quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Origem e Destino da Jiva - Siddha Deha

Somente uma breve nota (sempre na esperança que seja a última) sobre a complexidade do tópico. As diferentes posições sobre a origem da Jiva são trasportadas proporcionalmente para a questão dodestino da Jiva, ou a obtenção do Siddha Deha. Tomemos por exemplo a seguinte citação de Srila Prabhupada: "Então ir para Krsna significa que você terá que adquirir seu corpo espiritual, original. O corpo espiritual já está lá, mas nós estamos agora cobertos por este corpo material." Alemanha, 22/06/1974

Ora, aqueles que consideram que tiveram uma relação prévia com Krsna na Sua Lila, através do cantar puro (Suddha Nama) e com a misericórdia do Guru, irão reviver esta mesma relação eterna ("já está lá") e alcançar seu Siddha Deha (Svarupa Siddhi).

Outros que consideram que tiveram uma relação prévia com Krsna, mas não directamente na Sua Lila, também através do cantar puro e misericórdia do Guru, irão reviver uma relação latente eterna em forma de semente ("já está lá") com Krsna, alcançando Svarupa Siddhi.

Ou seja, os primeiros consideram que irão reviver a relação que já tiveram. Os segundos consideram que houve uma relação prévia, porém não na Lila do Senhor, mas que existe um Svarupa eterno latente em forma de semente.

Porém, existem também aqueles que consideram que a Jiva é eternamente (Anadi) condicionada e não teve nenhuma forma de relação prévia e o Svarupa Siddhi é alcançado através também do cantar puro e misericórdia do Guru. No entanto, o Siddha Deha é alcançado pela influência da associação obtida durante o Sadhana, e existem formas espirituais destinadas a Jiva ("já está lá").

Não tenho mais nenhuma observação

Reverências ..._/|\_...

Vosso servo
Prahladesh Dasa

"Sridhara Swami enfatiza que o céu volta ao seu estado puro original como era antes de ser designado por uma cobertura, neste caso o recipiente, de forma semelhante a alma pura uma vez existiu sem a designação do corpo material e tal como o recipiente partido, o corpo morre, a alma pura logra novamente a natureza espiritual pura como a que tinha antes existido nesta plataforma espiritual pura. Não há nada nos comentários de Vamsidhara, Viraraghava, Vijayadhvaja Tirtha, Srila Jiva Goswami, Visvanatha Cakravarti Thakura e outros comentadores que mude de alguma maneira ou sequer de um sentido adicional indirecto ao que está obviamente estabelecido no Srimad Bhagavatam: Que a alma que uma vez existiu no estado puro é coberta por um corpo material e logo regressa a este mesmo estado puro de antes, as palavras yatha pura "tal como antes" são significativas, pois se alguém desejar proclamar que a alma provém originalmente do Brahmajyoti ou algum outro nivel puro substituto que não a morada do Senhor, então a alma regressaria ao mesmo estado de acordo com a declaração do Srimad Bhagavatam, e isto é confirmado pelos Acaryas." (Srila Acaryadeva - Nossa Posição Original, Cap 7)

E portanto, a alma teve uma relação (Rasa) prévia com o Senhor.

No entanto, aqueles que defendem que o condicionamento da Jiva é sem começo (Anadi) e que nunca esteve previamente com Krsna irão simplesmente argumentar que "reviver a forma original" simplesmente significa reviver a consciência pura (Svarupa) da Jiva livre dos modos materiais.

E assim, acreditem, a argumentação não tem fim.

Vosso servo
Prahladesh Dasa