quarta-feira, 19 de maio de 2010

A cultura Védica tem tudo

Estes textos fazem-nos pensar e reflectir detidamente sobre tópicos importantíssimos. Coloco aqui algumas considerações pessoais. Por favor, sintam-se plenamente à vontade para discordar.
Srila Prabhupada diz que comunismo significa homens de quarta classe no poder e capitalismo significa homens de terceira classe no poder. Isto só pode acabar mal.
Qualquer ditadura, seja de ultra extrema esquerda (ditadura do proletariado) ou ultra conservadora de direita (ditadura militar), cerceia a liberdade individual.
Numa ditadura de ultra extrema esquerda não há liberdade individual e a ideologia vigente é o ateísmo.
Numa ditadura ultra conservadora de direita não há liberdade individual e só existe uma religião - a Católica representando a tradição judaico cristã. (Por exemplo, o Salazarismo em Portugal)
Especificamente em Portugal e no Brasil, a tradição judaico cristã representada pela Igreja Católica sem dúvida disseminou a caridade, o amor ao próximo, a vida religiosa e isto tudo é muito bom. Mas não disseminou a liberdade religiosa. Se actualmente em Portugal e no Brasil podemos professar uma crença qualquer, isto não foi devido a tradição judaico cristã representada pela Igreja Católica, que tem como missão evangelizadora converter a todos.
Isto foi devido a aqueles que quizeram mudar esta situação. Ou ainda, todo o esforço da Igreja Católica pela Democracia (ou contra o comunismo) foi para que ela se mantivesse exclusiva como religião única nestes países, ainda que separada do Estado.
Somos contra ou a favor do Capitalismo?
"A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social. Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.
Ao longo do processo (que de acordo com alguns autores se registra até aos nossos dias), a era agrícola foi superada, a máquina foi suplantando o trabalho humano, uma nova relação entre capital e trabalho se impôs, novas relações entre nações se estabeleceram e surgiu o fenômeno da cultura de massa, entre outros eventos.
Essa transformação foi possível devido a uma combinação de fatores, como o liberalismo econômico, a acumulação de capital e uma série de invenções, tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente." (Wikipedia)
Também devemos evidenciar a Revolução Tecnológica actual.
"O dever da classe mercantil não é abrir fábricas para produzir coisas inúteis e conseqüentemente escravizar milhões de pessoas com o intuito de fazer lucros para uma pequena elite de ricos (surgindo então o comunismo). Como explicado no Bhagavad Gita , o Vaisya deveria produzir grãos em abundância e deveria proteger as vacas. Dessa maneira, nunca haveria escassez de dois alimentos essenciais para o ser humano: “grãos e leite". (Krishna.com)
Mas então ficam as perguntas: Não deveriam os devotos usar computadores, carros e aviões gerados pela Revolução Industrial e Tecnológica? Todos os Vaisyas deveriam ocupar-se exclusivamente em produzir grãos e proteger as vacas, ou somente alguns deles?
Bem, o que podemos comprovar é que quando Sudras (comunismo) e Vaisyas (capitalismo) assumem o poder do Estado juntamente com uma tradição religiosa (Judaico Cristã) em detrimento das demais, o balanço final é bastante insatisfatório.
Pessoalmente sou contra um governo de esquerda (comunismo - socialismo). Também sou contra um governo de direita onde a religião principal "omite" as outras. Também sou contra um regime de centro onde o Estado assume uma semi laicidade com a religião principal.
Sou a favor de uma Teocracia Democrática Consultiva consciente de Krsna, onde todas as vertentes religiosas são "verdadeiramente" respeitadas e consideradas.
“Fiz um curso de sociologia na Universidade da Califórnia, em 1967, e sociologia era a sede dos comunistas. No texto obrigatório que era o Manifesto Comunista, rapidamente vi que os heróis eram os varredores. Eu tinha trabalhado no mundo real, conhecido muitos trabalhadores e sabia como eles eram realmente. Então, a idéia de que essas pessoas salvariam o mundo me parecia absurda. Uma coisa interessante é que a Cultura Védica tem tudo. Para os Sudras, os trabalhadores, tem comunismo, no sentido de que recebem tudo do Estado e vivem bem; para os Vaisyas, classe mercantil e agrícola, tem capitalismo; para os Ksatriyas, guerreiros e administradores, tem monarquia; e para os Brahmanas, membros intelectuais e classe sacerdotal, tem anarquia." (SS Hridayananda Das Goswami)
Também, a Cultura Védica é uma Tecnocracia (no Governo somente os aptos).
Símbolos Religiosos
Sriman Acyutananda Prabhu comenta:
"...um espiritualista sério e realizado, enxerga seu Istha-Deva, ou sua deidade adorável, em qualquer manifestação divina, como instruia Bhaktivinoda Thakur. Talvez essa fosse a atitude correta a ser incentivada as minorias religiosas, ja que isso aproxima as diferentes formas de expressão religiosa, ao invés de segregá-las."
Esta é a visão maravilhosa de um Vaisnava. No entanto, um Cristão Evangélico (20% da população brasileira) não será capaz de ter esta visão. Isto é irreal. Ou ainda, qualquer cristão fiel a suas práticas e doutrina não será capaz de ver santidade ou Deus num símbolo Hindu.
E é assim mesmo. Um devoto de Krsna sabe que um cristão sincero retornará à Deus. Porém um cristão de forma alguma concebe (por questões doutrinárias e teológicas) que um devoto de Krsna obtenha a salvação (e isto falando de todas as vertentes cristãs). O Concílio Vaticano II que iniciou o Ecumenismo e diálogo inter-religioso nunca pretendeu negar a crença Católica de que só por meio da Igreja Católica "se pode obter toda a plenitude dos meios de salvação". (Compêndio de Catecismo)
Os devotos de Krsna conseguem ver um símbolo cristão a representar o Cristo, e vemo-lo como um devoto puro, Sakti Avesa Avatar. E isto inspira-nos.
Mas milhões de brasileiros e portugueses de outras linhas cristãs não conseguem ver assim de forma alguma. Inclusivamente causando-lhes repulsa.
Coloquem-se símbolos que sejam comuns a todos.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari