segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Siddha Santo da ISKCON

SG Aindra Prabhu Smrti Seva no Bhaktivedanta Manor

Uma parte da oferenda de SG Dina Bandhu Prabhu:

"Na época que Prabhupada estava entre nós, nós "lutavamos" para saber quem ia liderar o Kirtana, e agora quando vou a Parikrama, eu não consigo cantar e tocar Mrdanga sozinho o dia todo, e então onde estão os líderes de Kirtana....

Nem posso imaginar a dor que os devotos pelo mundo todo estão a sentir (chora)...
Aindra Prabhu estava muito apegado ao Nama Sankirtana...
Ele perguntava enfaticamente: "Onde está o Harinama Sankirtana?"...
Geralmente quando estou a terminar as minhas viagens pelo ocidente e volto para Vrndavana estou muito ansioso para regressar, mas agora é a primeira vez, eu nunca me senti assim, tenho um problema, eu quero voltar, mas tenho este gosto agri-doce de que não poderei ver o rosto sorridente de Aindra Prabhu, um rosto de lua cheia do Kirtana como eu gostava de chama-lo - Kirtana Candra, sempre a fazer Kirtana....
Kirtana Candra Aindra Prabhu Ki Jaya..."

Uma parte da oferenda de Srimati Syamasundari Mataji (Mãe de Gopala):

"Ele disse ao meu filho Gopala, que não queria ser colocado em Samadhi, mas que suas cinzas deveriam ficar próximas de suas Deidades de Gaura Nitai....
Aindra Prabhu, o senhor agora está com Prabhupada nos passatempos eternos dele. Não vai ser o mesmo sem o senhor. Com muita tristeza sentiremos sua falta em Vrndavana...
Mas foi por causa de Aindra Prabhu que este Kirtana 24 horas foi para o ocidente...
Aindra Prabhu enfrentou muitas dificuldades. Durante os 365 dias do ano não saia de Vrndavana, condições climáticas extremas, as monções, verão, inverno [Nota pessoal: aqueles que estiveram em Vrndavana no inverno sabem o quanto faz frio] para cumprir a instrucção dada por Prabhupada..."

Uma parte da oferenda de Sriman Visvambara Prabhu:

"Ele deu-me uma instrucção muito simples. Ele disse: "Você quer saber qual o segredo para a purificação no Kirtana. É cantar para o prazer de Krsna." Uma instrucção muito simples mas que carrego comigo sempre quando pedem-me para cantar. Não é como nós cantamos, mas porque cantamos. Não como cantar, ou a melodia, existem muitas motivações diferentes, mas ele disse-me que esta era a motivação que tinhamos que ter, cantar para o prazer de Krsna e então o coração seria purificado....
Um dia haviam muitos Sannyasis no Krsna Balarama Mandir, penso que era o dia de Srimati Radharani, mesmo muitos no Mangala Arati, e todas aquelas Dandas estavam a bloquear a visão dos devoto(a)s que estavam atrás, e as devotas eram muito tímidas para pedirem licença. Então uma voz alta e estridente vibrou do fundo da sala no Mangala Arati: "Será que vocês podem afastar estas Dandas do meu caminho!" Todos os Sannyasis olharam para trás e perguntaram quem havia falado daquela forma. E quando viram quem era - "Ei, este é o Aindra" - então todos abriram espaço. (Risos) Ele era muito respeitado e estava realmente no humor de Sannyasi..."

SG Gauri Prabhu, responsável pelo Gurukula e vizinho de quarto de Aindra Prabhu:

"Geralmente quando lemos o Caitanya Bhagavata, Caitanya Caritamrta que falam sobre diferentes categorias de pessoas que praticam serviço devocional, loucura, nós ouvimos falar de loucura, loucura em Consciência de Krsna, e lemos os Kirtanas que faziam, categoricamente pessoas loucas, excêntricas e loucas em Consciência de Krsna, e podemos definitivamente dizer que entre estas pessoas esta Dina Bandhu [que está

sentado atrás]... (Risos), não eu queria dizer Aindra Prabhu e em segundo lugar Dina Bandhu Prabhu (Risos). Porque em Vrndavana sempre existem estas pessoas, não é possível controlá-las nem contê-las. A administração bem tentou, sofreu por muitos anos ao tentar "controlá-los" (Risos). E falharam desastrosamente (Risos). Se Dina Bandhu vinha ter comigo ou se Aindra Prabhu vinha ter comigo o encontro acabava (Risos).

Realmente, porque eles falavam uma lingua completamente diferente dos demais (Risos), eles começavam a falar muito a frente dos demais, e especificamente sobre Aindra Prabhu ele era uma pessoa mesmo "dramática", cada coisa que ele falava era como um discurso de Barack Obama (Risos). Ele era mesmo muito enfático. E penso que somente quando Dina Bandhu foi presidente ele teve completa liberdade para expressar sua loucura e provavelmente foi induzido para tal por Dina Bandhu (Risos). Mas a próxima administração tentou mesmo restringi-lo. A primeira vez que vi-o, penso que foi em 1986 exatamente depois de que o Guru que eu tinha havia saido da ISKCON, e eu estava devastado, confuso e só pensava em ir a India. Quando cheguei a Vrndavana, o Kirtana do Guru Puja estava a ser liderado por Aindra Prabhu e Nandanandana Prabhu e era algo que eu nunca tinha visto anteriormente, realmente uma expressão da alma, algo mesmo dramático, pulava para cima e para baixo e treeeemia !!! (Risos)... Sriii Guuuru Caaaarana e a pular bem alto. Era como, como dizer, uma rebelião contra toda e qualquer restrição na vida (Risos)

Uma expressão muito forte de devoção ao Santo Nome que ajudou-me, e a muitos outros a sentirem-se libertos com aquela execução.
Nós compartilhamos a mesma varanda por muitos e muitos anos e havia uma parede na varanda com orificios que separavam-nos um do outro e por onde nós passavamos coisas um ao outro e onde tivemos muitos encontros (Risos). Eu chamava seu quarto do Palácio de esterco de vaca (Risos).

Para aqueles que não estiveram no seu quarto, novamente uma loucura, ele colocou esterco de vaca nas paredes, no tecto, na porta e vivia assim nessa atmosfera de pó de esterco de vaca e seu altar enorme (Risos)... e tinha também Tulasi, não uma árvore Tamala, eu penso que ele a tirou do jardim, toda esta parafernália, eu não sei como ele pos lá (Risos).
Mas ele tinha um grande apego ao cantar, juntamente com este senhor atrás de mim (Dina Bandhu Prabhu) lideravam um Kirtana em Bahulastami, no dia do aparecimento do Radha Kunda fazendo Sankirtana e Parikrama com milhares de pessoas em volta do Radha Kunda e Syama Kunda a meia noite, e ele completamente suado com milhares de pessoas, realmente uma atmosfera incrível.
Quando fui para Vrndavana eu gostava de Kirtanas e Aindra Prabhu tentou "recrutar-me" (Risos) ele levou-me para seu quarto juntamente com outros devotos e nos ensinava a tocar como ele queria (Risos). Não havia um sistema, mas o que vinha de dentro dele, e quando alguém dava um toque errado ele ficava mesmo "irado" (Risos), eu não fiquei muito tempo (Risos).
E aqueles que ficaram, Gopala, Madhava Prabhu, Gopinatha, Ananda Caitanya, aqueles que viviam com ele, acreditem, eles viviam uma vida mesmo austera, só uma escova de dentes (Risos), eles realmente não tinham nada, eles viviam sem nada, como pedintes.
Todos os programas tinham que pagar uma diária ao Templo e por isto eles começaram a vender as cassetes, o que penso que num certo sentido estava mal porque deveriam ser suportados pelo Templo já que faziam um programa tão importante. O seu estilo, como ele amarrava um manto em volta do pescoço... Os meninos do Gurukula gostavam dele. Ele é louco eles diziam (Risos). Eu acho que ele liberou a empresa Fisherman's Friend (balas, rebuçados de mentol -
http://en.wikipedia.org/wiki/Fisherman's_Friend) (Risos e aplausos). Ele tentou muitas coisas, mastigar cravinhos da Índia, e qualquer coisa que dissessem para incrementar a voz (Risos) e num certo dia ele certificou os rebuçados, balas Fisherman's Friend (Risos)

