sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Antes da entrada da Jiva na matéria

Da mesma carta (Susupti):

"Quanto as suas perguntas sobre como e de onde cairam as almas condicionadas, sua primeira pergunta se alguém tem um relacionamento com o Senhor Krsna em Krsnaloka, ele nunca cai?
As almas são dotadas de independência diminuta como parte da sua natureza e essa independência diminuta pode ser utilizada de forma correcta ou incorrecta em qualquer momento, por isso há sempre a chance de cair por usar a independência incorrectamente. Mas aqueles que estão firmemente fixos em serviço devocional a Krsna estão a fazer uso adequado de sua independência e assim eles não caem."

Srila Prabhupada conclui: "Eu espero que isto satisfaça e responda suas questões."

Também foram levantadas as questões: "quando perguntado por Madhudvisa Swami sobre o porquê de estarmos aqui no mundo material, já que esse não era o desejo do Senhor, Srila Prabhupada responde que: "sim, você forçou Krsna a permitir que você viesse." Como entender essas duas afirmações aparentemente incompatíveis?"

"Babaji: Assim como o Senhor é muito misericordioso, Krsna também é muito brincalhão. Desejando muitas formas diferentes de passatempos com as almas espirituais individuais em muitas condições diferentes de vida, Ele criou muitas condições exaltadas." (Jaiva Dharma)

"Srila Prabhupada também fala frequentemente sobre a alma ter feito mau uso de sua diminuta independência. Como fazer mau uso da independência num estado de sono profundo?"

"Babaji: A potência espiritual do Senhor, Cit Sakti é ilimitada, e a potência material do Senhor é gigantesca. Permanecendo entre ambas, a alma espiritual individual é muito pequenina (adormecida)... ...as almas individuais (Jiva Sakti) estão incluídas na potência incompleta do Senhor Krsna (Apurna Sakti)." (Jaiva Dharma)

A única coisa a acrescentar é a sugestão de procurar os ensinamentos de Srila Prabhupada e dos Acaryas sobre este tema. Como por exemplo os Capítulos 15 e 16 do Jaiva Dharma.

Penso que podemos ficar satisfeitos com as respostas. Entre tantas perguntas no "Jaiva Dharma":

"Quem sou eu de verdade e porque vivo neste mundo material?
Como a filosofia Vedanta define a palavra Tatastha?
Maya tem alguma coisa a ver com a natureza das almas espirituais?
Cit Sakti colocou a Jiva no Tatastha?
Como é possível coisas eternas serem criadas, nascerem ou se manifestarem?
Porque exemplos materiais são usados para explicar verdades espirituais?
Qual a diferença entre o corpo espiritual eterno e o Linga Sarira?
Porque algumas almas vão para o mundo de Maya e outras para o mundo espiritual?
Porque o Senhor permite almas espirituais "fraquinhas" que vão para o mundo de Maya?
Porque algumas almas tem que sofrer para o Senhor ter Seus passatempos?
Se Krsna conhece tudo, porque dar o livre arbítrio para a Jiva?

"Babaji: Você não vai entender isto tudo simplesmente por me ouvir falar sobre isto. Na medida em que você seguir regularmente o canto dos Santos Nomes de Sri Hari, estas verdades espirituais irão gradualmente e espontaneamente aparecer para você." (Jaiva Dharma)

Vosso servo
Prahladesh Dasa

A poucos dias atrás SS Hrdayananda Das Goswami Acaryadeva deu uma aula onde analisou a relutância de alguns teólogos em aceitar que uma Jiva poderia ter deixado Vaikuntha como base numa filosofia determinista da razão pela qual um indivíduo pode fazer alguma coisa. Se uma Jiva individual no ambiente perfeito de Goloka pudesse decidir desistir do serviço devocional a Krsna, esses teólogos temem, o que impediria-nos de fazê-lo novamente?

Ele explicou que eles não precisam temer. É uma coisa muito incomum para alguém fazer, abusar da vontade dessa forma, sem qualquer influência externa, e ao se aprender a lição para não fazê-lo, não se irá fazê-lo novamente (embora seja possível), assim como ninguém vai voluntariamente tocar um fogão quente quando se aprende que é quente.

A minha observação pessoal é que a opção por servir ou não à Krsna pode ocorrer em Goloka (embora seja muito, muito, muito improvável) e também em outra região do plano espiritual.

"Babaji: A potência espiritual do Senhor, Cit Sakti é ilimitada, e a potência material do Senhor, Maya Sakti é gigantesca. Permanecendo entre ambas, a alma espiritual individual é muito pequenina (adormecida)...Se a alma volta-se para Krsna, fica sob o abrigo da potência espiritual. Se a alma afasta-se de Krsna, fica presa nas teias de Maya.

Vrajanatha: Oh! Mestre, por que algumas almas deixam a fronteira entre matéria e espírito e entram no mundo de Maya? Por que outras almas vão para o mundo espiritual?
Babaji: As próprias qualidades do Senhor Krsna estão presentes em um pequeno grau na alma espiritual individual. Porque o Senhor Krsna tem livre arbitrio, assim eternamente também as almas individuais possuem uma pequena quantidade de livre arbitrio. Quando este livre arbítrio é usado corretamente, a alma individual é favorável a Krsna e se volta para Ele. Quando o livre arbítrio é mal empregue, a alma é avessa a Krsna e afasta-se dEle. Então a alma tenta desfrutar de Maya. (Jaiva Dharma)

No Bhagavad Gita Como Ele É 13.20 no significado Srila Prabhupada explica:

"A natureza material estava absorvida na Suprema Personalidade de Deus, Maha-Visnu,e quando foi necessário,ela se manifestou por intermédio do mahat-tattva. De modo semelhante,as entidades vivas também estão nEle,e porque são condicionadas,elas são avessas a servir ao Senhor Supremo. Então,não lhes é permitido entrar no céu espiritual.
Porém,com o surgimento da natureza material,estas entidades vivas recebem nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual.

Este é o mistério da criação material.

Na verdade,originalmente a entidade viva é parte integrante espiritual do Senhor Supremo,porém,devido à sua natureza rebelde,ela esta condicionada à natureza material."

Aqui Srila Prabhupada explica que a entidade viva originalmente parte integrante espiritual do Senhor Supremo rebelou-se e ficou condicionada à natureza material.

E é aqui que surgem muitas vertentes.

A rebeldia manifestou-se no Mundo Espiritual.
A rebeldia manifestou-se na região de Tatasta.
A rebeldia manifestou-se no Brahmajyoti.
A Jiva foi sempre rebelde.

Em qualquer uma delas a Jiva inconcebivelmente optou por uma situação inferior(material-imperfeita), em detrimento de uma superior(espiritual-perfeita).

Srila Prabhupada continua a explicar:"Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu."Ou seja, Srila Prabhupada explica que este aspecto da Jiva Tattva é Lila de Sri Krsna que transcende toda a razão.

Conclusão:
De acordo com Srila Prabhupada e todos os Acaryas a Jiva rebelde deve

"aproveitar a nova oportunidade de agir no mundo material e preparar-se para entrar no mundo espiritual."

Vrajanatha: A alma individual não é criada por Maya. Issoeu aceito. Maya tem o poder de dominar a alma individual.
Isso eu entendo. Então esta é a minha pergunta: Será que a potência espiritual
(Cit Shakti) coloca a alma individual na fronteira (Tatastha) damatéria e espírito?

Babaji: Não. Cit Shakti é a manifestação plena da potência do Senhor Krsna. Tudo o que ela cria é eternamente perfeito (Nitya Siddha). As almas espirituais individuais não são eternamente perfeitas.
Ao participar das actividades do serviço devocional (Sadhana), elas podem tornarem-se perfeitas (Sadhana Siddha) e, assim, desfrutar de bem-aventurança espiritual exatamente como a desfrutada pelos seres (Nitya Siddha) eternamente perfeitos. Os quatro tipos de amigas Gopis (Sakhi) de Srimati Radharani são eternamente seres perfeitos (Nitya Siddha). Elas manifestam-se da forma de Srimati Radharani, que é Cit Shakti Ela mesma. Todas as almas espirituais individuais manifestam-se da Jiva Shakti do Senhor Krsna. Cit Shakti é a potência completa do Senhor Krsna (Purna Shakti). As alma individuais (Jiva Shakti) estão entre as potências incompletas do Senhor Krsna (Apurna Shakti). A partir da potência completa coisas completas e perfeitas manifestam-se. Da potência incompleta todas as almas individuais, que são fragmentos atômicos de consciência, manifestam-se.O Senhor Krsna manifesta diferentes tipos de entidades de acordo com os diferentes tipos de potências que ele emprega para criá-las. Quando Ele manifesta-se na Sua Cit Shakti, Ele aparece como Krsna e como Narayana, o Mestre de Vaikuntha. Quando Ele manifesta-se na Jiva Shakti, Ele aparece como Baladeva, Sua forma de passatempo (Vilasa Murti) em Vraja. Quando Ele está manifesto na Maya Shakti, Ele aparece como as três formas de Karanodakasayi Vishnu, Garbhodakasayi Vishnu e Ksirodakasayi Vishnu.Em Vraja Ele aparece em sua forma original, como Krsna, uma forma manifesta da Sua potência completa. Aparecendo como Baladeva, Ele manifesta Sua Sesa Tattva (a natureza do Senhor Sesa). Deste modo, Ele manifesta os oito tipos de serviços que os associados eternamente liberados oferecem a Ele.
Novamente em Vaikuntha Ele aparece como Sesa Sankarsana e manifesta os oito tipos de serviços que Seus eternos associados oferecem ao Senhor Narayana. O Senhor Sankarsana encarna comoMaha Visnu. Ele se torna o lugar de descanso das Jivas (Jiva Shakti) e aparece como a Superalma no coração de todas as almas individuais que residem no mundo material. Todas estas almas individuais estão atraídas por Maya. Enquanto elas não alcançam a misericórdia do Suprema Personalidade de Deus e abrigam-se na Hladini Shakti espiritual do Senhor, elas são derrotadas por Maya. Inumeráveis almas são derrotadas por Maya e estão presas por ela. Estas almas são as seguidores dos três modos de Maya. Portanto podemos concluir:as almas individuais são manifestas pela Jiva Shakti. Elas não são manifestas pela Cit Shakti." (Jaiva Dharma)

O Senhor Krsna ao desejar desfrutar de passatempos ilimitados e variados manifesta inumeráveis almas através de Sua Jiva Shakti.

Isto tudo ocorre no plano espiritual.

Estas incontáveis almas individuais são marginais (Tatastha). O Senhor Krsna mostra para estas almas tanto o ilimitado mundo espiritual, quanto o gigantesco mundo material.

O Senhor Krsna mostra para estas almas espirituais individuais que elas poderão ter uma maravilhosa vida bem aventurada eterna no mundo espiritual. Elas não entram na Lila do Senhor. Elas tem um vislumbre da Lila do Senhor. Um pequeno detalhe fica bem claro. Lá Krsna é o supremo desfrutador.

O Senhor Krsna também mostra a estas almas espirituais individuais que elas pelo contrário poderão ter uma vida no mundo material temporário, mas que apesar disto, quem "controla" (aparentemente) são estas mesmas almas.

Então o Senhor Krsna deixa elas decidirem.
Como estas almas são potência marginal (Tatastha Shakti), elas tem que decidir. A falta não é de Krsna se estas almas decidem vir para o mundo de Maya. Krsna dá-lhes o presente inestimável do livre arbítrio.

E isto tudo ocorre fora do tempo material. Antes de entrarem no corpo de Maha Visnu.

"Vrajanatha: Porque o senhor diz que o Karma não tem começo?

Babaji: O desejo material é a raiz da qual todo o Karma (acções fruitivas) se manifesta. Esta ignorância não começou dentro do tempo material. A ignorância que é a raíz do Karma das almas individuais começou no limite entre matéria e espírito (Tatastha). E assim o começo do Karma ocorre fora do quadro do tempo material. É neste sentido que o Karma não tem começo." (Jaiva Dharma)

Aquelas que decidem ficar com Krsna, neste momento e somente neste momento é que entram na Lila eterna do Senhor.
Aquelas que decidem ir para o mundo material são colocadas num estado de Susupti no corpo de Maha Visnu, e Este quando lança um olhar para Maya injecta um incontável número destas almas individuais no mundo material.


Agora: Aquelas almas (Jiva Shakti) que vieram para o mundo material e depois através de Sadhana Siddha voltaram para o mundo espiritual podem em Goloka ou Vaikuntha cair novamente no reino de Maya?

Poder podem, mas é muito, muito, muito...muito improvável.

"Quanto as suas perguntas sobre como e de onde cairam as almas condicionadas, sua primeira pergunta se alguém tem um relacionamento com o Senhor Krsna em Krsnaloka, ele nunca cai?As almas são dotadas de independência diminuta como parte da sua natureza e essa independência diminuta pode ser utilizada de forma correcta ou incorrecta em qualquer momento, por isso há sempre a chance de cair por usar a independência incorrectamente. Mas aqueles que estão firmemente fixos em serviço devocional a Krsna estão a fazer uso adequado de sua independência e assim eles não caem." (Srila Prabhupada)

"É uma coisa muito incomum para alguém fazer, abusar da vontade dessa forma, sem qualquer influência externa, e ao se aprender a lição para não fazê-lo, não se irá fazê-lo novamente (embora seja possível)." (Srila Acaryadeva)

Palestra, CC Adi 7,108 (São Francisco: 18-02-1967):
Bhaktijana: Quando as almas que nunca foram condicionadas ..., eles também têm a independência?
Prabhupada: Sim, mas elas não a usam de forma incorrecta. Elas sabem que "eu estou destinada ao serviço de Krsna" e elas estão felizes no serviço a Krsna.
Bhaktijana: Elas podem em algum momento usar incorrectamente a independencia?
Prabhupada: Sim, elas podem. Este poder está lá. Sim?
Devoto: Bem, eu acredito que o senhor uma vez disse que uma vez que uma alma condicionada torna-se perfeita, fica fora do mundo material e vai para Krsnaloka, não há possibilidade de cair novamente.
Prabhupada: Não! Há a possibilidade, mas elas não voltam. Assim como depois de colocar a mão no fogo, você nunca coloca novamente se você for realmente inteligente. Portanto, aqueles que voltam para Deus, eles tornam-se inteligentes.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

"Vrajanatha: Ouvi dizer que o mundo espiritual é eterno e as almas individuais são também espírito eterno. Como é possível para as coisas eternas nascerem, serem criadas, ou se manifestarem? Se houve um tempo em que não estavam manifestas e só apareceram em um certo ponto no tempo, como podem ser eternas?

Babaji: O tempo e o espaço presentes no mundo espiritual são diferentes do tempo e espaço que você experimenta agora no mundo material. O tempo do mundo material possui três fases: passado,presente e futuro. O tempo no mundo espiritual não é interrompido desta forma. Lá o tempo é um eterno presente. No mundo espiritual as coisas não começam a ser. Tudo existe num eterno presente. Quando nós, os que vivem no mundo de tempo e espaço tentamos descrever o mundo espiritual, tendemos a dizer coisas como: "As almas individuais foram criadas, "as almas individuais ficaram presas por Maya", "o mundo espiritual manifestou-se", e "as almas individuais são espirituais e não foram criadas por Maya". Quando falamos desta maneira, certamente mostramos como estamos muito influenciados por permanecer neste mundo de tempo material.Enquanto permanecermos na prisão de Maya não poderemos deixar de falar de outra forma. É por isso que quando descrevemos as almas individuais ou a natureza do espírito não podemos deixar de falar em termos do tempo material. Portanto, tendemos a falar em termos de passado e futuro. Assim, uma pessoa que tenta compreender o mundo espiritual devidamente tentará falar em termos de um eterno presente. Baba, a lógica não pode nos ajudar a entender estas coisas. Aqui a lógica deve ser rejeitada. Então, você será capaz de ver a natureza do espírito. Quando a alma esquece que é eternamente uma serva do Senhor Krsna, a alma individual entra na prisão de Maya. Originalmente todas as almas são Vaisnavas. No entanto, tornam-se dois grupos: 1. Nitya Baddha (eternamente presas por Maya) e 2. Nitya Mukta (eternamente liberadas). Um ser humano perplexo com a matéria não pode descrever essas coisas. Ainda assim, um devoto santo pode alcançar a visão espiritual para ver estas verdades espirituais diretamente.Minhas palavras são inevitavelmente influenciadas pela matéria. Vou descrever estas coisas tanto quanto eu sou capaz. Minhas palavras serão inevitavelmente imperfeitas. Oh! Baba, você será capaz de ver a verdade espiritual pura. Entretanto, a lógica não vai ajudá-lo. Por que a lógica não ajudará? Porque a lógica é inútil em compreender o que está além da compreensão da mente. Eusei que você não será capaz de compreender isto de uma vez. Ainda assim, quanto mais você seguir o caminho espiritual, mais você será capaz de ver a diferença entre matéria e espírito. Seu corpo é material. Todas as acções do corpo são materiais. Mas a verdade é você mesmo não é material. Você é uma partícula minúscula de espírito consciente. Quanto mais você entender esta verdade, mais você será capaz de perceber sua própria identidade e a verdade que você é superior ao mundo material. Você não vai entender isso apenas por ouvir-me falar sobre isso. Ao seguir o caminho de regularmente cantar os Santos Nomes do Senhor Hari, estas verdades espirituais gradual e espontaneamente aparecerão perante você. Então você vai entender o mundo espiritual. Enquanto a mente e as palavras são influenciadas pela matéria, não será possível tocar a verdade espiritual. O Vedas (Taittiriya Upanishad 2.4.1) explicam:"O poder descritivo do discurso falha no reino da Verdade Absoluta e o poder especulativo da mente não pode alcança-Lo."Meu conselho a você é: Não pergunte a ninguém o que eles pensam dessas conclusões. Experimente-as sozinho. Eu só posso dar uma pequena sugestão sobre isto." (Jaiva Dharma - Capítulo 15, Prameyantargata Jiva Vicara - As Almas Espirituais Individuais)

A seguir algumas sugestões do Babaji (Srila Bhaktivinoda Thakura) do Capítulo 16 do Jaiva Dharma, Prameyantargata Maya Kavalita Jiva Vicara - As Almas Individuais Engolidas por Maya:

Vrajanatha: Oh! Mestre, por que algumas almas deixam a fronteira da matéria e espírito e entram no mundo de Maya? Por que outras vão para o mundo espiritual?

