sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Varnasrama e o Senhor Caitanya

"Shrila Prabhupada sobre Varnashrama e desenvolvimento de comunidades Rurais, volume 1, Falando sobre Varnashrama" – Capítulo: O Sistema Varnashrama precisa ser introduzido, pag. 218. (Conversa em 14 de fevereiro de 1977)

Satsvarupa: O Senhor Chaitanya, quando Ramananda Raya trouxe isso(Varnashrama) , Ele disse que não era possível ser introduzido nessa Era.

Prabhupada: Sim. Não... Ele não disse possível. Iha bahya. [Madhya 8.59: "O Senhor respondeu, 'Isso é externo. Melhor que me fales de algum outro método.'"] Chaitanya Mahaprabhu estava interessado apenas na plataforma espiritual. Ele não tinha idéia do lado material. Ele rejeitou o lado material.

Satsvarupa: Mas nós não fazemos isso também?

Prabhupada: Não. Nossa posição é diferente. Nós estamos tentando implementar a consciência de Krishna em tudo. E Chaitanya Mahaprabhu pessoalmente tomou sannyasa. Ele rejeitou completamente o material. Niskinchana ["{alguém} que não tem nada a ver com o mundo material"]. Mas nós não estamos indo nos tornar niskinchana. Nós estamos tentando cimentar a perturbada posição do... Isso está também na prescrição do Bhagavad-gita. Nós não estamos rejeitando toda a sociedade. Chaitanya Mahaprabhu rejeitou tudo, iha bahya. Rejeitado significa: "Eu não tenho muito interesse nisso." Bahya. "Isso é externo." Ele estava simplesmente interessado no interno, o espiritual.
Mas nosso dever é que nós arranjaremos os assuntos externos tão bem que um dia eles virão para a plataforma espiritual muito facilmente, pavimentando o caminho. E Chaitanya Mahaprabhu, pessoalmente como aquilo, eles não tem nada a ver com este mundo material. Mas nós estamos pregando. Nós estamos pregando. Por isso nós devemos pavimentar a situação de tal maneira que gradualmente eles serão promovidos para o plano espiritual, no qual não se requer isso.

Satsvarupa: Varnashrama não é requerido.

Prabhupada: Não requerido. Chaitanya Mahaprabhu recusou, "Eu não sou brahmana, eu não sou kshatryia, eu não sou isso, eu não sou aquilo." Ele rejeitou. Mas no Bhagavad-gita, o cātur-varṇyaṁ mayā sṛṣṭaṁ [Do Bg 4.13: "De acordo com os três modos da natureza material e o trabalho prescrito para elas, as quarto divisões da sociedade humana são criadas por Mim..."] Então nós somos Krishna..., pregando a consciência de Krishna. Isso deve ser feito."

"O que é Védico?"

http://o-que-e-vedico.blogspot.com/