domingo, 4 de janeiro de 2009

O Conceito de Tempo no Mundo Espiritual

Explicação dada por SS Romapada Swami:

"As várias expansões de Krsna, incluindo as expansões de Visnu, bem como as entidades vivas, são descritas como *co-eternas* a Krsna. Trata-se da limitação da língua – limitação esta inevitável, como escreve nosso acarya Bhaktivinoda Thakura – para falar de eventos espirituais usando linguagem terrena, como o caso de descrever Krsna como a “origem” de tais expansões eternas. Todavia, Krsna é a fonte delas (janmady asya yathah), enquanto que os demais são emanações.

Krsna expandir-Se deste modo não é um evento cronológico, mas um evento ontológico. Em outras palavras, não é que, em um momento do tempo, havia apenas Krsna, e que, após certo lapso temporal, as outras manifestações do mundo espiritual se fizeram existir. Tal descrição seria apropriada para eventos materiais. No caso em questão, das manifestações espirituais; o termo “origem” ou “fonte de emanações” indica uma relação transcendental entre duas entidades espirituais. O Todo Completo se refere a Krsna com todas as Suas expansões e parafernália transcendentais.

A posição de Krsna como “a fonte de todas as emanações espirituais” está além do alcance de nossa mente condicionada, acostumada e limitada a conceber eventos apenas dentro de uma seqüência temporal relativa. Nossa mente e nossa inteligência materiais são em si mesmas produtos dentro do tempo material; e têm, portanto, começo e fim. Estas faculdades não concebem algo situado além da jurisdição do tempo. Esta compreensão pode ser realizada pela alma por meio do cultivo de bhakti-yoga."

Vosso servo
Prahladesh Dasa