terça-feira, 10 de agosto de 2010

"Prabhupada, o que mais lhe agrada?"

É um facto inegável de que Srila Prabhupada enfatizou fortemente a distribuição de seus livros juntamente com o cantar em público inúmeras vezes nos seus próprios livros e também em suas cartas e aulas.

O serviço devocional é absoluto. É tudo transcendental e importante.

Carta de Srila Prabhupada em 19 de Janeiro de 1975 para SS Satsvarupa Maharaja: "A adoração a Deidade [Nota pessoal: e consequentemente a construcção de um Templo] é exatamente tão importante quanto a distribuição de livros. Ela não é material. Vocês devem entender a importância de todo e cada item do serviço devocional. É tudo transcedental."

Carta de Srila Prabhupada em 16 de Janeiro de 1975 para Sriman Jyotiganesvara Prabhu: "Porque estou acentuando uma coisa (a distribuição de livros) em especial, isto significa que tudo o mais não tem importância? Não. Tudo deve prosseguir. Por favor consulte sua autoridade para saber qual a melhor ocupação para você."

E porque tanta ênfase na distribuição de livros e cantar público?

1 - Porque a distribuição de livros "é a nossa actividade mais importante", ou o nosso mais amplo instrumento de propagação da filosofia da Consciência de Krsna e para realizar nossas metas de estabelecer o Yuga Dharma - Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare/Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

2 - E também porque "embora o serviço devocional seja absoluto, Krsna fica especialmente satisfeito de ver alguém propagando Suas glórias (Srila Prabhupada para Sriman Manidhara Prabhu e Sriman Rohinisuta Prabhu - 27/10/76)." E é por isto que todos, desde o devoto mais novinho até o mais antigo, querem sair e cantar em público e distribuir livros ainda que se ocupem em outros serviços.

3 - Porque sem o Sankirtana ou cantar do Santo Nome em público e a distribuição de livros não será possível obter o maior benefício e a realização mais profunda das outras actividades espirituais como ouvir o Bhagavatam, cantar Nama Japa, Sadhu Sanga ideal, adorar a Deidade ou residir no Santo Dhama.

Consideremos depois disso:

Por Sriman Nirantara Prabhu: "Em 1975 numa reunião com distribuidores de livros eu perguntei: "Prabhupada, o que mais lhe agrada?" Eu supus a resposta de Prabhupada: "Que vocês distribuam livros", para animar a todos nós, distribuidores de livros. Prabhupada, pensativo, fez uma pausa, depois disse: "Que vocês amem a Krsna."

Mais do que distribuir os livros, teríamos que aprender a amar a Krsna por distribuir os livros e isto agradaria mais a Srila Prabhupada."

Por Sriman Aindra Prabhu: "Sem o Sankirtana ou cantar do Santo Nome em público não será possível obter o maior benefício e a realização mais profunda das outras actividades espirituais como ouvir o Bhagavatam, cantar Nama Japa, Sadhu Sanga ideal, adorar a Deidade ou residir no Santo Dhama. Em outras palavras, não poderemos obter o maior benefício de qualquer outra prática de serviço devocional sem dispender algum tempo em executar Nama Sankirtana. Como se alcança o maior benefício em todas as práticas através do Kirtana? Quando Krsna vê que alguém está ajudando os outros, dando oportunidade de ouvirem o Santo Nome de Krsna, em seguida, os Santos Nomes retiram a cortina de ilusões dessa pessoa. Ele permite, assim, que eles vejam a verdadeira natureza da Deidade e, assim, penetrem e percebam a supremacia de Bhagavata, o caminho da devoção espontânea. E por servir o Guru e Krsna no caminho de Raga, a compreensão de Bhagavata e o saborear da Deidade tornam-se ainda mais intensos. Em seguida, as práticas de todas as actividades entram numa dimensão que evoluem para um plano de Raganuga Bhava, ou Vraja Bhava. Este é o Sankirtana real. Este é o Sankirtana de Caitanya e Seus associados – o prazer de Vraja Bhava na execução pura de Sankirtana. É essencial que os devotos que estão realmente sérios no avanço da Consciência de Krsna, avançando para o estágio de perfeição, alcancem esta posição de realizar Sankirtana Raga Mayi, ou seja, Kirtana carregado de emoção espiritual. Só então, se pode ajudar os outros a despertar seu profundo apreço ao Supremo, Bhagavata e seu profundo apreço a todas as instrucções que Srila Prabhupada e os demais Acaryas nos legaram.”

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari