segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Infalibilidade do Guru

Querido Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

Não sei se intencionalmente mas o senhor mencionou um ponto bastante sensível do conceito de Guru Tattva ao comentar:

"...Um guru sério encontra-se sempre a aperfeiçoar-se, ele não é perfeito..."

E o conceito é o da Infalibilidade do Guru.

Não irei afirmar nada, mas simplesmente colocar diferentes posições sobre o mesmo.

No Sri Upadesamrta (6), Srila Prabhupada adverte que devemos aceitar um Guru Uttama Adhikari, caso contrário sob a guia de um Kanistha Guru ou Madhyama Guru a nossa orientação será insuficiente.

Existe um livro muito importante chamado "Sri Krsna Bhajanamrta" de Srila Narahari Sarakara Thakura:

http://www.krishna-das.com/ksyberspace/docs/skb.txt

Verso 60


"Não devemos ficar temerosos e hesitantes de confrontar o Mestre Espiritual, pois está prescrito que deve-se disciplinar mesmo um Mestre Espiritual que:

- está confuso sobre o que fazer e o que não fazer
- que é inexperiente ou ignorante
- que desviou-se do caminho da Consciência de Krsna
- ou que está confuso com o falso prestigio"

Fim da citação.

Ainda assim, existem aqueles que consideram que mesmo um Uttama Adhikari Guru como Srila Prabhupada poderá ser falível em assuntos "materiais", mas infalível em assuntos "espirituais".

Outros consideram que mesmo que o Uttama Adhikari Guru não seja perito em assuntos como, Mecânica, Biologia, Informática, etc,etc, devido a sua pureza e conexão com Krsna todas suas afirmações fazem sentido ainda que não possamos compreender isto, e ainda que pareçam estar erradas.

No livro "Diário Transcedental" de Hari Sauri Prabhu ele conta como Hayagriva Prabhu omitiu do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" a parte em que Prabhupada afirmava que a tentativa do homem de ir à Lua era uma infantilidade.
E como Prabhupada ficou extremamente desgostoso por isso.

O argumento de Hayagriva Prabhu era:

"Bem, isto foi escrito antes de eles irem até lá, então eu deixei isto de fora."

Prabhupada estava muito zangado. Ele dedicou muitas das suas caminhadas matinais a criticar Hayagriva Prabhu por pensar que o Mestre Espiritual é uma pessoa ordinária sujeita a enganos, e por aceitar as palavras dos cientistas acima das palavras do Guru. Prabhupada disse-lhe "Isto significa que não posso confiar em você"

Hayagriva Prabhu argumentou com Hari Sauri Prabhu:

"As pessoas não vão aceitar este livro que declara que é impossível uma viagem à Lua. Elas não irão aceitar as afirmações de Prabhupada, mas sim dos cientistas."

Hari Sauri Prabhu: "Eu deixei-o a tomar o desjejum e voltei para meu quarto que era próximo do de Prabhupada. Poucos minutos depois, Hayagriva passou pelo corredor e entrou no quarto de Prabhupada, e com lágrimas a cair dos olhos pediu desculpas a Sua Divina Graça. Prabhupada ficou satisfeito e aceitou suas desculpas. Ainda assim, o livro necessitava ser mudado. Prabhupada deu instrucções para informar a BBT que o livro deveria ser re-editado para incluir a passagem omitida."

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Nityananda Prabhu comentou:

"Este e um bom topico para discussão.

Esta explicado que quem conhece a Krsna conhece tudo.
Mas nao podemnos esperar que o Guru conheca todos os pormenores da manifestacão cósmica.Ele conhece Krsna e o propósito desta criacão.

Um dia perguntaram a Srila Prabhupada quantos vidros tinha o Empire State Building.
Srila Prabhupada respondeu que a pergunta estava no mesmo nivel da pergunta: quantas gotas de agua existe num vidro da pessoa que esta a sonhar.

Este e um bom tema para aprofundar."

Estimado Nityananda Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado.

Sim o Guru é o Deus que serve e Krsna é o Deus que é servido.
E portanto, o Guru não é omnisciente.

A questão aqui é que o Uttama Adhikari Guru poderá afirmar algo a nível material que aparentemente seja "incorrecto" e que não possamos compreender, mas que em última análise faz todo o sentido.

Por exemplo: Srila Prabhupada afirmou que o homem não foi à Lua, enquanto a ciência afirma o contrário.


Mas o ponto principal aqui é que existem aqueles que consideram que mesmo um Uttama Adhikari Guru poderá fazer afirmações a nível material que são incorrectas.

Ou seja, existem duas vertentes:

A) Uma que considera que o Uttama Adhikari Guru nunca erra mesmo em assuntos materiais, e que suas afirmações são absolutas.

B) Uma que considera que o Uttama Adhikari Guru poderá fazer afirmações incorrectas em assuntos materiais, e portanto que não são sempre absolutas.

No entanto, ambas vertentes, consideram que o Uttama Adhikari Guru é infalível a nível espiritual.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Nityananda Prabhu comentou:

Estimado Prahladesha Prabhu Hare Krsna.Tambem a pergunta poderia surgir como é que sabemos que um Guru esta na plataforma de Uttama Adhikari na medida em que só um Uttama Adhikari pode reconhecer outro Uttama Adhikari.Naturalmente que existem os sintomas mas sera que os podemos perceber com os nossos sentidos ainda contaminados por ideiaa erroneas?Ts Nityananda das

SS Gaura Govinda Maharaja:

"Vocês sempre pensam que são Drasta, aquele que vê, e que o Sadhu é Drsta, aquele que é visto.Todos vocês são assim. Todos pensam que são aqueles que vêem.Mas é exatamente o contrário. Vocês devem ser vistos e eles são aqueles que vêem. Pensem sobre isto profundamente.Eu penso que vocês não compreenderam perfeitamente o que eu disse.Nós sempre pensamos que somos aqueles que vêem e eles devem ser vistos. Mas de facto não é assim. É exatamente o contrário. Eles é que vêem e nós devemos ser vistos."

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Um outro ponto que considero importante:

Existe a interpretação de que um devoto puro é aquele que tem uma conduta irrepreensível.

Contudo, minha interpretação favorita de um devoto puro, como explicado por Srila Prabhupada, é de que o devoto puro está sempre ocupado em propagar o Movimento de Sankirtana de Sri Caitanya Mahaparabhu.


Rasaraja Mahabhava Sri Gaurasundara Ki Jaya !!!

Vosso servo
Prahladesh Dasa