Babaji: As próprias qualidades do Senhor Krsna estão presentes em um pequeno grau na alma espiritual individual. Porque o Senhor Krsna tem livre arbitrio, assim também eternamente as almas individuais possuem uma pequena quantidade delivre arbítrio. Quando este livre arbítrio é usado correctamente, a alma individual é favorável a Krsna e se volta para Ele. Quando o livre arbítrio é mal empregue, a alma é avessa a Krsna e afasta-se dEle. Então a alma tenta desfrutar de Maya. Inflada com orgulho mesquinho, a alma pensa, "Eu sou o desfrutador da matéria." Em seguida, a forma puramente espiritual da alma torna-se coberta pelos cinco tipos de ignorância que começam com ilusão e falso ego. Assim, é o uso adequado ou inadequado do livre arbítrio que nos traz tantolibertação ou prisão no mundo material.

Vrajanatha: O Senhor Krsna é extremamente misericordioso. Por que, então, Ele faz as almas espírituais individuais tão fracas que elas caem no mundo de Maya?

Babaji: Como Ele é misericordioso, Krsna também é brincalhão. Desejandomuitos tipos diferentes de passatempos com as almas espirituais individuais em diversas condições de vida, Ele criou condições muitos exaltadas, que culminam em "Maha Bhava" grande êxtase espiritual amoroso para o Senhor, e Ele também criou, com a ajuda da expansão Maya de Sri Radha, as condições materiais degradadas de vida, que atingem o seu ponto mais baixo em "Ahankara"(a identificação erronea da alma com a matéria). Desta forma, por influência de Sri Radha há a realização da transcendental e ilimitada felicidade, e pela influência de Maya há uma descida as profundidades mais baixas. As almas que entram assim no abismo de Maya não estão interessadas em seus próprio bem-estar espiritual. Elas são avessas ao Senhor Krsna e somente estão interessadas em seu próprio prazer egoísta. Assim, elas descem mais e mais baixo. No entanto, o supremamente misericordioso Senhor Krsna envia os Seus associados pessoais do mundo espiritual para o mundo material para fazer com que estas almas fiquem favoráveis a Ele e tirá-las do abismo. Desta forma, algumas das almas caídas tornam-se gradualmente elevadas e, eventualmente, voltam ao mundo espiritual, onde elas se tornam associadas eternas do Senhor.Vrajanatha: Por que as almas individuais sofrem para que o Senhorpossa desfrutar de passatempos como estes?Babaji: O que deve ser dito é isto: é pela grande misericórdia do Senhor que as almas individuais têm o livre arbítrio. Por que não falar dessa forma? A matéria inanimada é muito baixa e sem importância porque ela não tem livre arbítrio. É porque as almas têm livre arbítrio é que podem tornar-se senhores do mundo da matéria. "Dor" e "prazer" são dois destinos que a mente pode atingir. O que você e eu podemos chamar de "dor", uma outra pessoa, que é apegada a isto, pode chamar de "prazer". No final todos os prazeres materiais trazem dor. Eles não levam a nada além disso. Portanto, uma pessoa ligada aos prazeres materiais torna-se infeliz no final. Quando a infelicidade torna-se muito aguda, a alma começa a desejar felicidade que não é misturada com sofrimentos. Deste desejo vem a inteligência, e desta inteligência vem o espírito de investigação. A partir do espírito de investigação vem associação com pessoas santas, da associação com pessoas santas vem a fé na vida espiritual, e da fé na vida espiritual tornamo-nos gradualmente elevados. Desta forma, o que começou como dor tornou-se no final o doador de felicidade auspiciosa. Quando o ouro é aquecido e polido, o ouro impuro torna-se puro. Do mesmo modo, quando elas sofrem no mundo material de Maya, as almas impuras avessas ao Senhor Krishna e ansiando desfrutar de Maya se purificam.Este sofrimento transforma-se em doador de felicidade e é a misericórdia do Senhor Krsna. Portanto, aqueles que tem um espirito aberto veem que estes sofrimentos das almas condicionadas, eventualmente trazem auspiciosa felicidade. Aqueles que são míopes não conseguem ver isso. Vêem só sofrimento.

Vrajanatha: Embora possam trazer felicidade no final, no presente as almas condicionadas tem sofrimentos muito dolorosos. Não poderia o Senhor todo poderoso inventar um caminho diferente, um caminho sem estes sofrimentos?

