quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Pranayama

A melhor maneira para limpar-se é cantar continuamente o Maha Mantra Hare Krsna. Manter-se limpo com banhos e executar Pranayama auxiliam no cantar do Maha Mantra Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare. No entanto num estágio avançado de Raganuga Bhakti o devoto não executará Mudras, Pranayama elaborado e Nyasa.

Em relação ao Pranayama, basta respirar profunda e lentamente enquanto recita o Maha Mantra Hare Krsna com atenção e amor.

Pranayama Elaborado

No Hari Bhakti Vilasa de Srila Sanatana Goswami, oitavo vilasa, volume um, o processo de Pranayama para um devoto é mencionado no quinto capítulo, quando realizado com o Kama Bija (Klim).

Primeiro, cante o Viniyoga Mantra:

om kama-bijasya prajapati rishih

daivi-gayatri chandah

shri krishna-caitanyo devata

ka-karo bijam

la-karo kilakam

i-karo shaktih

pranayame viniyogah

Então execute Pranayama Nyasa:

om kama-bijaya namah

prajapati-rishaye namah – (toque a cabeça)

daivi-gayatri chandase namah – (toque a Sika)

shri krishna-chaitanya-devatyai namah – (toque o rosto)

ka-kara-bijatmamane namah – (toque o coração)

la-kara kilakatmane namah – (toque o lado direito do peito)

i-kara shaktyatmane namah – (toque o lado esquerdo do peito)

pranayama-viniyogaya namah – (toque o coração)

Então cante mentalmente o Klim 16 vezes enquanto inala, 64 vezes enquanto mantém a respiração e 32 vezes durante a expiração.

Contando dessa forma, deve-se começar por inalar pela narina esquerda (nervo Ida, Candra), obstruindo a narina direita, segurando a respiração, e depois expirando pela narina direita, obstruindo a esquerda. Em seguida, deve-se inspirar pela narina direita (nervo Surya, Pingala), segurando a respiração e expirando pela narina esquerda, utilizando a mesma contagem. Isto deve ser repetido três vezes.

Sente-se ereto na posição de lótus ou com a pernas cruzadas. Costas e cabeças eretos. O ritmo da respiração/retenção/expiração é 1/4/2.

1 - Pegue a mão direita, dedos indicador e médios dobrados até a palma da mão.

2 - Coloque a mão sobre o nariz. Exale.

3 - Feche a narina direita com o polegar direito. Inale pela narina esquerda.

4 - Use o polegar e o dedo anelar para fechar ambas as narinas. Retenha.

5 - Solte o polegar e expire pela narina direita, mantendo a narina esquerda fechada pelo dedo anelar.

6 - Inale pela narina direita.

7 - Feche ambas as narinas e retenha.

8 - Exale pela narina esquerda, soltando o dedo anelar.

Isto constitui um ciclo completo da respiração Solar/Lunar (Anuloma/Viloma).

Pranayama por Sriman Krsna Ksetra Prabhu

"Considerando que os praticantes de Yoga podem gastar um tempo considerável na prática do controle da respiração como uma técnica para preparar o corpo e a mente para posteriores estágios, a literatura Pancaratra prevê um mínimo de prática que leva apenas alguns minutos, como um aspecto de Citta Suddhi, ou purificação prévia da consciência. Bhuta Suddhi, também existente em várias tradições do Tantra, é um processo relacionado de desintegração e reintegração consciente dos elementos corporais, em última instância como significando ajudar a identificar-se como um ser espiritual categoricamente diferente do corpo material efêmero. O controle da respiração se torna mais um veículo para expressar a recitação devocional dos Mantras associados com a imagem adorável: a absorção visual sob a forma da imagem é complementada com recitações que servem de meios concretos para a abertura da comunicação com a Deidade adorável."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari