1 - Conversa Fútil - Ele cita o BG 10.8-9 e BG 9.14 para mostrar exatamente o contrário.
2 - Argumentação - Cc Madhya 12.183 e Cc 25.43. A única discussão deve ser para estabelecer a nossa relação com o Senhor.
Argumentação oriunda de inveja, orgulho, aversão ou apego e tolice devem ser evitadas.
3 - Encontrar defeitos nos outros - Somente falar de não devotos para instruir outros devotos e não baseado em orgulho e distinção. Ele cita os verso SB 2.1.3-4 e os seguintes versos:
O Supremo Senhor disse:
"Vendo o mundo com sua natureza material e o desfrutador baseado numa só alma, não deve-se elogiar, nem criticar a natureza ou as actividades de alguém"
Significado:
A Suprema Personalidade de Deus disse:
Não devemos nem elogiar nem criticar a natureza condicionada e actividades de outras pessoas.Melhor que isto, deve-se ver este mundo como uma combinação da natureza material e das almas que aqui desfrutam, tudo baseado na Verdade Absoluta.
SB 11.28.1
"Aquele que elogia ou critica a natureza e acções de alguém rapidamente perde a visão do seu próprio interesse perdendo-se no que não é essencial."
Significado:
Quem quer que costume elogiar ou criticar as qualidades e actividades dos outros será rapidamente desviado do seu próprio interesse e cair em dualidades ilusórias.
SB 11.28.2
4 - Debate - Um devoto não deve participar em debates infindáveis.
Pessoas argumentativas ficam intoxicadas com estes debates.
5 - Falar Falsamente
6 - Falar coisas do mundo - SB 12.12.49-50
7 - Blasfemar Sadhus - SB 10.4.46
Srila Bhaktivinoda Thakur Ki Jaya !!!
Pedimos que consultem os versos que aqui não foram citados. São muito interessantes.
Vosso servo
Prahladesh Dasa