segunda-feira, 26 de julho de 2010

Eu vou entrar na dança da Rasa

Espero que seja útil.

Srila Prabhupada explica no SB 3.16.37:

Significado

"Quando há um arranjo feito pela Suprema Personalidade de Deus, não devemos ficar perturbados com isto, mesmo que pareça ser um revés de acordo com nossos cálculos. Por exemplo, às vezes, vemos que um pregador poderoso é assassinado, ou às vezes é colocado em dificuldade, assim como foi Haridasa Thakura. Ele era um grande devoto que veio a este mundo material para executar a vontade do Senhor, pregando as glórias do Senhor. Mas Haridasa foi punido pelas mãos do Kazi, sendo castigado em 22 mercados.
Da mesma forma, o Senhor Jesus Cristo foi crucificado, e Prahlada Maharaja foi submetido a tantas tribulações. Os Pandavas, que eram amigos directos de Krsna, perderam seu reino, sua esposa foi insultada, e eles tiveram que passar por muitas tribulações graves. Vendo todos estes reveses afetar os devotos, não devemos ficar perturbados, deve-se simplesmente entender que nestas questões deve haver algum plano da Suprema Personalidade de Deus. A conclusão do Bhagavatam é que um devoto nunca fica perturbado por tais reveses. Ele aceita até mesmo situações reveses como a graça do Senhor. Aquele que continua a servir ao Senhor, mesmo em condições de reves com certeza volta para Deus, volta aos planetas Vaikuntha. "

Por Sriman Hari Sauri Prabhu:

"Podemos entender que um devoto está sempre protegido por Deus e tudo o que lhe acontece esta directamente sob o controle do Senhor.
Por que Srila Prabhupada têm dois ataques cardíacos no barco justamente quando ele partiu para a América? Quando viajei com ele, ele sempre sofreu de uma variedade de doenças - problemas nos rins, palpitações, dor de dente grave, pressão arterial elevada, etc. Por que Krsna não fez um arranjo para ele ir para lá quando ele estava saudável e apto?
Podemos fazer estas perguntas, mas depois a glória do que Srila Prabhupada fez foi ampliada porque ele fez isto, apesar das mazelas físicas que tinha.
O corpo de Aindra Prabhu foi encontrado na posição de joelhos, oferecendo reverências a suas Deidades, que mostra que, apesar da explosão o seu coração e sua consciência estavam limpas e fixas no Senhor.
Não podemos supor porque um devoto parte. Pode ser que aos nossos olhos não tenha razão de ser. Mas isso é porque nós não estamos vendo a interação deste devoto com Krsna.
Em Vrndavana tudo está sob o controle de Yoga Maya, e devotos estão totalmente entregues directamente sob o controle de Srimati Radharani. Aindra prabhu dedicou-se ao serviço de Sri Sri Radha Shyamasundara por muitos anos. Ele vestia-Os com muito amor e devoção e, em seguida, durante a saudação das Deidades ele juntava-se a multidão de devotos ansiosos e aglomerados em frente para ter o Darshana de Suas Senhorias, um brilho nos olhos e um sorriso enorme no seu rosto enquanto olhava amorosamente para o centro de atracção de sua vida.
Na parte da tarde, sentava-se diante dEles com seu harmônio e seu grupo de colegas cantores, levando todos a níveis crescentes de folia em êxtase.
Seu nome se tornou sinônimo de cantar do Santo Nome, de modo que não é um feito pequeno. Estar sempre associado com o Senhor na mente dos outros significa que ele atingiu o status de um grande devoto, pela misericórdia do Senhor. Portanto, não há nada de inauspicioso.

Enquanto lamentamos a sua morte, Aindra prabhu e seus companheiros do Kirtana 24 horas deixaram-nos com muitas horas de vibração sonora transcendental sob a forma de Kirtanas gravados. Somos muito afortunados que nestes dias actuais estas gravações permanecem. Pelo menos a tecnologia moderna tem algo de bom a nos oferecer. Então, vamos ouvi-los com prazer e gratidão, lembrando-nos do maravilhoso serviço realizado por esta grande devoto e discípulo de Sua Divina Graça Srila Prabhupada."

Fim da citação.

Quando o Garuda Purana e os Vedas falam sobre a inauspiciosidade de uma morte violenta por afogamento, acidente, envenenamento, suicidio, etc, isto não se aplica aos devotos do Senhor Krsna absortos no Santo Nome.

No oitavo capítulo do Gita, Sri Krsna explica os momentos auspiciosos e inauspiciosos de abandonar o corpo.

No significado do verso 24, Srila Prabhupada explica:

"...o devoto em Consciência de Krsna pura não teme retornar, mesmo que abandone o corpo num momento auspicioso ou inauspicioso, de maneira fortuita [acidental] ou esquemática."

BG 8.27

"Embora conheçam estes dois caminhos, ó Arjuna, os devotos nunca se confundem. Portanto, fixa-te sempre em devoção."

Significado de Srila Prabhupada:

"Aqui, Krsna aconselha Arjuna a não se deixar perturbar pelos diferentes caminhos que a alma pode seguir quando deixa o corpo material. O devoto do Senhor Supremo não deve se preocupar se vai partir de maneira fortuita [acidental] ou esquemática. O devoto deve estar firmemente estabelecido em Consciência de Krsna e cantar Hare Krsna..."

Lições de Raga com Sriman Aindra Prabhu:

http://www.vegetariancatering.cz/madhu/Raga_lesson_01.mp3
http://www.vegetariancatering.cz/madhu/Raga_lesson_02.mp3

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

Karma (Artigo de 26 de Dezembro de 2008)

De acordo com os Vedas existem três tipos de Karma:

Sanchita Karma - o total de todas as acções passadas a serem resolvidas.

Prarabdha Karma - a porção de Sanchita Karma a ser vivenciada nesta vida. Este incluí nossas características físicas e intelectuais, quem são nossos familiares, tendências pessoais, etc.
É a forma de Karma que já frutificou e portanto é a mais difícil de ser suplantada.

Kriyamana Karma - o Karma que está a ser criado agora, e que frutificará no futuro.

Podemos dizer que o Karma que ainda não se manifestou (Sanchita) e o Karma que estamos a criar agora (Kriyamana) são mais facilmente transformados.
Mas pela força do serviço devocional até mesmo Prarabdha Karma pode ser alterado.

No seu livro "Madhurya Kadambini", Srila Visvanatha Cakravarti Thakur descreve como Prarabdha Karma pode ser erradicado ao alcançarmos a perfeição de Sadhana Bhakti.

De acordo com Sri Jiva Goswami, Prarabdha Karma é o último estágio Kármico a ser ultrapassado pelo devoto.

Em outras palavras, Sanchita e Kriyamana Karma são superados primeiramente na iniciação e então Prarabdha Karma é o último a ser removido pela graça de Bhakti Devi.

Aqui levanta-se a questão:

O que acontece a um devoto (a) que tornou-se livre da influência do Karma mas ainda não atingiu o amor puro por Krsna (Prema)?

O Senhor pessoalmente cuida deste devoto (assim como cuida do devoto que já atingiu amor puro por Krsna (Prema)).
No entanto, isto não significa que estes devotos fiquem livres de doença, calamidade ou sofrimentos. Isto significa que nada disto é devido a Prarabdha Karma mas sim a um arranjo especial do Senhor para fazer o devoto mais dependente d'Ele.

tat te `nukampam su-samiksamanobhunjana evatma –krtam vipakamhrd-vag-vapurbhir vidadhan namas tejiveta yo mukti-pade sa daya – bhak

(SB 10.14.8)

"Meu querido Senhor, aquele que sinceramente aguarda que Você outorgue Sua misericórdia sem causa, sempre paciente, tolerando as reacções de sua más acções do passado e oferecendo a Você respeitosas reverências com o coração, palavra e corpo, é com certeza, elegível para obter o serviço imaculado aos Seus pés de lótus, pois isso tornou-se seu direito adquirido."

Na fase de Nistha (Devoção fixa), os obstáculos resultantes de bom ou mau Karma são completamente erradicados (Purna Nrvitti), embora exista uma pequena possibilidade de os Anarthas que surgem do Karma reaparecerem.

Na fase de Asakti, nos últimos estágios de Bhakti quando a mente está completamente apegada à Krsna, os impedimentos do Karma são absolutamente erradicados (Atyantiki Nrvitti).

Cinco etapas de erradicação dos Anarthas

«1» Eka-desa-vartini-Parcial
«2» Bahu-desa-vartini-Dominante
«3» Prayiki-Quase completa
«4»Purna-Completa
«5»Atyantiki-Absoluta

Erradicação dos Anarthas que surgem do bom e mau Karma

Bhajana-kriya «3»
Nistha «4»
Asakti «5»

Agora, o que dizer sobre o facto de o Guru aceitar o Karma dos discípulos?

Srila Prabhupada explica:

"Isto é a teoria dos Cristãos. "Se você fizer alguma coisa, eu sofro por isto". Não. Você deve sofrer.
Se alguém comete um assassinato, mas pensa que seu pai é que deve sofrer a pena, será esta uma proposta razoável? Não você cometeu o assassinato e você deve ser enforcado.
Da mesma forma, quando você comete actos pecaminosos, deve sofrer - não Jesus Cristo. Esta é a Lei de Deus."

Fim da citação.

Assim, o Guru estando livre do Karma, não fica novamente sob a influência do Karma quando aceita discípulos. o Guru não tem que sofrer o Karma.

No entanto, Srila Rupa Goswami diz que se o Guru aceita muitos discípulos desqualificados isto pode constituir um distúrbio no seu (do Guru) Bhajana.
Isto significa que se o discípulo (a) actua erradamente, o Guru terá de lidar com estes erros, o que tornará o trabalho do Guru mais difícil.

Também, se o discípulo abandona o serviço do Guru, o Karma que tinha sido suspenso pelo discípulo ocupar-se em Sadhana Bhakti irá novamente actuar em tal discípulo inconstante.

Isto irá certamente causar transtorno à mente e ao coração do Guru. E desta forma o Bhajana do Guru será perturbado. Não devemos perturbar o Guru desta forma.

Vosso servo
Prahladesh Dasa

O Maha Mantra Hare Krsna é muito poderoso e mesmo Namabhasa (cantar ainda com ofensas) pode dar liberação. Ajamila é o exemplo clássico.

Ajamila executou Sanketa Namabhasa (significa recitar o Nome do Senhor enquanto almeja alguma outra coisa ou chama por alguém) quando estava para abandonar o corpo ao chamar seu filho mais novo que tinha o nome Narayana. Neste caso ele realmente queria chamar seu filho e não o Senhor. Ainda assim por causa de Namabhasa ele tornou-se livre de todos os pecados e foi liberado das garras de Maya. Então ele foi para Haridwar e executou Sudha Nama Bhajana, ou o cantar puro dos Santos Nomes e eventualmente alcançou Vaikuntha, a morada do Senhor Narayana.

O destino daquelas almas afortunadas apegadas ao Maha Mantra Hare Krsna é glorioso.

Sriman Aindra Prabhu: Rasa Purnima-2008, no Samadhi de Srila Prabhupada:

"Eu vou entrar na dança da Rasa e qualquer um que me auxilie no Nama Sankirtana Yajna nesta vida, também eles vão comigo para unirem-se na dança da Rasa. Mas se você não está interessado em entrar nisto, eu não vou esperar por você. Essa não é a minha obrigação. Eu não sou Diksa Guru de ninguém, nem acho que vou ser Diksa Guru de alguém - a menos que Krsna e o Senhor Caintanya e Radharani e Srila Prabhupada subam para cima de mim e forcem-me a sê-lo. Mas - nesta medida, no Caitanya Caritamrta, Srila Prabhupada instrui que é melhor não aceitar qualquer discípulo e estou a fazer o meu melhor para seguir esta instrucção para ter um final lucrativo. Aqui "Lucro" significa que eu não vou ter que entrar em toda esta falta de bom senso, você sabe, os problemas de todo o Sisya Praya, que significa "como discípulos", não discípulos de verdade, devotos materialistas, discípulos não qualificados. Eu recuso-me cair vítima deste cenário.
Então, eu estou indo em frente. Estou a voltar para casa, de volta ao Supremo pela graça dEles, pela graça de meu Guru. Eu certamente obterei meu corpo espiritual pela graça dEles. E vocês não sabem o quão bonito é o meu corpo espiritual - que coloca todas as meninas presentes aqui envergonhadas um milhão de vezes! (...)"

Vosso servo

Prahladesh Dasa