Babaji: O Senhor Krsna desfruta de muitos tipos diferentes de maravilhosos passatempos. Este é um dos Seus passatempos maravilhosos. Uma pessoa que é supremamente independente pode desfrutar de muitos tipos diferentes de passatempos, e este pode ser um deles. Por que não? Se o Senhor tiver todo tipo de passatempos, então nenhum passatempo pode ser rejeitado. Se um passatempo é substituído por outro, em seguida, algum tipo de problemas deve ser esperado. O Senhor Krsna é a pessoa suprema e criadora. Todo mundo está sujeito à Sua vontade. Se uma pessoa está sujeita a vontade do outro, não há alguma dificuldade nisso? Se esta dificuldade, eventualmente, leva à felicidade, então não é difícil de todo. Por que você diz que é sofrimento e dificuldade? Se para expandir os passatempos do Senhor Krsna as almas individuais passam por algumas dificuldades, as dificuldades são só felicidade. Os passatempos do Senhor Krsna são, naturalmente, cheios de felicidade. Se uma alma individual por sua livre e espontânea vontade, voluntariamente deixa aqueles passatempos e entra no mundo de Maya e aceita o sofrimento lá existentes, então se alguém está em falta é a alma individual. Krishna não esta em falta.

Vrajanatha: Nesta situação, qual é o mal se o Senhor Krsna não desse para a alma o livre arbítrio? Krsna sabe tudo. Portanto Krsna sabe se uma certa alma usará incorrectamente seu livre arbítrio e trará sofrimento a si mesma. Nesta situação é cruel da parte de Krsna dar a esta pessoa o livre arbítrio. Não é?

Babaji: O livre arbítrio é uma jóia preciosa. No mundo material há muitos objetos materiais inanimados. A nenhum deles foi dada a jóia do livre arbítrio. É por isso que objetos inanimados são baixos sem importância. Se Ele não tivesse dado o livre arbítrio, a alma individual seria também baixa e sem importância, como os objectos inanimados. A alma individual é uma minúscula partícula de espírito.Qualquer que seja a qualidade que o espírito tenha, a alma também deve ter. Livre arbitrio é uma das qualidades do espírito. O Espírito nunca pode ser separado das suas qualidades eternas.Portanto, como uma partícula minúscula de espírito, a alma deve ter o livre arbítrio. É porque elas têm livre arbitrio que são superiores a matéria inanimada e são as donas do mundo material. As almas, possuindo todas o livre arbítrio, são todas servas queridas do Senhor Krsna. Quando elas usam indevidamente o livre arbitrio entram no mundo de Maya; Krsna misericordioso chora por ver como elas estão sofrendo. Ansioso por libertá-las, Ele segue-as até o mundo material. Sabendo que as almas não verão Seus passatempos nectáreos estando elas no mundo material, Ele traz Seus passatempos inconcebíveis para aqui. Vendo que as almas condicionadas não entendem Seus passatempos, ele desce para Navadvipa e ensina-as sobre Sua forma, qualidades e passatempos e sobre Seu próprio nome sagrado, que é o melhor caminho para o avanço espiritual, e Ele também ensina-as, exercendo o papel de ser Seu próprio devoto.Baba, como você pode colocar a culpa no misericordioso Krsna?Sabendo que Sua misericórdia é insondável, você permanecerá infeliz e muito patético.

Vrajanatha: É Maya Sakti plena de inimizade e a causa da nossa desgraça? Krsna é o todo-poderoso e onisciente. Se Krsna afastasse Maya para bem longe, então as almas individuais não teriam desofrer.

Babaji: Maya é o reflexo da potência interna do Senhor. Ela é uma manifestação deturpada da potência espiritual pura do Senhor.Ela purifica as almas rebeldes criminosas. Ela dá-lhes uma maneira de reformar-se. Maya é uma serva do Senhor Krsna. Ela castiga as almas avessas ao Senhor Krsna. Ela dá-lhes medicamentos e cura-as. Por esquecer "Eu sou eternamente um servo do Senhor Krsna", as almas individuais cometem um crime.Elas estão em falta. É por causa desse crime que a bruxa Maya pune-as. Estas almas criminosas são enviadas para a prisão que é o mundo de Maya. É por bondade que um rei emite uma pena de prisão, então é por bondade que o Senhor Krsna envia estas almas criminosas para a prisão do mundo material e coloca Maya como a administradora."

Também:

"De acordo com o Visnu Purana, Bhagavad Gita e todas as outras literaturas Védicas, as entidades vivas são geradas a partir da energia Tatastha do Senhor."(Srila Prabhupada - Srimad Bhagavatam 3.7.9, significado)

"Deve ser entendido que a alma Jiva não é produzida nem no mundo material, nem criada no mundo transcendental. Elas são originadas a partir da linha marginal entre as esferas transcendental e mundana." (Tattva Viveka 2.4, por Srila Bhaktivinoda Thakura, página 55)

Vosso servo
Prahladesh Dasa

Sobre a queda da Jiva do Brahmajyoti, Srila Prabhupada explica que o Brahmajyoti já é uma posição caída: "Então, não há a questão de cair de uma condição caída. Quando a queda ocorre, isto significa cair de uma posição não caída.

"Sobre o ponto de que a Jiva é "eternamente condicionada" (Anadi), Srila Prabhupada também não aceita e explica que isto significa simplesmente que não podemos determinar quando isto ocorreu.

Mas Srila Prabhupada também afirma que nós não caímos de Vaikuntha. Então qual a origem da Jiva? Simples. Tatastha Sakti, mas não no sentido de ser uma região específica, e sim a própria Jiva quando é gerada pelo próprio Krsna.

O Senhor Krsna ao desejar desfrutar de passatempos ilimitados e variados manifesta inumeráveis almas através de Sua Jiva Shakti.
Isto tudo ocorre no plano espiritual.

Estas incontáveis almas individuais são marginais (Tatastha).

O Senhor Krsna mostra para estas almas tanto o ilimitado mundo espiritual, quanto o gigantesco mundo material. O Senhor Krsna mostra para estas almas espirituais individuais que elas poderão ter uma maravilhosa vida bem aventurada eterna no mundo espiritual. Elas não entram na Lila do Senhor. Elas tem um vislumbre da Lila do Senhor. Um pequeno detalhe fica bem claro. Lá Krsna é o supremo desfrutador.

O Senhor Krsna também mostra a estas almas espirituais individuais que elas pelo contrário poderão ter uma vida no mundo material temporário, mas que apesar disto, quem "controla" (aparentemente) são estas mesmas almas.
Então o Senhor Krsna deixa elas decidirem. Como estas almas são potência marginal (Tatastha Shakti), elas tem que decidir. A falta não é de Krsna se estas almas decidem vir para o mundo de Maya. Krsna dá-lhes o presente inestimável do livre arbítrio.

"Este é o primeiro acto da Jiva" (Srila Bhaktivinoda Thakura)

E isto tudo ocorre fora do tempo material. Antes de entrarem no corpo de Maha Visnu.

"Vrajanatha: Porque o senhor diz que o Karma não tem começo?

Babaji: O desejo material é a raiz da qual todo o Karma (acções fruitivas) se manifesta. Esta ignorância não começou dentro do tempo material. A ignorância que é a raíz do Karma das almas individuais começou no limite entre matéria e espírito (Tatastha). E assim o começo do Karma ocorre fora do quadro do tempo material. É neste sentido que o Karma não tem começo." (Jaiva Dharma)

Aquelas que decidem ficar com Krsna, neste momento e somente neste momento é que entram na Lila eterna do Senhor. Aquelas que decidem ir para o mundo material são colocadas num estado de Susupti no corpo de Maha Visnu, e Este quando lança um olhar para Maya injecta um incontável número destas almas individuais no mundo material.

"De acordo com o Visnu Purana, Bhagavad Gita e todas as outras literaturas Védicas, as entidades vivas são geradas a partir da energia Tatastha do Senhor." (Srila Prabhupada - Srimad Bhagavatam 3.7.9, significado)

"Deve ser entendido que a alma Jiva não é produzida nem no mundo material, nem criada no mundo transcendental. Elas são originadas a partir da linha marginal entre as esferas transcendental e mundana." (Tattva Viveka 2.4, por Srila Bhaktivinoda Thakura, página 55)

"Assim como surgem pequenas faíscas do fogo, todas as Jivas surgem de Krsna, a alma suprema." Brhadaranyaka Upanisad 2.1.20

"O Purusa ou Jiva tem dois locais, o mundo material e o mundo espiritual. A Jiva está situada numa terceira posição, chamada Svapna Sthana, a fronteira entre estes dois lugares. Situada neste lugar marginal, ela pode ver tanto os mundos material espiritual."
Brhadaranyaka Upanisad 4.4.3.18

"O delito de virar-se contra Krsna ocorre antes da entrada de todas as Jivas na matéria. Porque a raiz desse delito ocorre antes do tempo material, é chamada aversão a Krsna sem começo (anadi bahir mukhata)." (Jaiva Dharma)

Algumas citações do "Mahaprabhura Siksa - Os Ensinamentos de Mahaprabhu" por Thakura Bhaktivinoda:

"Narada no Pancaratra fala sobre Tatastha Sakti:"A partícula de consciência que emana do Cit Shakti é chamado Tatastha."

