Do Saranagati de Srila Bhaktivinoda Thakur
Bhakti Pratikula Bhava Varjanangikara
"Abandonar Tudo Que Seja Desfavorável"
(I)
1 - Ó Kesava, esta Sua criação é muito estranha! Divaguei pela floresta deste Universo em consequência de meus actos egoístas, e vi muitos sinais estranhos e curiosos.
2 - Esquecimento de Seus pés de lótus trouxe-me ansiedade e aflição. Enquanto me queimo neste fogo de misérias, meus supostos salvadores - Kapila, Gautama, Kanada, Jaimini e Buddha - vieram me ajudar.
3 - Cada um expondo seu ponto de vista em particular, oscilando entre prazer e liberação, como iscas de suas redes filosóficas. São todos enganadores, aversos ao Seu serviço devocional e, assim fatalmente perigosos.
4 - São magnatas do Karma, Jnana (Nirvisesa Sunyavadi) e Yoga, que se especializam em opiniões e provas para enganar os materialistas.
(II)
1 - Faço um voto de abandonar sem compromisso todos os actos contrários ao Seu serviço devocional.
2 - Não irei me associar com ninguém que seja contra o serviço devocional, nem mesmo olhar para o rosto de alguém inimigo do Senhor Gauranga.
3 - Nunca irei morar em um lugar desfavorável para a prática devocional, e peço nunca ter prazer em actos não-devocionais.
4 - Não vou ler nenhum livro que não mostre devoção pura, nem ouvir nenhuma explicação que esteja em desacordo com os princípios de serviço devocional puro.
5 - Nunca irei considerar sagrado o lugar onde se rejeita o Senhor Gauranga. Qualquer conhecimento que impeça o serviço devocional puro eu considero inútil......
9 - Bhaktivinoda, caindo aos pés de lótus do Senhor, implora por força para poder abandonar todos os obstáculos da devoção pura.
Srila Bhaktivinoda Thakur Ki Jaya !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa