quarta-feira, 19 de maio de 2010

Teocracia

O caso brasileiro, português, francês e também turco, bem como de quase todos os países, mostram que embora estes Estados sejam laicos por força da legislação, na prática muitas vezes o Estado assume uma semi laicidade com uma religião maioritaria ou então assume uma tendência ateísta (a França faz parte do leque de países mais ateístas) e não respeita a neutralidade laica.

No entanto, num Estado verdadeiramente laico (neutro), ou então idealmente uma Teocracia Democratica Consultiva (que pode ser um sistema presidencialista (Brasil), parlamentarista (Portugal) ou monárquico (Inglaterra)), os símbolos seriam comuns a todos (um quadro que dizesse "Amemos todos à Deus") e as vestimentas religiosas de cada um seriam permitidas por opção individual e não do Estado.

Além disso, na França existem outros contornos que levaram o Estado francês a não respeitar a neutralidade laica. Devido ao crescimento da comunidade islâmica no país (actualmente 8% da população, mais a porcentagem de convertidos), o Estado francês decidiu proibir o uso de véus nas escolas públicas e pondera proibi-los em outros locais.

O mesmo ocorreu na Turquia em 1997, quando os generais turcos, entre outras medidas, baniram o uso do véu no ensino superior devido a que segundo eles, o Estado estava a tornar-se demasiadamente "islâmico".

Assim, os Estados ou assumem uma semi laicidade com uma religião maioritária ou descambam para medidas de repressão religiosa.

Fico a perguntar-me o que ocorreria no Brasil e em Portugal se os devotos de Krsna começassem a rapidamente proliferar ameaçando tornar-se a denominação maioritária destes países de semi laicidade com a Igreja Católica...........

Então embora, os Estados (utopicamente) tenham que ser neutros por força da legislação, isto nem sempre ocorre.

Depois da queda do comunismo e do muro de Berlim, os governos em geral tendem a ser moderados de centro esquerda e centro direita. A Social Democracia. Mas claro que sempre poderá aparecer um maluco ou um grupo de malucos que queiram implantar governos ditadores de extrema esquerda ou totalitários de extrema direita. E de um modo geral a laicidade nem sempre é respeitada.

Mas nem tudo esta perdido (pelo menos no papel). Em 2001, foi aprovada em Portugal a Lei da Liberdade Religiosa. Se quizerem ler, é bastante intertessante, em:

http://www.ucp.pt/site/resources/documents/ISDC/LLR.pdf

Pessoalmente somente mudava o:

Artigo 4.º - Princípio da não confessionalidade do Estado

1 — O Estado não adopta qualquer religião nem se pronuncia sobre questões religiosas.

E colocava:

Artigo 4.º - O Estado Teocrático

1 - O Estado assume um compromisso de valorizar a religiosidade através de uma Teocracia Democrática Consultiva, observando o nº 2 do Artigo 2º (Princípio da Igualdade) que diz: 2 — O Estado não discriminará nenhuma igreja ou comunidade religiosa relativamente às outras.

Fim da citação.

Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92:

naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi 'tara'sarva jana

"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, sai e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari