segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O fim justifica os meios - mas onde isto acaba?

"O amor incondicional está além das preocupações materiais. Ele existe em um reino que transcende a mente e o corpo e está relacionado com a natureza da alma. Sua expressão natural está livre das limitações do corpo, tais como nascimento, doença, velhice e morte. Para experimentar este amor, temos de colocar de lado nossos desejos pessoais de satisfação dos sentidos e deixar de agir somente para evocar uma resposta pré-determinada.

O amor incondicional só pode ser assim: sem condições, sem motivações e ininterrupto. Este amor está além de qualquer esforço para ser bom, honesto, ético e moral. Muitas pessoas "boas" somente fazem a coisa certa para ter reconhecimento e aprovação. Em contraste, uma ação com base no amor incondicional é aquela que executamos mesmo se os outros nos culpam por ela..."

SS Bhakti Tirtha Swami

Tomemos o exemplo das Gopis que no meio da noite deixavam suas casas e maridos para encontrarem-se com Krsna e não preocupavam-se com padrões de moralidade e conduta.

Porém, no caso delas, que são servas eternas de Krsna e completamente livres de condicionamentos materiais, tal procedimento é louvável.

Salvo meu erro, penso que é neste sentido que SS Bhakti Tirtha faz esta colocação.
Ou ainda, noutro sentido, que muitas vezes é mais importante seguir o caminho da misericórdia do que da justiça, desde que sempre haverá uma certa tensão entre ambos.

No entanto, este mesmo conceito de que por causa de um amor incondicional podemos actuar sem respeitar padróes de ética e moralidade pode gerar alguns inconvenientes quando tal conceito é usado de forma abusiva.

Caso contrário podemos perguntar:
O fim justifica os meios - mas onde isto acaba?

Eu posso roubar para Krsna?
Eu posso traficar para Krsna?
Eu posso enganar para Krsna?
Eu posso explorar em nome de Krsna?
Estou a fazer algo errado, mas como é para Krsna, estarei protegido?

Existem aqueles que nem mesmo "roubam" uma flor de um jardim para oferecer à Krsna.

Com meu parco entendimento, penso que enquanto não se alcança níveis superiores de pureza é preciso seguir todos os padrões de ética e moralidade conjuntamente com a prática do serviço devocional.


Srila Prabhupada comenta:

"O que vocês acham que é mau, isto se torna bom quando aplicado à Krsna.
É como quando Krsna aconselhou Yudhisthira Maharaja. "Vocês vão a Dronacarya e digam-lhe que seu filho morreu...

...Mas não devemos imitar a não ser que de facto recebamos ordem de fazer tal coisa - assim como Krsna estava a pedir pessoalmente.Então, a não ser que recebamos ordem de Krsna ou do representante de Krsna, não podemos violar a moralidade deste mundo. Isto não é possível."

Fim da citação

Obviamente, a compreensão que Srila Prabhupada tinha de "enganar" e "mentir por Krsna" era pragmática e inocente e não tinha nada a ver com os erros de interpretação de seus discípulos ocidentais.

Para vossa apreciação.

Govinda Masa
Gaurabda 522

Vosso servo
Prahladesh Dasa