das mulheres do que as mulheres podem fazer o dos homens...

...Não há dúvida de que qualquer homem ou mulher - se estão em serviço devocional puro - poderão actuar como um Guru e ajudar a todos...

...Todos devem ser educados em saber que um Guru não tem que ser necessariamente um Sannyasi ou mesmo um homem...

...Na tradição Gaudiya Vaisnava existiram mulheres que actuaram como Siksa e Diksa Gurus...", continua em:

http://bhakti-tattva.blogspot.com/2007/07/devi-dasi.html

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Os que criticam o Igualitarismo afirmam:

"Igualitarismo, que afirma querer apenas uma "igualdade" no resultado final, odeia o homem excepcional que, por seu próprio esforço mental, consegue o que outros não podem ... Em uma tentativa de "emburrecer" todos os alunos para o menor denominador comum, os educadores de hoje já não promovem a excelência e estudantes de capacidade superior ... Imagine a seguinte cerimônia de Prêmios da Academia. Não existem prêmios de melhor filme ou de melhor actor. Em vez disto, cada filme recebe um certificado e cada actor recebe um prêmio. Isso não é uma cerimônia de premiação, você diz? Portanto, não é. Mas é o sonho de uma sociedade igualitária - e um grande tormento para o realizador. Talento e habilidade criam desigualdade ... Para corrigir esta injustiça supostamente, nos é dito para sacrificar os aptos pelos inaptos. Igualitarismo exige a punição e inveja de quem é melhor do que alguém em qualquer coisa. Temos de derrubar as autoridades competentes e os fortes - colocá-las ao nível dos incompetentes e os fracos ... O que aconteceria hoje com Thomas Edison? Se ele sobrevivesse a escola com sua mente intacta, ele seria algemado pelos reguladores do governo. Seus bens seriam confiscados pela Receita Federal. Ele seria acusado de «concorrência desleal» por inventar mais produtos do que seus concorrentes." (Gary Hull)

Por outro lado, outros afirmam:

"A igualdade não significa um montante igual, mas a igualdade de oportunidades ... Não cometa o erro de identificar a igualdade na liberdade com a igualdade forçada . Isso não significa que cada um deve comer, beber ou vestir as mesmas coisas, fazer o mesmo trabalho, ou viver da mesma maneira. Longe disso: muito pelo contrário, de facto ... necessidades e gostos individuais diferem, como diferem os apetites. É a igualdade de oportunidades que satisfazem-nos, que constitui uma verdadeira igualdade ... Longe de nivelamento, tal igualdade abre a porta para a maior variedade possível de actividade e desenvolvimento. Porque o carácter humano é diverso." (Alexander Berkman)

Pareceria que "todos são iguais perante a Lei" no que diz respeito a igualdade de oportunidades, mas que posteriormente apresentariam tendências diferentes e por mérito próprio conseguiriam resultados diferentes. E que não haveria problema que alguém se destacasse meritoriamente.

Como criar igualdade de oportunidades? Investir efectivamente na Educação ou emergencialmente em Cotas?

"A regra da igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida em que se desigualam. Nesta desigualdade social, proporcionada à desigualdade natural, é que se acha a verdadeira lei da igualdade. O mais são desvarios da inveja, do orgulho, ou da loucura. Tratar com desigualdade a iguais, ou a desiguais com igualdade, seria desigualdade flagrante, e não igualdade real". (Rui Barbosa - Oração aos Moços)

No entanto, tratar "desigualmente aos desiguais" para obter uma igualdade de oportunidades deveria ser de carácter emergencial e temporário porque cria tensão étnica, social, sexual e etária (cotas raciais, cotas sócio-econômicas, cotas de gênero e cotas etárias, todas presentes na legislação brasileira)

Especificamente sobre a realidade brasileira e sobre a Educação, esta igualdade de oportunidades deveria ser alcançada a longo e médio prazo investindo na Educação básica e fundamental.

Como fazem falta um Chefe de Governo e Chefe de Estado conscientes de Krsna que priorizam a Educação acima de tudo e igualmente para todos os cidadãos.

Num Estado Consciente de Krsna não existem cotas raciais, cotas sócio-econômicas, cotas de gênero e cotas etárias, porque todos tem acesso igual a Educação desde o começo. Resolve-se efectivamente as causas e não os efeitos.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Srila Prabhupada construiu uma casa onde todos podem morar. Abastados e menos abastados, homens e mulheres, etc, etc, ........

"Estas mulheres não são mulheres comuns. Elas são pregadoras. Elas são Vaisnavas. Por associarmo-nos com elas tornamo-nos Vaisnavas." (Srila Prabhupada, caminhada matinal, 27/03/1974)

Srila Prabhupada autorizou as mulheres a viverem nos Ashrams e ocupou-as em diferentes actividades do Movimento da Consciência de Krsna. E assim inspirou tanto homens como mulheres a tornarem-se devotos de Krsna.

AGORA, se eu ao assumir um cargo de liderança na Instituição não preocupo-me com o bem-estar e as necessidades dos demais devoto(a)s e previlegio uns em detrimento de outros, tenho que rever minha atitude em relação ao padrão dado pelo Fundador Acarya da ISKCON.

Vosso servo

Prahladesh Dasa