"Quando a natureza da Jiva (Svabhava) é formada, o único responsável é o Senhor Supremo. Ninguém mais existe. Livre arbítrio ou independência é algo implícito na formação de algo espiritual. A relação do criador permanece apenas na própria criação. Todas as acções da Jiva espiritual após a sua criação não tem relação com o Senhor.
A Jiva equipada com total independência torna-se em primeiro lugar favorável ou avessa ao Senhor. Este é o primeiro acto da Jiva. Nisto, a Jiva é a única responsável. No momento deste acto, o Senhor simplesmente acompanha."

"A Jiva é uma entidade espiritual consciente. A Jiva apareceu pela energia marginal na linha divisória entre espírito e matéria. A partir desta posição, ela começou a olhar para os mundos material e espiritual. Aquelas Jivas que foram atraídas para a realização da Pessoa Suprema tornam-se desejosas do reino espiritual por causa do contacto com o conhecimento. Elas, então, obtem a força da potência Hladini da abundante Cit Sakti, o que as torna favorável ao Senhor eternamente, e elas são trazidas para o mundo espiritual como associados do Senhor.

Aqueles que, por sua própria vontade, tornam-se confusos e tornam-se ávidos por Maya estando situados no lado oposto, sendo chamados por Maya, então, tornam-se atraídos para o universo material, e são jogados no universo material por Karanodakasayi Visnu, o controlador de Maya. Isto como o resultado de sua aversão eterna ao Senhor Supremo. No momento em que entram no reino material, tornaram-se subjugados pela ignorância, a função de Maya."

Agora consideremos a sequinte citação do Mahabharata:
Acintyah khalu ye bhava na tams tarkena yojayet
"Não há utilidade em argumentar sobre o que é inconcebível."

E o que é inconcebível? O inconcebível é que em qualquer dos casos que a Jiva tenha caído da Lila do Senhor, da sua posição como Tatastha, do Brahmajyoti, de Maha Visnu, ou que tenha sido sempre condicionada. Em qualquer destes casos é inconcebível, porque a Jiva optou por uma situação inferior em detrimento de uma superior. Ninguém consegue explicar........;DDD

"Este é o mistério da criação material.Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu." (Srila Prabhupada - BG 13-20)

"Sri Caitanya tem toda a tradição atrás dEle e Sua doutrina de Acintya Bheda Abheda pode ser considerada superior as outras no sentido que Ele realizou as limitações do pensamento lógico na realização das verdades religiosas que devem ser aceitas unicamente pela fé. Sri Caitanya é mais sincero para Sua consciência religiosa em confessar a inabilidade da lógica para resolver os mistérios da relação de Deus com o mundo." (SS Purushatraya Swami - As Quatro Sampradayas Vaisnavas).

E poderíamos também dizer, os mistérios da relação de Deus com a Jiva Sakti.

Mesmo Srila Bhaktivinoda Thakura no Jaiva Dharma salienta não ser capaz de com palavras explicar tudo isto, o que eu então que corro atrás das mulheres dos outros posso explicar....:(

Por fim, a Resolução do GBC sobre este tópico é a Resolução 28 - 3/1 - 1997:

"Vaikuntha é o lugar de onde nunca ninguém cai. A entidade viva pertence a potência marginal do Senhor Krsna (Tatastha Shakti). Nisto, todos concordam. A origem da vida condicionada das almas neste mundo material esta, sem dúvida fora do alcance de nossa percepção directa. Podemos, portanto, melhor responder as perguntas sobre a origem, repetindo as respostas que Srila Prabhupada deu quando tais questões lhe foram colocadas:

"A morada original da entidade viva e da Suprema Personalidade de Deus é o mundo espiritual. No mundo espiritual, tanto do Senhor e as entidades vivas coexistem pacificamente. Uma vez que a entidade viva continua engajada no serviço do Senhor, ambos partilham uma vida feliz no mundo espiritual. No entanto, quando a entidade viva, utilizando indevidamente sua independência minúscula, quer desfrutar ela mesma, ele cai no mundo material. "(Srimad Bhagavatam 4.28.54, significado por Srila Prabhupada)"

E agora mesmo para acabar, todas as tradições religiosas sempre debatem o tema do porque da queda da alma:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_homem

"Há muita discordância quanto à natureza da alma individual ou Jiva. De acordo com sua natureza, cada ser humano terá uma conclusão diferente sobre a Jiva." (Thakura Bhaktivinoda)

Vosso servo caído
Prahladesh Dasa