segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Não há questão de superior ou inferior

Los Angeles - Janeiro de 1975.

Meu querido Satsvarupa Maharaja, por favor, aceite minhas bençãos.

...Em relação a sua questão acerca dos debates controversos que estão a ocorrer, este tipo de debates não são convenientes para meus estudantes avançados. Isto é infantilidade. No serviço à Krsna, não existe inferior ou superior. Adoração à Deidade é tão importante quanto a distribuição de livros. Isto não é material. Como mencionado no Bhagavatam.

sravanam kirtanam visno smaranam pada-sevanam
arcanam vandanam dasyam sakhyam atma-nivedanam

Sravanam Kirtanam é o começo - cantar e ouvir. Distribuição de livros está nesta categoria de Sravanam Kirtanam. O próximo é Smaranam. Se alguém simplesmente lembra-se do Senhor Supremo, isto é tão bom como Sravanam Kirtanam. Então depois Arcanam. Isto também é tão bom quanto os outros processos, mas alguém que ocupa-se em Arcanam e não faz Sravanam Kirtanam, sua posição torna-se material. Qualquer um destes processos é tão bom como o outro. Não existe a questão de inferior ou superior.

Mas de todos eles Sravanam Kirtanam é muito importante. Sri Caitanya Mahaprabhu enquanto instruia Srila Rupa Goswami, disse que a semente do serviço devocional brota e incrementa por molharmos a raíz pelo processo de Sravanam Kirtanam. E assim, estes dois ítens são muito importantes no serviço devocional, mas isto não significa que os outros ítens sejam inferiores. Srila Jiva Goswami salientou Kirtanam especialmente nesta era de Kali. Mesmo se hover Arcanam para santificar a mente contaminada, deve ser acompanhada de Sravanam Kirtanam.

Então, vocês são todos estudantes avançados. Você deve compreender a importância de cada um e todos os processos de serviço devocional. Não crie nenhum mal-entendido por desvalorizar alguma actividade espiritual. Você é um dos estudantes avançados. Alguém que distingue um tipo particular de serviço como inferior ou superior, não compreende o valor do serviço devocional. São todos transcedentais. Qualquer que seja o processo, devemos aceitá-lo como muito elevado. Assim como Maharaja Pariksit. Ele simplesmente ouviu Sukadeva Goswami. Isto é Sravanam. E Sukadeva Goswami simplesmente narrou o Srimad Bhagavatam. Isto é Kirtanam. Prahlada Maharaja simplesmente contemplou - Smaranam. Prthu Maharaja simplesmente adorou a Deidade - Arcanam. Arjuna simplesmente permaneceu como amigo de Krsna - Sakhyam. Hanuman permaneceu ocupado em obedecer a ordem do Senhor Ramacandra - Dasyam. E Bali Maharaja entregou tudo à Krsna - Atma Nivedanam. E assim, qualquer devoto ao executar qualquer um destes nove é transcendentalmente glorioso. Um devoto pode ficar orgulhoso que o seu processo de serviço é o melhor. Isto não é inglório. Isto é chamado competição transcedental.

Todos devem ficar orgulhosos do seu tipo particular de serviço devocional, mas isto não significa que os outros tipos de serviço são inferiores. Todos devem sentir-se orgulhosos de tornarem-se servos sinceros de Krsna, mas o devoto puro nunca minimiza a importância dos outros devotos. Krsna é o desfrutador de uma variedade muito grande de serviços. Ele não fica preso a somente um tipo de serviço.

...A conclusão é que todos devem ser muito sinceros. Não há mais esta questão de inferior ou superior.

Seu eterno bem querente

A.C. Bhaktivedanta Swami

Mas, se mesmo assim tivermos a necessidade de afirmar que algo é superior, então podemos afirmar que o processo de Bhakti é superior. Mas as diferentes maneiras de expressar Bhakti estão todas na mesma plataforma absoluta transcedental.

Aqui Srila Prabhupada deixa bem claro que em Kali Yuga Kirtanam é proeminente, mas que todos os processos de serviço devocional estão na mesma plataforma absoluta espiritual, porque são todos expressões de Bhakti. Não há questão de superior ou inferior.

Vosso servo

Prahladesh Dasa