domingo, 5 de agosto de 2007

Buddhih Sattviki - Rajasi - Tamasi

Antes de mais gostaríamos de agradecer Yudhisthira prabhu por levantar este tópico interessante da co-relação entre a alma, a inteligência, a mente e o corpo grosseiro.

Por favor considerem os seguintes versos:

Bhagavada Gita 3.40:
"Os sentidos, a mente e a inteligência são lugares que servem de assento para esta luxúria.
Através deles, a luxúria confunde o ser vivo e obscurece o verdadeiro conhecimento que ele possui."

Significado por Srila Prabhupada

"O inimigo capturou diferentes posições estratégicas no corpo da alma condicionada, e portanto o Senhor Krsna indica aqui quais são estes lugares, de modo que quem quiser vencer o inimigo possa saber onde encontrá-lo.
A mente é o centro de todas as actividades dos sentidos, e assim quando ouvimos alguém falar sobre os objectos dos sentidos, em geral a mente torna-se um reservatório de todas as idéias de gozo dos sentidos;
e, como resultado, a mente e os sentidos tornam-se os repositórios da luxúria.
Em seguida, o departamento da inteligência torna-se capital nestas propensões luxuriosas.
A inteligência é o vizinho contíguo da alma espiritual.
A inteligência luxuriosa influencia a alma espiritual a adquirir o falso ego e a identificar-se com a matéria, e depois, com a mente e os sentidos.
A alma espiritual vicia-se em desfrutar dos sentidos materiais e erroneamente aceita isto como verdadeira felicidade."

Buddhih Sattviki - Inteligência no Modo da Bondade

BG 18.30
""Ó filho de Prtha, esta compreensão pela qual se sabe o que deve ser feito e o que não deve ser feito, o que se deve temer e o que não se deve temer, o que prende e o que liberta, está no modo da bondade."

Significado

"Executar acções segunda a direcção das escrituras chama-se Pravritti, ou executar acções que merecem ser realizadas...."

Buddhih Rajasi - Inteligência no Modo Da Paixão

BG 18.31
"Ó filho de Prtha, a compreensão que não pode distinguir entre religião e irreligião, entre acção que deve ser feita e acção que não deve ser feita, está no modo da paixão."

Buddhih Tamasi - Inteligência no Modo da Ignorância

BG 18.32
"A compreensão que considera a irreligião como religião e a religião como irreligião, que age sob o encanto da ilusão e da escuridão e se esforça sempre na direcção errada, ó Partha, está no modo da ignorância."

Seguindo a sequência anterior:

BG 3.42
"Os sentidos funcionais são superiores à matéria bruta; a mente é superior aos sentidos; por sua vez, a inteligência é mais elevada do que a mente; e ela [a alma] é superior à inteligência."

Significado por Srila Prabhupada
"...No Katha Upanisad a alma foi descrita como Mahan, a grande.
Portanto, a alma está acima de tudo - a saber, dos objectos dos sentidos, dos sentidos, da mente e da inteligência.
Por conseguinte, compreender directamente a posição constitucional da alma é a solução de todo o problema.
Com inteligência, devemos procurar descobrir qual é a posição constitucional da alma e então sempre ocuparmos a mente em Consciência de Krsna.
Isto resolve todo o problema....
....temos de fortificar a mente com o uso da inteligência.
Se através da inteligência ocupamos a mente em Consciência de Krsna, rendendo-nos por completo à Suprema Personalidade de Deus, então, é muito natural que a mente se torne mais forte, e embora os sentidos sejam muito fortes, como serpentes, eles não serão mais eficazes do que serpentes cujas presas foram quebradas."

BG 3.43
"Assim, sabendo que é transcendental aos sentidos, á mente e à inteligência materiais, ó Arjuna de braços poderosos, a pessoa deve equilibrar a mente por meio de deliberada inteligência espiritual [Consciência de Krsna] e assim - pela força espiritual - vencer este inimigo insaciável conhecido como luxúria."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Yudhisthira Prabhu colocava a questão do Reiki.
De acordo com o Reiki, estamos vivos porque uma força vital (Prana) flui em nós.
A força vital flui dentro do nosso corpo físico através de caminhos designados por Chakras, meridianos ou Nadis.
A força vital nutre os órgãos e células do corpo, sustentando as suas funções vitais. Quando este fluxo de força vital é impedido ou reduzido, a actividade de um ou vários órgãos ou tecidos do corpo físico, fica debilitada.
Isto pode ocorrer por uma vida sedentária, má alimentação, falta de descanso, etc.

BG 6.16
"Não há possibilidade de alguém tornar-se Yogi, ó Arjuna, se come em demasia ou muito pouco, se dorme demais ou não dorme o bastante."

BG 6.17
"Aquele que é regulado em seus hábitos de comer, dormir, divertir-se e trabalhar pode mitigar todas as dores materiais, praticando o sistema de Yoga."

A força vital (Prana) também está na origem dos pensamentos e emoções.
Os pensamentos ou emoções dissonantes ou agressivos (Inteligência e Mente Nos Modos da Paixão e Ignorância), consciente ou inconscientemente aceites provocam o bloqueio da força vital ao nível do corpo subtil.

Aqui Srila Prabhupada mostra o caminho:

"Com inteligência, devemos procurar descobrir qual é a posição constitucional da alma e então sempre ocuparmos a mente em Consciência de Krsna.
Isto resolve todo o problema."

Vosso servo
Prahladesh Dasa