quarta-feira, 26 de maio de 2010

Eles têm o objectivo de melhorar a nossa execução de Nama Sankirtana

Por SG Sriman Aindra Prabhu:

A Importância do Yuga Dharma Nama Sankirtana

"Outro ponto importante que eu apreciei muito. Bhaktisiddhanta Sarasvati, em seu livro, chamado Sri Caitanya e Seus Ensinamentos, acho que é o nome do livro, os ensinamentos de Sri Caitanya, sim, ensinamentos de Sri Caitanya, nesse livro, Bhaktisiddhanta Sarasvati afirma que dos cinco Angas do serviço devocional - não são sessenta e quatro angas, cinquenta e nove, na verdade, apenas cinco são reiterados para dar ênfase. Quais são eles? Estes são Mathura Vasa, Bhagavata Sravana, Sri Murti Prema Seva, Sadhu Sanga e Nama Sankirtana.

Estes são os cinco processos mais eficazes de serviço devocional. No Néctar da Devoção, descreve-se que o apego a qualquer um destes pode contribuir para gerar rapidamente Bhava dentro do coração. Mas em Kali Yuga. . . É um facto que estes são os cinco mais eficazes, mas em Kali Yuga, Bhaktisiddhanta diz que esses quatro, a saber, Mathura Vasa, Bhagavata Sravana, Sri Murti Prema Seva e Sadhu Sanga, não estarão completos sem o desempenho de Nama Sankirtana. Nenhum outro Anga do serviço devocional pode estar completo sem também ser executado Nama Sankirtana em conjunto com o nosso apego a qualquer um deles.

Em outras palavras, você não pode esperar que qualquer um desses outros Angas do serviço devocional faça Bhava manifestar-se dentro do coração, se você não estiver também realizando Nama Sankirtana. Se não estamos entregando-nos ao Yuga Dharma, que é aplicável a todas as almas que aparecem neste planeta Terra nesta Kali Yuga
(o que significa os próximos 427 mil anos). . . Kali Yuga são 432 mil anos, dos quais somente 5000 já passaram. Para os próximos 427 mil anos, Nama Sankirtana será o único Yuga Dharma desta era inteira. Sem realizar o Yuga Dharma você dificilmente poderá obter o resultado superlativo de se engajar em qualquer outro Anga do serviço devocional.

Portanto Nama Sankirtana é de suma importância, independentemente de algum outro processo devocional que possamos apreciar ou estarmos apegados.
Ele vai mais longe ao dizer que mesmo que uma pessoa somente realize este Anga do serviço devocional, Nama Sankirtana, que acontece de ser o Yuga Dharma, deixando de lado todos os outros Angas do serviço devocional e só executar este Anga a pessoa conseguirá o resultado completo, o benefício completo de se engajar em Dhama Seva ou Dhama Vasa, ou Bhagavata Sravana, ou Sri Murti Seva, ou Sadhu Sanga.

A melhor Sadhu Sanga é quando você entra na associação dos devotos puros que estão envolvidos no desempenho de Nama Sankirtana, que estão absorvidos no Yuga Dharma - esta é a melhor Sadhu Sanga, esta é a real Sadhu Sanga. Pode haver outros aspectos de Sadhu Sanga, mas esse é o aspecto supremo de Sadhu Sanga. Se nos envolvermos em todas as variedades de outras formas de Sadhu Sanga, mas não nos reunirmos para realizar Nama Sankirtana, não nos ocuparmos no Yuga Dharma juntos, cantando e dançando congregacionalmente em massa, então não obteremos realmente o aspecto mais elevado do que Sadhu Sanga tem para oferecer.

Real Sadhu Sanga, a Sadhu Sanga mais elevada é associar-se com os Sadhus, no contexto do desempenho do Yuga Dharma, Nama Sankirtana.
Da mesma forma, você não pode obter o benefício integral de vir a Vrindavana, ou ir para Mayapur, ou viver a sua vida inteira no Dhama, se você não entender a importância de se engajar no Yuga Dharma. A cobertura Prodha Maya do Dhama não será levantada. Você dificilmente chegará à posição de ver o Dhama como ele é, a Aprakata Vrindavana onde as Lilas de Radha Krsna estão acontecendo, ainda hoje, sem serem vistas pelas pessoas comuns.

Sem realizar Nama Sankirtana você não pode obter o benefício integral de adorar a Deidade. Você não será capaz de realmente entender qual é o propósito da Deidade. Por que a Deidade vem aqui? A Deidade não veio aqui só para aceitar os nossos Patrams e Pushpams. Patrams e Pushpams ou não Patrams e Pushpams, a Deidade veio para colocar Seu olhar favorável sobre o nosso desempenho do Yuga Dharma, Nama Sankirtana, para inspirar nossa execução de Nama Sankirtana para Seu prazer. A Deidade é adorada em Kali Yuga, pelo desempenho de Nama Sankirtana. Não apenas por fazer girar incensos e soar sinos.

Isso faz parte, mas em si nunca pode ser completo sem a realização de Nama Sankirtana.

