sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Jiva Sakti

Vrajanatha: A alma individual não é criada por Maya. Isso eu aceito. Maya tem o poder de dominar a alma individual. Isso eu entendo. Então esta é a minha pergunta: Será que a potência espiritual (Cit Shakti) coloca a alma individual na fronteira (Tatastha) da matéria e espírito?
Babaji: Não. Cit Shakti é a manifestação plena da potência do Senhor Krsna. Tudo o que ela cria é eternamente perfeito (Nitya Siddha). As almas espirituais individuais não são eternamente perfeitas.
Ao participar das actividades do serviço devocional (Sadhana), elas podem tornarem-se perfeitas (Sadhana Siddha) e, assim, desfrutar de bem-aventurança espiritual exatamente como a desfrutada pelos seres (Nitya Siddha) eternamente perfeitos. Os quatro tipos de amigas Gopis (Sakhi) de Srimati Radharani são eternamente seres perfeitos (Nitya Siddha). Elas manifestam-se da forma de Srimati Radharani, que é Cit Shakti Ela mesma. Todas as almas espirituais individuais manifestam-se da Jiva Shakti do Senhor Krsna. Cit Shakti é a potência completa do Senhor Krsna (Purna Shakti). As alma individuais (Jiva Shakti) estão entre as potências incompletas do Senhor Krsna (Apurna Shakti). A partir da potência completa coisas completas e perfeitas manifestam-se. Da potência incompleta todas as almas individuais, que são fragmentos atômicos de consciência, manifestam-se.
O Senhor Krsna manifesta diferentes tipos de entidades de acordo com os diferentes tipos de potências que ele emprega para criá-las. Quando Ele manifesta-se na Sua Cit Shakti, Ele aparece como Krsna e como Narayana, o Mestre de Vaikuntha. Quando Ele manifesta-se na Jiva Shakti, Ele aparece como Baladeva, Sua forma de passatempo (Vilasa Murti) em Vraja. Quando Ele está manifesto na Maya Shakti, Ele aparece como as três formas de Karanodakasayi Vishnu, Garbhodakasayi Vishnu e Ksirodakasayi Vishnu.
Em Vraja Ele aparece em sua forma original, como Krsna, uma forma manifesta da Sua potência completa. Aparecendo como Baladeva, Ele manifesta Sua Sesa Tattva (a natureza do Senhor Sesa). Deste modo, Ele manifesta os oito tipos de serviços que os associados eternamente liberados oferecem a Ele.
Novamente em Vaikuntha Ele aparece como Sesa Sankarsana e manifesta os oito tipos de serviços que Seus eternos associados oferecem ao Senhor Narayana. O Senhor Sankarsana encarna como Maha Visnu. Ele se torna o lugar de descanso das Jivas (Jiva Shakti) e aparece como a Superalma no coração de todas as almas individuais que residem no mundo material. Todas estas almas individuais estão atraídas por Maya. Enquanto elas não alcançam a misericórdia do Suprema Personalidade de Deus e abrigam-se na Hladini Shakti espiritual do Senhor, elas são derrotadas por Maya. Inumeráveis almas são derrotadas por Maya e estão presas por ela. Estas almas são as seguidores dos três modos de Maya. Portanto podemos concluir: as almas individuais são manifestas pela Jiva Shakti. Elas não são manifestas pela Cit Shakti."
(Jaiva Dharma)

O Senhor Krsna ao desejar desfrutar de passatempos ilimitados e variados manifesta inumeráveis almas através de Sua Jiva Shakti.

Isto tudo ocorre no plano espiritual.

Estas incontáveis almas individuais são marginais (Tatastha). O Senhor Krsna mostra para estas almas tanto o ilimitado mundo espiritual, quanto o gigantesco mundo material.

O Senhor Krsna mostra para estas almas espirituais individuais que elas poderão ter uma maravilhosa vida bem aventurada eterna no mundo espiritual. Elas não entram na Lila do Senhor. Elas tem um vislumbre da Lila do Senhor. Um pequeno detalhe fica bem claro. Lá Krsna é o supremo desfrutador.

O Senhor Krsna também mostra a estas almas espirituais individuais que elas pelo contrário poderão ter uma vida no mundo material temporário, mas que apesar disto, quem "controla" (aparentemente) são estas mesmas almas.

Então o Senhor Krsna deixa elas decidirem. Como estas almas são potência marginal (Tatastha Shakti), elas tem que decidir. A falta não é de Krsna se estas almas decidem vir para o mundo de Maya. Krsna dá-lhes o presente inestimável do livre arbítrio.

E isto tudo ocorre fora do tempo material. Antes de entrarem no corpo de Maha Visnu.

"Vrajanatha: Porque o senhor diz que o Karma não tem começo?

Babaji: O desejo material é a raiz da qual todo o Karma (acções fruitivas) se manifesta. Esta ignorância não começou dentro do tempo material. A ignorância que é a raíz do Karma das almas individuais começou no limite entre matéria e espírito (Tatastha). E assim o começo do Karma ocorre fora do quadro do tempo material. É neste sentido que o Karma não tem começo." (Jaiva Dharma)

Aquelas que decidem ficar com Krsna, neste momento e somente neste momento é que entram na Lila eterna do Senhor.

Aquelas que decidem ir para o mundo material são colocadas num estado de Susupti no corpo de Maha Visnu, e Este quando lança um olhar para Maya injecta um incontável número destas almas individuais no mundo material.

Agora: Aquelas almas (Jiva Shakti) que vieram para o mundo material e depois através de Sadhana Siddha voltaram para o mundo espiritual podem em Goloka ou Vaikuntha cair novamente no reino de Maya?

Poder podem, mas é muito, muito, muito...muito improvável.

"Quanto as suas perguntas sobre como e de onde cairam as almas condicionadas, sua primeira pergunta se alguém tem um relacionamento com o Senhor Krsna em Krsnaloka, ele nunca cai?
As almas são dotadas de independência diminuta como parte da sua natureza e essa independência diminuta pode ser utilizada de forma correcta ou incorrecta em qualquer momento, por isso há sempre a chance de cair por usar a independência incorrectamente. Mas aqueles que estão firmemente fixos em serviço devocional a Krsna estão a fazer uso adequado de sua independência e assim eles não caem." (Srila Prabhupada)

"É uma coisa muito incomum para alguém fazer, abusar da vontade dessa forma, sem qualquer influência externa, e ao se aprender a lição para não fazê-lo, não se irá fazê-lo novamente (embora seja possível)." (Srila Acaryadeva)

Palestra, CC Adi 7,108 (São Francisco: 18-02-1967):
Bhaktijana: Quando as almas que nunca foram condicionadas ..., eles também têm a independência?
Prabhupada: Sim, mas elas não a usam de forma incorrecta. Elas sabem que "eu estou destinada ao serviço de Krsna" e elas estão felizes no serviço a Krsna.
Bhaktijana: Elas podem em algum momento usar incorrectamente a independencia?
Prabhupada: Sim, elas podem. Este poder está lá. Sim?
Devoto: Bem, eu acredito que o senhor uma vez disse que uma vez que uma alma condicionada torna-se perfeita, fica fora do mundo material e vai para Krsnaloka, não há possibilidade de cair novamente.
Prabhupada: Não! Há a possibilidade, mas elas não voltam. Assim como depois de colocar a mão no fogo, você nunca coloca novamente se você for realmente inteligente. Portanto, aqueles que voltam para Deus, eles tornam-se inteligentes.

Em relação as almas (Cit Shakti) eternamente liberadas e aquelas almas (Jiva Shakti) que optaram por ficar com Krsna. Estas nunca caem.

Os Associados Pessoais do Senhor Nunca Caem - por SS Romapada Swami

http://www.romapadaswami.com/?q=node/342

Tradução de Bhagavan dasa (DvS)

Como Srimati Radharani - que não possui a liberdade inerente de dar as costas a Krsna, como têm as jivas - pode, ainda assim, ser considerada uma Pessoa que experimenta o amor a Krsna? Como o Maharaja afirma, se as jivas não fossem possuidoras desse livre-arbítrio, nosso amor forçado não seria considerado, de forma alguma, amor; contudo, quando falando de Radharani, que, por natureza, não tem essa liberdade, Sua experiência continua sendo chamada de amor. O senhor poderia, por favor, explicar essa aparente contradição?

"Há três categorias principais de energia do Senhor Supremo: a potência interna, a potência externa e a potência marginal (antaranga, bahiranga e tatastha sakti). As jivas são, por constituição, a potência marginal do Senhor; como o nome indica, elas são marginais, isso no sentido de que elas podem se dirigir para ambas as direções, isto é, podem se refugiar na potência interna ou na potência externa. Srimati Radharani e outros eternos associados pessoais do Senhor, no entanto, pertencem à categoria de potência interna. O fato não é que eles não têm livre-arbítrio, mas, sendo “não-marginais”, eles SEMPRE escolhem servir Krsna, e nunca se sujeitam à energia externa. Isto acontece em virtude da diferença constitucional entre os dois tipos de energias.

Uma analogia grosseira seria a analogia do fogo e da faísca, como explicado previamente. O fogo resplandecente jamais se separa de seu calor e de sua luz, ou, ainda nesse tópico, um grande pedaço de lenha no fogo resplandece com o fogo, mas uma pequena faísca desse fogo pode facilmente se deixar levar."

SS Romapada Swami

Vosso servo

Prahladesh Dasa