E agora todos usam Fisherman's Friend, quando eles respiram você pode sentir o cheiro (Risos)
Agora faz parte do ritual do Kirtana, eles abrem aquela caixa especial (risos) e tomam Fisherman's Friend. Ele fez uma grande promoção desta compania Fisherman's Friend (Risos)
Ele fazia os votos muito fortes de Caturmasya e depois convidava a todos para festivais na sua varanda.
Uma vez perguntei-lhe do que gostava antes de entrar para o Movimento e ele respondeu: "manteiga de amendoim" (Risos) "Eu e meu pai eramos viciados em manteiga de amendoim (Risos) e nós punhamos manteiga de amendoim em tudo" (Risos). A maioria de nós faziamos coisas desastrosas mas ele era somente fã de manteiga de amendoim.
Todos os palestrantes do Bhagavatam tinham este momento. Aindra Prabhu não ouvia o Bhagavatam na sala do Templo, mas ficava no seu quarto a fazer seu Gopi Sadhana penso eu (Risos) ou seja o que for, mas ele ouvia a aula do seu quarto e quando ele vinha para fazer perguntas pelo lado do altar (Risos) e levantava o dedo (Risos) e nós pesavamos "SIIIIIM", "SIIIIIM, Aindra está aqui" (Gargalhadas), e nós sabíamos que a sua pergunta viria de algum universo muito distante (Muitos risos), e o orador ficava completamente atordoado "O QUE !!!" Um outro contexto, um outro mundo (Risos). Lembro-me numa aula que estava a ser questionado a posição de Srila Prabhupada no mundo espiritual, e Aindra revelou sua realização que Prabhupada era sete pessoas diferentes e nós pensamos UAU!!! Incrivel (Risos) Alguns oradores até comentavam - "A sua loucura não vai terminar, ela está mesmo fixo" (Risos)
Então foram muito enfáticos com ele. "Você tem que vestir um Dhoti. Aindra Prabhu você é um Brahmacari e tem que vestir um Dhoti com a parte de trás. Prabhupada não gosta disto". Então finalmente no dia seguinte ele veio ao Templo e tinha um Dhoti vestido, mas tinha um grande manto amarrado até o pescoço que você não podia ver mais nada (Risos) o Dhoti estava por dentro disto (Risos)

Não havia maneira de controlá-lo. Ele era tão consistente na sua loucura (Risos) que num certo ponto começou a ser reconhecido por isto.
Então para finalizar o que podemos falar de Aindra Prabhu, não podemos falar muito. Ele fazia seu Sankirtana, fazia seu Puja e não havia muita conversa com ele a não ser que você estivesse preparado para percorrer uma grande distância (Risos)
Vocês sabem duas pessoas que você não poderia começar uma conversa na Índia a não ser pelo menos por duas horas: Bhakti Vidya Purna Swami e Aindra Prabhu (Risos) Não entre !!! Se você não quer ovir por duas horas não pergunte nada (Risos) Se você estiver preparado, está bem, mas depois de cinco minutos a conversa estará numa outra plataforma.

Para finalizar meu ponto, penso que ao longo destes anos todos que a nossa experiência de Vrndavana, não somente a atmosfera mas a bem aventurança que temos internamente e que mais ou menos absorvemos esta loucura espiritual deve-se muito a Aindra Prabhu. A experiência de Vrndavana, a realidade de Vrndavana para nossas vidas. Ele faz parte disto. Isto não vai ser substituido. Para aqueles que compartilharam isto. Para aqueles que sentiram isto. Para aqueles que ouvem os Kirtanas eles sentem algum sabor, mas ele era Vrndavana para todos nós. E vai viver por muito tempo em nossas memórias e em nossos corações como sendo um dos devotos loucos de Sri Caitanya Mahaprabhu que experimentamos em nossas próprias vidas.
Muito obrigado.
Hare Krsna !!!"
(Aplausos)

Nitai Gaura Premanande Hari Haribol !!!

Oferendas completas em:

http://www.mayapurtvarchives.com/2010/07/july-20th-hh-aindra-prabhu-smrti-seva.html

Biografia de SG Sriman Aindra Prabhu:

http://news.iskcon.org/node/3002#ixzz0vApiEu50

Uma parte da oferenda de Sriman Kaustubha Prabhu:

"Aindra Das viveu num quarto no terceiro andar de uma escola para meninos, ao lado do Templo. Sua vida foi toda dedicada a prática de Krsna Bhakti. Ele costumava ler, discutir e contemplar as escrituras esotéricas de Bhakti naquele quarto, tarde da noite. Ele realizava naquele quarto os rituais sagrados de Bhakti com a maior sinceridade. Às quatro da manhã, ele entrava no Templo para observar o Mangala Arati, e então ele entrava no Sanctum-Sanctorum do Templo para executar o serviço de Alankara, ao vestir as formas divinas de Radha Syamsundara. Embora Aindra se vestisse praticamente em farrapos, o seu senso artístico refinado foi expresso através da beleza artística excepcional do seu serviço a Radhe Shyam. Mais tarde ele ia descansar um pouco, depois voltava para o Kirtan. Toda noite ele cantava no Templo para o deleite de milhares de pessoas.

Aindra Prabhu, o senhor mudou o mundo através de sua música. Tantos seguem seus passos em todos os cantos do globo. É difícil acreditar que não vamos vê-lo novamente. Não havia ninguém como o senhor. Sentar-se perto do senhor em frente a Radha Shyamsudar e cantar com todo o meu coração e com todos os Vaishnavas foram alguns dos melhores momentos da minha vida. Sentirei sua falta para além do que minhas palavras podem expressar. Muito obrigado do fundo do meu coração por tudo o que o senhor nos deu. Até o dia que eu morrer o senhor vai continuar a ser uma inspiração tremenda.
Todas as glórias a Aindra Prabhu!"

http://bhakticollective.com/2010/07/17/in-loving-memory-of-aindra-das-2/

Uma oferenda do coração por SS Radhanatha Swami:

"Como o sol fulgurante da personalidade divina de Sri Aindra Prabhu manifestou-se no mundo espiritual de Goloka Vrndavana, o sol de sua presença física foi-se de Gokula, a Vrindavana deste mundo. E nós choramos na separação.

A vida gloriosa de Aindra Prabhu personifica a determinação e dedicação, todas elas destinadas exclusivamente para o prazer de Sri Sri Radha Shyamasundara. Seu coração inundava-se como o Yamuna ao ser inundado pela monção de Sua Divina Graça Srila Prabhupada. Seu amor por Vrindavana é a sua vida e alma.

Aindra Prabhu foi infinitamente mais do que um músico. Ele renunciou à paixão de todos os encantos do mundo material para dedicar-se exclusivamente de coração e alma para cantar os Santos Nomes de Deus. Dia e noite, todo o seu ser estava dedicado aos nomes de Radha Shyamasundara. Ele respirava Kirtan. Seu coração batia por Kirtan. O Senhor Caitanya habilitou seu Kirtan com uma doçura inconcebível, poder e habilidade musical, que atraia os nossos corações como nenhum outro. Enquanto cantava o Kirtan, as emoções de Aindra Prabhu entravam em erupção como um vulcão de devoção que inundava e hipnotizava nossos corações.

Acredito que cada pedra, tijolo e pilar do Templo de Krsna Balaram e todas as árvores e partículas do pó sagrado do Ramana Reti estão permeados com a vibração sonora de devoção de Aindra Prabhu. Se abrirmos nossos corações, vamos ouvir. Aindra Prabhu exportou a doçura do amor a Vrindavana para todo o mundo e nós somos eternamente gratos.

