segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Acintya significa que devemos aceitar

"Acintya se refere ao que não podemos compreender, mas temos que aceitar. Srila Jiva Gosvami disse que, se não aceitarmos Acintya no Supremo, não poderemos acomodar a concepção de Deus. Isto deve ser entendido. Por isso dizemos que as palavras do Sastra devem ser tomadas como elas são, sem qualquer alteração, uma vez que são além de nossos argumentos.
Acintyah khalu ye bhava na tams tarkena yojayet: "Não há utilidade em argumentar sobre o que é inconcebível." As pessoas geralmente argumentam, mas o nosso processo não é discutir, mas aceitar o conhecimento Védico como ele é. Quando Krsna diz: "Isto é superior, e isto é inferior" nós aceitamos o que Ele diz. Não é que nós discutimos, "Por que isto é superior e aquilo é inferior?" Se alguém argumenta, para ele o conhecimento se perde. "(SB 10.13.57, Significado).
Quando Srila Prabhupada escreve: "Isto é superior, e isto é inferior", a questão da diferença entre as Jivas Nitya Mukta e Nitya Baddha surge em minha mente. Talvez não possamos compreender todos os pronunciamentos de Srila Prabhupada sobre este assunto. Mas temos que aprender a aceitá-los sem tentar classificá-los de acordo com nossas próprias suposições fracas. (SS Suhotra Tapovanacari)

Ocorre algumas vezes dos seguidores de Madhva, Vallabha e Ramanuja acusarem os Gaudiya Vaisnavas de não serem capazes de explicar certas verdades espirituais logicamente e utilizarem ou atribuirem esta incapacidade a Acintya Sakti (potência inconcebível). Eles afirmam que Acintya filosoficamente não é satisfatória.
Chegam ao absurdo de comparar tal situação com os impersonalistas seguidores de Sankara que também atribuem um caráter inconcebível (Anirvacaniya) ao Brahman e a Maya. Ou seja, sugerem que o conceito de Acintya iguala-se ao conceito Mayavada de Anirvacaniya, e que ambos servem para encobrir os seus respectivos Siddhantas.

No entanto Sri Jiva Goswami explica que utilizando a lógica e o Sastra (e ele o faz extensivamente nos Sat Sandarbhas) chega-se a um ponto de admitir que certas verdades estão além da lógica e compreensão mundanos.

Podemos muito bem perceber que todas as explicações sobre este tópico no final não satisfazem o intelecto. E porque? Porque o processo baseia-se mais na fé do que no questionamento intelectual. Quando através do processo espiritual da Consciência de Krsna (cantar puro dos Santos Nomes - Suddha Nama) alguém realizar plenamente sua natureza espiritual estes questionamentos tornar-se-ão irrelevantes pois a compreensão da alma, sua "origem" e "destino", será plena.

Bhaktivinoda Thakura explica que o Karma é sem começo (Anadi) porque o condicionamento das Jivas "começa" antes do tempo material.

Ou seja, nós tivemos uma relação prévia com Krsna.

Interessante notar também que o Senhor manifesta Seu passatempo da criação (Srsti Lila) também eternamente. A cada criação Maha Visnu lança as Jivas na natureza material. E assim porque a Srsti Lila do Senhor é eterna, o Karma é sem começo e as Jivas são "eternamente condicionadas".
Ou seja, eternamente Jivas são "criadas" por Krsna. Eternamente algumas escolhem ficar com Krsna e eternamente algumas escolhem ficar condicionadas no sentido de que o passatempo da criação do Senhor (que inclui seus passatempos de vir resgatar as almas condicionadas) é eterno.

No Padma Purana, Uttara Khanda, o Senhor Shiva diz a sua esposa Parvati: "O Deus dos Deuses criou este mundo ilusório para Ele brincar."

No Visnu Dharmottara Purana (1.81.12): "Porque este mundo material também é eterno, o mundo seria agora vazio, se apenas uma pessoa por Kalpa obtivesse a liberação."

Resposta de Markandeya: (1.81.13) "Quando alguém é liberado, o Senhor Supremo, que tem potência inconcebível, cria outra Jiva e assim sempre mantém o mundo com Jivas."

CC Antya 3,77: Sri Caitanya Mahaprabhu respondeu: "Se todas as entidades vivas alcançarem a liberação, o Universo inteiro será desprovido de seres vivos."

CC Antya 3,78-79: Haridasa disse: "Meu Senhor, enquanto estás situado dentro do mundo material, envias para o céu espiritual todos os seres vivos desenvolvidos móveis e inertes de diferentes espécies. Então novamente o Senhor irá despertar as entidades vivas que ainda não estão desenvolvidas e ocupá-las em actividades."

CC Antya 3,80: "Assim, todas as entidades vivas móveis e inertes passarão a existir, e todo o Universo será preenchido como era antes."

Mahavadanya Avatar Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya, Ki Jaya !!!

Krsna está eternamente executando passatempos dentro do mundo material simultaneamente nos diversos e inumeráveis Universos desta criação material. Agora mesmo, neste exato momento, o Senhor Krsna em algum Universo material está a resgatar algumas almas "eternamente" condicionadas. Os Sastras oferecem uma pequeníssima amostra dos passatempos eternos de Krsna nos mundos espiritual e material.

E porque não considerar que todas estas possibilidades do condicionamento das Jivas podem ocorrer simultaneamente?

Quem poderá perceber a multidimensão dos passatempos eternos do Senhor nesta criação material?

"Mas, embora Arjuna esteja com Krsna em inumeráveis Universos materiais diferentes ao mesmo tempo, ainda há somente uma alma espiritual que é Arjuna. Esta alma espiritual expande-se em muitos corpos diferentes e, assim, você pode entender que há também encarnações de devotos, bem como as encarnações de Krsna.
Este é o poder da alma espiritual, que é ilimitado. Tal conceito não pode ser entendido enquanto se está ainda no estado condicionado."

Carta de Srila Prabhupada a Saradiya, 1968.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

O Thakura Adverte

"Os Anarthas vão surgir..."

Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura escreveu um livro intitulado "Sri Bhaktyaloka: Iluminações em Bhakti", onde analisa os seis principios desfavoráveis e os seis principios favoráveis para o cultivo de Bhakti, como delineados pelo Rasacarya Srila Rupa Goswami.

atyaharah prayasas ca prajalpo niyamagrhah jana-sangas ca laulyam ca sadbhir bhaktir vinasyati

utsahan niscayad dhairyat tat-tat-karma-pravartanat sanga-tyagat sato vrtteh sadbhir bhaktih prasidhyati

Quando ele analisa Niscaya (com confiança), relaciona este princípio com a argumentação prolongada da queda da Jiva de uma perspectiva limitada, e explica que tal argumentação prolongada vai levar ao surgimento de Anarthas:

"O Amnaya diz que as entidades vivas são pequenas partículas do sol espiritual, Krsna, e elas são inumeráveis. Assim como o mundo espiritual é manifesto pela potência espiritual Cit de Krsna, o mundo material é manifesto pela energia inferior ilusória; da mesma forma as entidades vivas são manifestas por uma parcela da energia espiritual. A forma espiritual de Krsna tem todas as qualidades na sua plenitude, e estas qualidades estão naturalmente presentes nos seres vivos, em quantidade diminuta. A natureza independente de Krsna é encontrada insignificantemente nas entidades vivas. Por esta razão, as entidades vivas clamam ser independentes. Como resultado, todos os seres vivos desenvolveram diferentes tendências. Por sua própria propensão as entidades vivas buscam sua própria felicidade, e por outra propensão elas procuram a felicidade de Krsna. Assim, os seres vivos são divididos em dois grupos: aqueles que buscam sua própria felicidade e aqueles que procuram a felicidade de Krsna. Aqueles que buscam a felicidade de Krsna são chamados Nitya Mukta, e aqueles que buscam sua própria felicidade são chamados Nitya Baddha . Neste sentido, todas as naturezas inconcebíveis estão sob a subordinação do tempo espiritual.
O fator tempo da natureza espiritual é um estado de eterno presente. Mas na energia ilusória inferior existem três estados de existência - passado, presente e futuro. Portanto, quaisquer considerações que surjam a este respeito, se relacionadas com o fator tempo espiritual, então nenhuma dúvida irá permanecer; mas, se visto de outra forma, então as dúvidas permanecerão. Porque uma alma espiritual pura busca sua própria felicidade? Se alguém apresentar esta questão, então as dúvidas decorrentes do fator tempo material irão se manifestar. Se alguém puder abandonar estas dúvidas, então ele poderá executar serviço devocional, caso contrário, haverá apenas uma série de argumentos. Se estes argumentos forem relacionados com a natureza inconcebível, então os Anarthas vão surgir." (Srila Bhaktivinoda Thakura)

E o que é a natureza inconcebível? A natureza inconcebível é que em qualquer dos casos que a Jiva tenha caído da Lila do Senhor, da sua posição como Tatastha, do Brahmajyoti, de Maha Visnu, ou que tenha sido sempre condicionada. Em qualquer destes casos é inconcebível, porque a Jiva optou e opta por uma situação inferior em detrimento de uma superior. Ninguém consegue explicar........;DDD

"Este é o mistério da criação material. Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu." (Srila Prabhupada - BG 13-20)

Então as dúvidas e questionamentos podem existir, mas temos que ficar satisfeitos com as explicações.

Sobre Niscaya, Srila Prabhupada diz: "A confiança completa no caminho do serviço devocional nos capacita a alcançar o objectivo que almejamos" (Sri Upadesamrta)

Porque se estivermos sempre a duvidar, sempre a duvidar e a duvidar e não encontramos as respostas, os Anarthas vão surgir.

Então quando formos questionados sobre a origem da Jiva, com muita confiança vamos simplesmente dizer:

"Vaikuntha é o lugar de onde nunca ninguém cai. A entidade viva pertence a potência marginal do Senhor Krsna (Tatastha Shakti). Nisto, todos concordam. A origem da vida condicionada das almas neste mundo material está, sem dúvida fora do alcance de nossa percepção directa. Podemos, portanto, melhor responder as perguntas sobre a origem, repetindo as respostas que Srila Prabhupada deu quando tais questões lhe foram colocadas:

"A morada original da entidade viva e da Suprema Personalidade de Deus é o mundo espiritual. No mundo espiritual, tanto do Senhor e as entidades vivas coexistem pacificamente. Uma vez que a entidade viva continua engajada no serviço do Senhor, ambos partilham uma vida feliz no mundo espiritual. No entanto, quando a entidade viva, utilizando indevidamente sua independência minúscula, quer desfrutar ela mesma, ela cai no mundo material."(S B 4.28.54 - Srila Prabhupada)" (Resolução do GBC 28 - 3/1 - 1997)

E a conclusão é que nós nunca caimos mas que também caimos.

Humildes reverências ..._/\_...

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari