Existem duas formas de Sraddha:
De acordo com o sistema Védico existem diferentes planos de existência e diferentes classes de seres espalhados pelo Universo Material.
Alguns destes seres vivem acima do Planeta Terra e outros abaixo.
Alguns são classificados como benéficos e outros maléficos.
Entre os maléficos estão os Pretas.
Entre os benéficos estão os Pitrs, que incluem os progenitores ancestrais da humanidade e os nossos parentes.
Assim como existem diferentes classes de Pretas: Bhutas, Pretas, Pramathas, Guhyakas, Dakinis, Pisacas, Kusmandas, Vetalas, Vinayakas and Brahma-raksasas, também existem diferentes Pitrs:
Agnisvattas (pitrs dos semideuses), Barhisads (pitrs dos demônios-neste caso bons), Vairajas (pitrs dos ascetas), Somapas (pitrs dos brahmanas), Havismats (pitrs dos ksatriyas), Ajyapas (pitrs dos vaisyas), Sukalin (pitrs dos sudras), e Vyamas (pitrs dos sem casta).
A cerimônia de Sraddha visa construir um corpo oferecendo Pinda (bolos de arroz-salientando que neste caso não é Maha Prasadam) para os antepassados para que eles deixem a forma de Pretas e adquiram uma forma de Pitr.
Neste sistema o morto vai para um sistema intermediário (Preta Loka), e depois de ter um corpo completamente construido através de oferecimentos sucessivos de Pinda (bolos de arroz-salientando que neste caso não é Maha Prasadam), vai então para o sistema dos antepassados conhecido como Pitr Loka.
Sraddha no Sistema Pancaratrika
Os Gaudyias Vaisnavas executam este sistema de Sraddha, o qual é muito simples.
Ou seja, oferece-se alimentos a Visnu ou Krsna e depois oferece-se a Maha Prasadam aos Pitrs, auxiliando-os na evolução espiritual.
Executa-se um Agni Hotra. A Maha Prasadam é oferecida aos Pitrs através do fogo.
Sendo assim, Agnideva actua como um intermediário entre este mundo e o mundo dos Pitrs.
Fonte: sanskrit.org
Vosso servo
Prahladesh Dasa