quarta-feira, 26 de maio de 2010

Religião de primeira classe

Palestra no Seminário Franciscano de St. Pascal

Por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada

Melbourne-Austrália, 28 de Junho de 1974:

"…Então você pega qualquer tipo de religião; estas três coisas estão ali: que nós precisamos tentar conhecer Deus, o que Ele deseja, e realizar isto. Portanto no Bhagavad Gita é dito:

sa vai pumsam paro dharmo
yato bhaktir adhoksaje
ahaituky apratihata
yayatma suprasidati

É dito aqui que este é o sistema de religião de primeira classe. Não diz Hinduismo, Islamismo, Cristianismo. Definição geral: “Esta é a religião de primeira classe...” Sa vai pumsam paro dharmo. Porque está dito, para? Para significa o supremo. “O supremo sistema de religião é aquele que ensina o seguidor como amar à Deus.” Isto é supremo. Não importa que você aprenda a amar à Deus através do Cristianismo ou Hinduismo ou Islamismo..."

Haridas Thakur disse:"O Senhor Supremo que esta dentro do coração,inspira todas as entidades vivas a atuarem de diferentes maneiras.Pessoas de diferentes religiões glorificam os santos nomes e qualidades do Senhor de acordo com a visão das suas próprias escrituras.O Senhor Supremo aceita o humor de adoração de todos.Se alguém mostra malícia em relação a prática religiosa de outra pessoa,na verdade esta mostrando malícia ao próprio Senhor,o qual é adorado por aquela prática.Sendo Deus um só,a pessoa torna-se invejosa do mesmo Senhor Supremo ao qual ela esta adorando."

Certa vez, um discípulo de Bhaktivedanta Swami deixou a associação dos devotos e alguns meses mais tarde voltou.Havia tornado-se cristão.Pediu a Srila Prabhupada para morar novamente no Templo mas gostaria de no Templo continuar suas práticas pessoais.Srila Prabhupada disse que ele teria que seguir o programa do TemploAlgum tempo depois este discípulo foi embora.

Podemos dizer que Srila Prabhupada não foi misericordioso? Srila Prabhupada era muito misericordioso e também muito cuidadoso em relação ao Sincretismo Religioso. O discípulo poderia associar-se com os devotos mas para viver entre eles teria que seguir o programa estabelecido. Na minha singela opinião, quando vamos a uma Igreja, Mesquita, Stupa, Sinagoga ou Matha que não seja a nossa devemos ir para ouvir e respeitar os rituais, mestres e diferentes humores das mesmas.

Sanatana Dharma

Srila Bhaktivinoda Thakur explica:

"Uma pessoa "swanlike" pode identificar outro irmão "swanlike" que possui todos os sintomas apropriados, mesmo se for do seu grupo ou não.
Embora suas vestimentas, línguas, adoração, Deidade, e procedimentos possam parecer diferentes, eles designam-se livremente como irmãos.
Este tipo de pessoas são chamados de paramahamsas, e o Srimad Bhagavatam é a escritura destinada para tais paramahamsas."
Podemos concluir que:
As pessoas "swanlike" são capazes de entrar numa Igreja, Mesquita, Sinagoga, Templo e ver seus diferentes praticantes - com seus diferentes rituais,humores, mestres e ensinamentos - como sendo irmãos no caminho do Sanatana Dharma (o imotivado e ininterrupto serviço devocional a Deus).
Cada qual, de acordo com sua situação e humor, e sem imposições segue um processo religioso específico através do qual o Sanatana Dharma se expressa.

Embora possamos pertencer a uma determinada vertente ou linha dentro de um grupo religioso(Gaudiya Vaisnavismo), devemos nutrir um profundo respeito e consideração pelas demais vertentes, considerando-as não como inferiores ou erradas mas simplesmente com um humor específico.

Dalai Lama: "... a diversidade existente entre as várias tradições religiosas é uma grande riqueza.Por conseguinte, não é necessário arranjar maneira de dizer que no fundo todas as religiões são iguais.São semelhantes na medida em que todas sublinham a importância do amor e compaixão no contexto da disciplina ética.Mas esta afirmação não significa que todas sejam uma em essência."

Uma Teocracia Democrática Consultiva na actualidade terá que saber conviver com diferentes vertentes religiosas e com aqueles que não quizerem seguir nenhum processo espiritual.

Vosso servo

Prahladesh Dasa