Isso não significa apenas que o Pujari toque os sinos e, em seguida, outra pessoa realize Nama Sankirtana. O Pujari também tem que realizar Nama Sankirtana, como exemplificado pelo nossos santos irmãos espirituais, Jananivas e Pankajanghri em Mayapur. Vocês podem vê-los, sempre que há desempenho de Nama Sankirtana, logo que saem do altar, em seguida, eles saem e juntam-se ao cantar e dançar. O que faz o seu serviço como Pujaris ou Sringaris completo e perfeito é a sua execução de Nama Sankirtana. Eles são exemplos brilhantes.

Assim, e mesmo com Bhagavata Sravanam, se você não entender qual é o propósito real do Bhagavata. O Bhagavata está lá para induzi-lo a render-se ao Yuga Dharma. Esse é o propósito real do Bhagavata. Por que o Bhagavata está descrevendo de forma sistemática através dos nove cantos para finalmente chegar à exposição da Supremacia da Personalidade de Deus como a Suprema Personalidade de Deus, Vrajendra Nandana Krsna, que dança com Radha na Rasa Lila e interage com Seus eternos associados Vrajavasis e aqueles que estão sendo elevados a este status a partir da condição de seres humanos comuns? Para incentivar a todos nós. Bhagavata. Por que tudo isso está relacionado conosco? Então, temos que ter fé em Krsna, que Sadaiswarya Purna Krsna, Krishna Raso Vaisah é a Suprema Personalidade de Deus. Portanto o Seu nome, que não é diferente de Si mesmo, que apareceu como Ele mesmo nesta Kali Yuga é digno de nossa rendição, é digno de nossa atenção amorosa, é digno de nossos esforços devocionais, é digno de nossa abrigo. Esse é o propósito do Bhagavata. Sem entender o efeito essencial do Bhagavata então aqueles que estão lendo o Bhagavata, ou aqueles que estão distribuindo o Bhagavata, estão mais ou menos transportando cargas pesadas de papel e tinta, eles realmente não entenderam o que é o Bhagavata.

Qual é o propósito do Bhagavata, qual o propósito por trás do Bhagavata? Para que é toda a filosofia? A filosofia é para convencê-lo a cantar e dançar! Porque cantar e dançar é algo real. Cantar e dançar é a essência, o summum bonum da vida devocional, o nome de Krsna - Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare.

Quem é este nome de Krsna? É Radha e Krsna. Radharani esta numa forma indirecta para aumentar a curiosidade de Krsna. Isso é Parakiya Bhava. Por conseguinte, este Maha Mantra. O Maha Mantra é a expressão suprema do amor de Radha e Krsna para as almas caídas condicionadas. Para trazê-los (as almas caídas condicionadas) para junto dEles, em Sua festa de dança. Isto começa com dança e canto no movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya e culmina em dançar e cantar no reino de Vraja na associação de Radha e Krsna, as Gopis e os vaqueiros.

Assim, isto é tão importante de entender. Bhaktisiddhanta Sarasvati fortemente enfatiza Nama Sankirtana como o Anga supremo do serviço devocional. Estamos distribuindo livros e distribuindo livros e distribuindo livros. Por quê? Para convencer as pessoas que recebem os livros para entregarem-se ao desempenho do Yuga Dharma, Harinama Sankirtana, como algo principal da vida. Porque há apenas um Yuga Dharma e é Harinama Sankirtana. Outros Angas do serviço devocional destinam-se a apoiar. Eles têm o objectivo de melhorar a nossa execução de Nama Sankirtana. Eles não devem suplantar o desempenho de Nama Sankirtana.

Bhaktisiddhanta Sarasvati continua ainda a dizer que qualquer Anga do serviço devocional, qualquer Sadhana pode ser louvado como Sadhana, na medida em que incentiva a pessoa a exercer Nama Sankirtana. Fora isso, qualquer Anga do serviço devocional, mesmo que seja um Anga de Bhakti, na medida em que diminui a absorção em Nama Sankirtana, nessa mesma medida pode ser considerado como um Anartha ou um obstáculo em nosso caminho progressivo para a realização final de Nama, Nama Tattva.

Assim, isto pode soar como uma idéia revolucionária, mas não é o Aindra Dasa que vem com essas idéias. Estas são declarações dos nossos Acaryas. Alguém pode argumentar: "Espere um minuto. Como é que a adoração a Deidade pode ser considerada como um Anartha?" Mas, se a adoração a Deidade de alguma forma impede a sua absorção em Nama Sankirtana, então como você vai progredir quando a Deidade fica principalmente satisfeita com o desempenho de Nama Sankirtana nesta era de Kali? Isso também deve ser levado em consideração. Como é muito importante, portanto, o Nama Sankirtana na vida dos devotos do movimento de Sankirtana do Senhor Caitanya!"

"Cantar é um óptimo serviço, quando cantamos nós convidamos Krsna e Radha aos nossos corações e oferecemos-Lhes nossos serviços, nossos sentidos, nosso tempo, a nossa voz e o nosso amor para que Eles possam cuidar de toda a nossa vida e ocupar-nos como Eles quizerem . Isto significa que estamos rodeados e temos completa fé que o Senhor estará lá para nós, para nos proteger a qualquer momento e em qualquer situação e vamos aceitar qualquer coisa que Eles nos dêem. Quando atingimos esse estágio de completa fé podemos entender a nossa posição como servos eternos e avançamos para o cantar puro como o nosso objectivo de vida." (Sri Manikantan)

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adikari