quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Pluralismo Religioso - Fanatismo - Sincretismo

Sim, existem muitos caminhos e devemos respeitar a todos.Todos tem a sua função, ainda que seja de confundir as entidades vivas, como no caso do Budismo e Impersonalismo.Mas também devemos compreender exatamente o que significam estes caminhos em termos de avanço espiritual.

O Pluralismo religioso dá-se por evitar por um lado o extremo do fanatismo de que só minha religião está correcta e por outro o extremo do Sincretismo desnecessário.
Ou seja, embora os Acaryas Gaudiya Vaisnavas respeitem as religiões Abrahamicas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) principalmente por que muitas pessoas advém de uma cultura Judaico Cristã, é preciso compreender claramente as coisas.

Que os Vedas declaram que em Kali Yuga muitas falsas doutrinas e religiões irão aparecer por todo o mundo. Em relação à Índia com a Filosofia Mayavada, o Buddhismo, o Sahajiyanismo, etc e nos países Ocidentais isto aplica-se ao Paganismo (Wicca, Bruxaria Tradicional, Stregheria, Tradições Nórdicas, Druidismo, Xamanismo, Asatru, Pajé, etc.), e as religiões Abrahamicas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) que são consideradas as religiões dos Mlecchas.

Quando Sri Caitanya Mahaprabhu estava a falar com o Kazi sobre o Alcorão, disse:

"Desde que vocês Muçulmanos não podem reviver as vacas, são responsáveis por matá-las. Portanto, vocês vão para o inferno; não há como escapar disto."

"Existem muitos enganos e ilusões nas suas escrituras. Seus compiladores, não conhecendo a essência do conhecimento, dão ordens que são contra a razão e o argumento." (CC Adi-17-165-167)

Ainda assim, um Gaudiya Vaisnava irá sempre incentivar que uma pessoa siga o caminho Cristão se este for o desejo desta pessoa, porque em algum momento tal pessoa irá desenvolver plena devoção à Deus.

Mas dificilmente um Cristão irá incentivar um Gaudiya Vaisnava a seguir com sua prática de serviço devocional amoroso à Krsna.

Ou em outras palavras, um Gaudiya Vaisnava sabe que o Cristianismo é um passo preliminar na realização de Deus.

No entanto, um Cristão considera a prática Gaudiya Vaisnava completamente errada.

E esta é a grande diferença entre ambos.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Todas as seguintes práticas religiosas podem ser equiparadas aos descaminhos de Kali Yuga:

Na Índia com a Filosofia Mayavada, o Buddhismo, o Sahajiyanismo, etc e nos países Ocidentais com o Paganismo (Wicca, Bruxaria Tradicional, Stregheria, Tradições Nórdicas, Druidismo, Xamanismo, Asatru, Pajé, etc.), e as religiões Abrahamicas (Judaísmo, Islamismo e Cristianismo) que são consideradas as religiões dos Mlecchas.

Obviamente que existem diferentes níveis, e o Paganismo está num nível inferior em relação ao Cristianismo.

"O Vaisnava Dharma é o princípio religioso supremo, o dever ocupacional primordial de todas as entidades vivas.Todas as outras formas de sistema religioso suportam o Vaisnava Dharma ou pervertem-no.Quando estes sistemas religiosos suportam o Vaisnava Dharma, uma classe de transcendentalistas aceitam-nos, quando são pervertidos, eles são completamente rejeitados."(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

"O Sectarismo é um sub-produto da Verdade Absoluta. Quando os Acaryas primeiramente estabelecem e instruem acerca da Verdade, esta não está poluída com o Sectarismo.Mas as regras e regulações recebidas através da sucessão discipular no que diz respeito ao objectivo e método de alcançar isto vão mudando no devido curso do tempo de acordo com a mentalidade e disposição das pessoas...
...Aqueles que consideram os seus princípios religiosos como o verdadeiro Dharma e os princípios religiosos dos outros como irreligião ou sub-religião são incapazes de acercar-se da Verdade, pois estão influenciados pelo preconceito.Na verdade os princípios religiosos seguidos pelas pessoas em geral, são diferentes devido as diferentes qualificações dos seus praticantes, mas os princípios religiosos constitucionais da entidade viva são únicos.Não é adequado para as pessoas "swanlike" rejeitar os princípios religiosos que as pessoas seguem de acordo com sua situação."(Srila Bhaktivinoda Thakura)

Pode haver somente um Mestre Espiritual para todas as religiões?


"Esqueça tal coisa como muitas religiões. Só existe uma única religião de verdade.Da mesma forma, só existe um Mestre Espiritual.A única religião é a religião da Alma.Tudo o mais é a religião do corpo ou da mente.De acordo com estas religiões existem muitas opiniões e modos de adoração.Elas não tem nada a ver com a religião da alma.A religião da alma é única sem uma segunda, e não contém nenhuma escassez de variedade.Não é aborrecida, mas é a propensão espontânea das almas espirituais puras, que são transcendentais a toda contaminação material."
(Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur)

Fim das citações.

As pessoas "swanlike" são capazes de entrar numa Igreja, Mesquita, Sinagoga, Templo e ver seus diferentes praticantes - com seus diferentes rituais,humores, mestres e ensinamentos - como sendo irmãos no caminho do Sanatana Dharma (o imotivado e ininterrupto serviço devocional a Deus).

E assim, um Gaudiya Vaisnava irá sempre incentivar que uma pessoa siga o caminho Cristão se este for o desejo desta pessoa, porque em algum momento tal pessoa irá desenvolver plena devoção à Deus.


Mas dificilmente um Cristão irá incentivar um Gaudiya Vaisnava a seguir com sua prática de serviço devocional amoroso à Krsna.

Ou em outras palavras, um Gaudiya Vaisnava sabe que o Cristianismo é um passo preliminar na realização de Deus.No entanto, um Cristão considera a prática Gaudiya Vaisnava completamente errada.E esta é a grande diferença entre ambos.

Vosso servo
Prahladesh Dasa


Todas as Igrejas Cristãs nos seus fundamentos dogmáticos são contra o Gaudiya Vaisnavismo:
Igreja Católica, Ortodoxa, Luterana, Anglicana, Evangélica, etc...

Excepcionalmente poderemos encontrar um cristão com uma abertura muito grande, como também eu encontrei raros.

Mas não vamos encontrar nenhum, mas mesmo nenhum Gaudiya Vaisnava contra o Cristianismo.

E esta é a grande diferença entre ambos.

Teu servo
Prahladesh Dasa