segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O Primeiro Acto da Jiva

Sobre a queda da Jiva do Brahmajyoti, Srila Prabhupada explica que o Brahmajyoti já é uma posição caída:

"Então, não há a questão de cair de uma condição caída. Quando a queda ocorre, isto significa cair de uma posição não caída."

Sobre o ponto de que a Jiva é "eternamente condicionada" (Anadi), Srila Prabhupada também não aceita e explica que isto significa simplesmente que não podemos determinar quando isto ocorreu.

Mas Srila Prabhupada também afirma que nós não caímos de Vaikuntha. Então qual a origem da Jiva? Simples. Tatastha Sakti, mas não no sentido de ser uma região específica, e sim a própria Jiva quando é gerada pelo próprio Krsna.

O Senhor Krsna ao desejar desfrutar de passatempos ilimitados e variados manifesta inumeráveis almas através de Sua Jiva Shakti.

Isto tudo ocorre no plano espiritual.

Estas incontáveis almas individuais são marginais (Tatastha). O Senhor Krsna mostra para estas almas tanto o ilimitado mundo espiritual, quanto o gigantesco mundo material.

O Senhor Krsna mostra para estas almas espirituais individuais que elas poderão ter uma maravilhosa vida bem aventurada eterna no mundo espiritual. Elas não entram na Lila do Senhor. Elas tem um vislumbre da Lila do Senhor. Um pequeno detalhe fica bem claro. Lá Krsna é o supremo desfrutador.

O Senhor Krsna também mostra a estas almas espirituais individuais que elas pelo contrário poderão ter uma vida no mundo material temporário, mas que apesar disto, quem "controla" (aparentemente) são estas mesmas almas.

Então o Senhor Krsna deixa elas decidirem. Como estas almas são potência marginal (Tatastha Shakti), elas tem que decidir. A falta não é de Krsna se estas almas decidem vir para o mundo de Maya. Krsna dá-lhes o presente inestimável do livre arbítrio.

"Este é o primeiro acto da Jiva" (Srila Bhaktivinoda Thakura)

E isto tudo ocorre fora do tempo material. Antes de entrarem no corpo de Maha Visnu.

"Vrajanatha: Porque o senhor diz que o Karma não tem começo?

Babaji: O desejo material é a raiz da qual todo o Karma (acções fruitivas) se manifesta. Esta ignorância não começou dentro do tempo material. A ignorância que é a raíz do Karma das almas individuais começou no limite entre matéria e espírito (Tatastha). E assim o começo do Karma ocorre fora do quadro do tempo material. É neste sentido que o Karma não tem começo." (Jaiva Dharma)

Aquelas que decidem ficar com Krsna, neste momento e somente neste momento é que entram na Lila eterna do Senhor.

Aquelas que decidem ir para o mundo material são colocadas num estado de Susupti no corpo de Maha Visnu, e Este quando lança um olhar para Maya injecta um incontável número destas almas individuais no mundo material.

"De acordo com o Visnu Purana, Bhagavad Gita e todas as outras literaturas Védicas, as entidades vivas são geradas a partir da energia Tatastha do Senhor." (Srila Prabhupada - Srimad Bhagavatam 3.7.9, significado)

"Deve ser entendido que a alma Jiva não é produzida nem no mundo material, nem criada no mundo transcendental. Elas são originadas a partir da linha marginal entre as esferas transcendental e mundana." (Tattva Viveka 2.4, por Srila Bhaktivinoda Thakura, página 55)

"Assim como surgem pequenas faíscas do fogo, todas as Jivas surgem de Krsna, a alma suprema." Brhadaranyaka Upanisad 2.1.20

"O Purusa ou Jiva tem dois locais, o mundo material e o mundo espiritual. A Jiva está situada numa terceira posição, chamada Svapna Sthana, a fronteira entre estes dois lugares. Situada neste lugar marginal, ela pode ver tanto os mundos material espiritual."
Brhadaranyaka Upanisad 4.4.3.18

"O delito de virar-se contra Krsna ocorre antes da entrada de todas as Jivas na matéria. Porque a raiz desse delito ocorre antes do tempo material, é chamada aversão a Krsna sem começo (anadi bahir mukhata)." (Jaiva Dharma)

Algumas citações do "Mahaprabhura Siksa - Os Ensinamentos de Mahaprabhu" por Thakura Bhaktivinoda:

"Narada no Pancaratra fala sobre Tatastha Sakti:
"A partícula de consciência que emana do Cit Shakti é chamado Tatastha."

"Quando a natureza da Jiva (Svabhava) é formada, o único responsável é o Senhor Supremo. Ninguém mais existe. Livre arbítrio ou independência é algo implícito na formação de algo espiritual. A relação do criador permanece apenas na própria criação. Todas as acções da Jiva espiritual após a sua criação não tem relação com o Senhor.
A Jiva equipada com total independência torna-se em primeiro lugar favorável ou avessa ao Senhor. Este é o primeiro acto da Jiva. Nisto, a Jiva é a única responsável. No momento deste acto, o Senhor simplesmente acompanha."

"A Jiva é uma entidade espiritual consciente. A Jiva apareceu pela energia marginal na linha divisória entre espírito e matéria. A partir desta posição, ela começou a olhar para os mundos material e espiritual. Aquelas Jivas que foram atraídas para a realização da Pessoa Suprema tornam-se desejosas do reino espiritual por causa do contacto com o conhecimento. Elas, então, obtem a força da potência Hladini da abundante Cit Sakti, o que as torna favorável ao Senhor eternamente, e elas são trazidas para o mundo espiritual como associados do Senhor.

Aqueles que, por sua própria vontade, tornam-se confusos e tornam-se ávidos por Maya estando situados no lado oposto, sendo chamados por Maya, então, tornam-se atraídos para o universo material, e são jogados no universo material por Karanodakasayi Visnu, o controlador de Maya. Isto como o resultado de sua aversão eterna ao Senhor Supremo. No momento em que entram no reino material, tornaram-se subjugados pela ignorância, a função de Maya."

Agora consideremos a sequinte citação do Mahabharata:

Acintyah khalu ye bhava na tams tarkena yojayet

"Não há utilidade em argumentar sobre o que é inconcebível."

E o que é inconcebível? O inconcebível é que em qualquer dos casos que a Jiva tenha caído da Lila do Senhor, da sua posição como Tatastha, do Brahmajyoti, de Maha Visnu, ou que tenha sido sempre condicionada. Em qualquer destes casos é inconcebível, porque a Jiva optou por uma situação inferior em detrimento de uma superior. Ninguém consegue explicar........;DDD

"Este é o mistério da criação material.
Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material.
Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e por que isto de facto aconteceu."

(Srila Prabhupada - BG 13-20)

"Sri Caitanya tem toda a tradição atrás dEle e Sua doutrina de Acintya Bheda Abheda pode ser considerada superior as outras no sentido que Ele realizou as limitações do pensamento lógico na realização das verdades religiosas que devem ser aceitas unicamente pela fé. Sri Caitanya é mais sincero para Sua consciência religiosa em confessar a inabilidade da lógica para resolver os mistérios da relação de Deus com o mundo." (SS Purushatraya Swami - As Quatro Sampradayas Vaisnavas).

E poderíamos também dizer, os mistérios da relação de Deus com a Jiva Sakti.

Mesmo Srila Bhaktivinoda Thakura no Jaiva Dharma salienta não ser capaz de com palavras explicar tudo isto, o que eu então que corro atrás das mulheres dos outros posso explicar....:(

Por fim, a Resolução do GBC sobre este tópico é a Resolução 28 - 3/1 - 1997:

"Vaikuntha é o lugar de onde nunca ninguém cai. A entidade viva pertence a potência marginal do Senhor Krsna (Tatastha Shakti). Nisto, todos concordam. A origem da vida condicionada das almas neste mundo material esta, sem dúvida fora do alcance de nossa percepção directa. Podemos, portanto, melhor responder as perguntas sobre a origem, repetindo as respostas que Srila Prabhupada deu quando tais questões lhe foram colocadas:

"A morada original da entidade viva e da Suprema Personalidade de Deus é o mundo espiritual. No mundo espiritual, tanto do Senhor e as entidades vivas coexistem pacificamente. Uma vez que a entidade viva continua engajada no serviço do Senhor, ambos partilham uma vida feliz no mundo espiritual. No entanto, quando a entidade viva, utilizando indevidamente sua independência minúscula, quer desfrutar ela mesma, ele cai no mundo material. "(Srimad Bhagavatam 4.28.54, significado por Srila Prabhupada)"

E agora mesmo para acabar (Ufa!), todas as tradições religiosas sempre debatem o tema do porque da queda da alma:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Queda_do_homem

"Há muita discordância quanto à natureza da alma individual ou Jiva. De acordo com sua natureza, cada ser humano terá uma conclusão diferente sobre a Jiva." (Thakura Bhaktivinoda)

Vosso servo caído

Prahladesh Dasa