quarta-feira, 19 de maio de 2010

Chefes de Estado

Aula do Srimad Bhagavatam 6.1.61 por Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em Vrndavana, Índia, 28 de Agosto de 1975:

"...A vocês está se apresentando a possibilidade de chegar a serem Brahmanas, não devem voltar a tornar-se Sudras, nem Mlecchas, nem Candalas. Sejam cuidadosos, este é o dever do Brahmana, se voltamos de novo ao mesmo nível de Candalas, Candala significa menos que Sudra, os Sudras ao menos comem carne sob certo controle, mas os Candalas comem carne sem controle algum. Na sociedade Védica embora certas pessoas comam carne, comem apenas depois de oferecer em sacrifício a Deusa Kali, tem restrição, restrição, porque se comer carne do matadouro isto não é restrição, podem comprar a qualquer momento; mas se seguem as regulações das Escrituras , então pensarão: “Sim..., tem uma restrição”, que é como dizer indiretamente: “não coma”. Mas se as pessoas de inteligência inferior não forem capazes de entender isso se lhes é permitido de acordo com certas restrições , isto é uma restrição, que se quizerem comer carne devem oferecer como sacrifício a Deusa Kali e então comê-la, adora-se a Deusa Kali uma vez por mês, o que significa que seguindo esta restrição voltem a suas origens e finalmente abandonem este costume, o Sudra tem a possibilidade de elevar-se, podem ver o caráter ideal, não é que todos podem ter as qualidades ideais, como um Brahmana, não é possível. Ainda assim na sociedade deve haver uma pessoa que seja um verdadeiro Brahmana..."

Aula do Srimad Bhagavatam 1.2.26 por Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em Vrndavana, Índia, 6 de novembro de 1972:

"...Há diferentes tipos de seres humanos; por tanto há diferentes tipos de Sastras para que todos os tipos de homens sejam atraídos, inclusive os comedores de carne. A entidade viva vem para o mundo material para desfrutar, para satisfazer os sentidos materiais. Tal desfrute se refere especialmente a comer carne, beber vinho e fazer sexo. Assim os Vedas regulam o assim chamado desfrute. “Você quer comer carne? Certo, então sacrifique uma cabra perante a deusa Kali e adore-a no Amavasya, a noite da lua negra”. Há muitas regulações envolvidas. O verdadeiro objectivo é restringir. Mas se fosse falado diretamente, “Não coma carne”, os comedores de carne iriam se rebelar..."

No Estado Teocrático ideal Consciente de Krsna o consumo irrestrito de carne não deve ser permitido e isto deve estar previsto na legislação. Nenhum talho ou açougue.

Da mesma forma o consumo restrito de carne oferecido a Kali pode ser permitido e esta permissão (bem como a supervisão de veterinários competentes por questão de saúde pública) também deve estar prevista na legislação.

Um dia os devotos de Krsna serão chefes de Estado e chefes de Governo.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari