segunda-feira, 26 de julho de 2010

In memorial Aindra Prabhu

Muito obrigado, Nityananda Prabhuji.

Será muito dificil superar este momento, mas o exemplo de entrega de Sripad Aindra Prabhu ao Santo Nome permanecerá como uma referência para todos nós. Ele ficará para sempre nos anais da história dos grandes Kitaniyas Vaisnavas.

ye yatha mam prapadyante

tams tathaiva bhajamy aham

"A todos Eu recompenso proporcionalmente ao grau de sua rendição a Mim..." (BG 4.11)

Como o Santo Nome não é diferente de Krsna, o Santo Nome reserva-se o direito de revelar-se na mesma proporção do grau de nossa atitude de serviço humilde ou da nossa rendição. Se o nosso cantar estiver dominado e impregnado por uma atitude de serviço, o Santo Nome irá manifestar toda Sua potência e glória.

Além disto, esta atitude de serviço pode ser reverêncial (Vaidhi) ou íntima (Raganuga).

Sripad Aindra Prabhu Ki Jaya !!!

Maha Mantra Hare Krsna Ki Jaya !!!

No significado deste verso, Srila Prabhupada explica:

"Krsna reciproca com Seus devotos puros numa atitude transcedental, estabelecida segundo a maneira como o devoto deseja conviver com Ele. Um devoto talvez queira Krsna como o mestre supremo; outro, como seu amigo pessoal; outro, como seu filho; e outro, como seu amante. Krsna recompensa todos os devotos igualmente, segundo as diferentes intensidades de seu amor por Ele."

Existem aqueles que cantam com um humor de serviço reverencial e existem aqueles que cantam com um humor de serviço íntimo. Para diferentes humores, diferentes destinos.

Sem dúvida Sripad Aindra Prabhu queria relacionar-se com Krsna em Vraja Bhava e não no humor de Vaikuntha. E assim seu cantar era Raga Marga Bhajana Harinama Sankirtana.

"O Maha Mantra Hare Krsna é um Kevala Raga Madhurya Maya Yugala Radha Krsna Mantra, que integra tanto as potências de Taraka e Paraka, que além de proporcionar a liberação de Lobha Maya Sraddhavan Jana da existência material, também e principalmente proporciona a doce fruta de Vraja Prema e a realização da morada eterna de Vraja." (Sripad Aindra Prabhu)

"Na verdade, nenhuma acção externa - pregação, publicação de livros, distribuição de livros, Nama Sankirtana, Nama Japa, Sadhu Sanga, Vrndavana Vasa, Arcana, Prasada Seva, lavar panelas, ou seja o que for - pode ser considerado como um aspecto de Ajata Ruci ou Jata Ruci Raganuga Sadhana se não é motivado por uma avidez de atingir a perfeição do nosso Abhista Vraja Bhava (humor profundamente desejado de um Vraja Gopa ou Gopi). Se alguém não reconhece dentro de si mesmo uma atracção específica a um dos associados eternos de Krsna, Nitya Parikara Vraja Bhava - se alguém não tem um Bhava desejado - então não existe a questão de alguém ocupar-se externamente em serviço devocional instigado por um Lobha interno, visto que tal Lobha não é cultivado.

No entanto, para os merecedores Lobha Maya Sadhakas, que despretenciosamente ocupam-se em conscientemente cultivar o humor de Vraja, diferenciando entre práticas favoráveis e desfavoráveis enquanto interiormente contemplam sobre os aspectos do arquétipo eterno de Vraja Lila em todas as variedades culturais transfiguradas das ocupações devocionais externas, praticamente qualquer coisa que for feita, bem como qualquer parafernália empregue para internamente ou externamente fazer avançar a missão do Senhor Gauranga de inundar o mundo com Vraja Bhakti Rasa, pode ser aceito como uma parte e parcela influente da dimensão de Raga Marga, proporcional a medida individual do progresso devocional imaculado." (Sripad Aindra Prabhu)

"Repetição de uma coisa boa é uma coisa boa." (Sripad Aindra Prabhu)

Vosso servo

Prahladesh Dasa

"Sri Caitanya Mahaprabhu, deixou-nos o Sri Sikshastakam, oito orações, ou instruções onde está incorporada toda a filosofia Gaudiya Vaisnava. No primeiro verso Sriman Mahaprabhu fala sobre as sete bençãos que o glorificar do santo nome, quando atenta e regularmente, derrama no ser vivo. No segundo verso Ele explica o porquê da nossa apatia para com o santo nome apesar de conhecermos todas as vantagens que podemos receber ao cantar regularmente o santo nome Hare Krsna. Qual a solução, o remédio para tal indiferença e falta de gosto por glorificar o santo nome de Krsna? Sri Caitanya dá-nos a solução no terceiro verso. Devemos aproximar-nos ao santo nome com uma atitude humilde, pedindo serviço, porque isso é do que se trata quando cantamos Hare Krsna. Penso que Aindra prabhu, glorificava o santo nome com essa atitude de humildade. Por isso os seus bhajans e kirtans eram, e são, tão atractivos para todos nós. Porque a sua consciência alastrava-se a todos os presentes e a todos aqueles que ainda escutamos. A alma sente-se bem quando está num ambiente onde se serve a Krsna de uma forma sincera."

Nityananda das