Como milhares de devotos choram ao realizar sua perda física, eu me sinto sem palavras. Aindra Prabhu era um amigo e irmão espiritual tão querido para mim. A bondade, amor e incentivo que ele sempre mostrou para mim são um tesouro que eu oro para sempre lembrar-me.
Aindra Prabhu, suas Deidades adoráveis, Sri Sri Radha Shyamasundara já levaram-no em Seus passatempos eternos. Nós celebramos a sua vida com lágrimas de gratidão."

Uma parte da oferenda sentida de SS Mahanidhi Swami:

“Srila Prabhupada – Ki Jaya!
As pessoas dizem que há dois factores que influenciam a vida de um indivíduo. O factor de Prabhava, do destino ou o destino Kármico e nosso livre-arbítrio ser uma interacção entre a nossa escolha, nosso livre-arbítrio e destino.

Isso é para as pessoas comuns. Elas são direccionadas por seu destino e tem algumas poucas escolhas do livre-arbítrio. Mas (para) os grandes devotos do Senhor, há um terceiro factor que controla suas acções. Há o destino que significa que o nosso Karma: Prarabdha Karma, Aprarabdha, Kutam, Bijam. E há o livre arbítrio. Mas para o Suddha Bhakta, Suddha Vaishnava, há a vontade de Krsna, Krsna iccha.

Então este arranjo para a partida do Siddha Baba Aindra - ele é um Baba, um Siddha Baba [aquele que alcança Siddhi em todos os cinco aspectos (Angas) de Bhakti], Siddha Mahanta.

Siddha Mahanta Aindra Maharaja Ki Jaya!!!

Isso foi o desejo de Krsna e Radha, ou digamos Radha e Shyam para Seus próprios fins. Esta partida indica muito claramente que ele é um "Siddha" porque não faz qualquer sentido lógico, é Acintya Shakti a actuar. Acintya Shakti não se enquadra no âmbito da inteligência. Quando se olha para as linhas da mão de Aindra, veremos oitenta anos de idade ou mais. Você sabe Rekha linha, Hatt Rekha? Hatt Rekha, Asisal Nandi. Asisal Jiva Nandi. Hatt (...). E então, você olha para o seu Janma Kundali. (...) Oitenta anos.

Portanto, este é o seu destino. E seu livre arbítrio é viver para sempre a espalhar o Santo Nome em todo lado. Essa é a sua vontade de espalhar Suddha Nama e Raga Marga em toda parte. Mas essa é a lógica, o sentido, que é -. Mas os devotos de Krsna e o Senhor, eles não estão trabalhando sobre a plataforma da lógica ou da sensibilidade. Eles estão trabalhando sobre a plataforma de Prema, Prema Vicara. No amor não há regras e nas regras não há amor.

Então o Senhor e seus devotos trabalham sob o princípio do amor. Então, por isso, ele foi tirado de nós. Mas, como toda a gente está a enfatizar: O Santo Nome, o Santo Nome. Isso é um facto. Mas a compreensão de Aindra do Santo Nome é muito diferente da nossa...(a chorar). Sua contribuição é que ele quis que todos se absorvessem em Raga Marga Bhakti, especialmente Pancha Anga, Pancha Anga Bhakti. Nama Sankirtana, Sadhu Sanga ou Sadhu Seva, Vaishnava Seva, Nama Rucchi. Especialmente Vaishnava Seva. Vina Vaishnava Seva - Kohe Rucchi Nahi.

Vaishnava Seva, Sadhu Sanga, Nama Sankirtana, Thakurji Sri Murti Sraddha Seva. Sraddha significa Bhakti. Bhakti significa Saranagati, Prema, Seva repleto de Prema para a Deidade Thakurji. Seu, seu, seu Giriraja, seu Gaura Nitai, seu Jagannatha, seu Radhe Shyam, sua Ananga Manjari, etc. Seva repleto de Prema. Sraddha Seva repleto de Prema. Sraddha é somente - significa Prema.

Então Bhagavata Sravana. Ouvir o Bhagavatam, ouvir o Bhagavatam com os ouvidos do coração e do apego. Então Mathura Vasa Sthali. Viver no Dhama Sagrado de Vraja Dhama. Nistha. Nistha em Vraja. Vraja Nishta. .

Todos estão a dizer: "Oh, Aindra é um agente do Santo Nome!" Esqueça isso! Ele é um agente de Prema! Ele é um agente de Vraja Prema! Ele é um embaixador de Vraja Prema! Isto é o que ele veio para dar! O Santo Nome - (...) nós já temos o Santo Nome, mas não temos Prema Nama, não temos Suddha Nama! (a chorar) Ele deu Prema Nama e Suddha Nama! Quem o recebeu?! Quem está a cantar isso?! Aparadha Nama, Bhukta Nama, muito Nama misturado.

Pacca (perfeição) - Pacca! Pacca Prema Nama. Pacca Thakurji Seva. Ninguém em todo o universo está vestindo Radharani e Krsna como Aindra! Porque o seu coração completo estava lá. Não havia mais nada em seu coração: Nem esposa, marido, GBC, ou ex-esposa - vejam, nada mais em seu coração! Somente Radharani, Radharani, Radharani através do meu coração.

Radhe, Radhe, Radhe, Radhe. Ok Radharani, estes são Seus dedos, Radharani, este são os Seus olhos, Radharani, esta é a Sua mente, Radharani, estes são Seus pensamentos, Radharani, estes são os Seus desejos. Agora, eu sou um fantoche em Suas mãos. Oh, você quer vestir Seu Shyam desta forma? Ok, basta mover-me, Radharani. Radharani esta a vestir Shyam! Isto também está em Nitya Lila. Radharani veste Shyam, Shyam veste Radha. Assim precisão - Pacca. Tudo o que ele fez - em Bhagavata Sravana. Discutiamos o Bhagavatam tão profundamente e Pancadaya Rasa e outros Gitas, Venu Gita, Brahmara Gita - indo a fundo, mesmo profundamente.

E eu disse: "De onde você está recebendo tudo isso? Você sabe Sânscrito? Você sabe Hindi? Você pode ler os comentários em Sânscrito, Tika em Sânscrito, Hindi ou Bhagavata? E ele dizia: "Não, não, de modo algum, somente Saci Suta Kripa (misericórdia de Saci Suta)", seus Thakurjis, Saci Suta, eu penso assim, Nitai Saci Suta, "Misericórdia de Prabhupada" dizia ele.

E alguém poderá negar que ele atingiu a perfeição em Sringara Seva? Sringara Seva Siddhi, você sabe Sringara Seva? Vestindo os Thakurjis, ornamentação Alankara, desenho. Ele tinha Sringara Seva Siddhi, a perfeição em Sringara Seva. Nama Siddhi, Bhagavata Sravana Siddhi, Vaishnava Sadhu Sanga e Seva Siddhi, Vraja Vasa Siddhi, Nishta Siddhi. Ele atingiu a perfeição em todos os cinco aspectos de Bhakti!

Ele sempre falava humildemente (de si mesmo). "Eu não alcancei Prema e eu não tenho nada e posso somente depender do Santo Nome. Eu tenho que fazer todas essas cinco coisas que Prabhupada nos deu: Viver perfeitamente no Santo Dhama, cantar perfeitamente o Santo Nome, servir perfeitamente as Deidades, servir perfeitamente os Vaisnavas e servir e ouvir perfeitamente o Srimad Bhagavatam."

É por isso que Nitya Lila Pravistha Om Sri Srimad Aindra Prabhu tornou-se um Siddha Baba, um Siddha santo da ISKCON.

Srila Prabhu Aindra Ki Jaya! "

Oferenda completa em:

http://bhaktirasayana.blogspot.com/2010/07/homenagem-srila-aindra-prabhu-por-ss.html

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari