sábado, 14 de julho de 2007

Brahma - Narada - Prahlada

Espero que estas citações auxiliem.

Brahma

Comentando o verso do Srimad Bhagavatam 3.8.22, Srila Visvanatha Cakravarti Thakur diz:
"Brahma é um posto para a criação secundária do Universo (Fase Vaikrta da Criação) e progenitor da Humanidade, Prajapati.
Ele é o líder de todos os Semideuses e o Brahmana original.

Ele geralmente é uma Jiva (entidade viva) mas quando não há uma Jiva qualificada para assumir esta posição, o Senhor Supremo expande-se Ele mesmo como Brahma."

Residência

Sua residência é Satakaumbhi no topo do Monte Meru. É feito de ouro.
Srimad Bhagavatam 5.16.28, 8.5.17-18
O seu planeta chama-se Brahmaloka (Satyaloka) e não há nascimento, doença, velhice e morte.
Os habitantes tem uma duração de vida como o Senhor Brahma, a duração do Universo.
Ele é adorado em Puskaradvipa (SB 5.20.32).
Sua adoração na Terra foi gradualmente eclipsada pela de Visnu e Siva.
Não há nenhum grupo que adore exclusivamente Brahma, e poucos Templos são dedicados a ele.
O único proeeminente é Khedbrahma (Gujarat) e em Puskar, perto de Ajmer (Rajasthan).

Destino

Após a dissolução do Universo ele volta ao Supremo.
SB 3.32.10

Narada

Srimad Bhagavatam 1.6.29
"No fim do milênio, quando a Personalidade de Deus, o Senhor Narayana, deitou-se dentro da àgua da devastação, Brahma começou a entrar nEle juntamente com todos os elementos criativos, e eu também entrei através de Sua respiração."

Significado por Srila Prabhupada

"Narada é conhecido como o filho de Brahma, assim como o Senhor Krsna é conhecido como o filho de Vasudeva.
A Personalidade de Deus e Seus devotos liberados como Narada aparecem no mundo material através do mesmo processo.
Como se diz no Bhagavad Gita, o nascimento e actividades do Senhor são todos transcendentais.
Portanto, de acordo com a opinião autorizada, o nascimento de Narada como filho de Brahma também é um passatempo transcendental.
Seu aparecimento e desaparecimento estão praticamente no mesmo nível que os do Senhor.
O Senhor e Seus devotos são, portanto, simultaneamente unos e diferentes como entidades espirituais. Eles pertencem à mesma categoria de transcendência."

SB 1.6.30
"Após 4.300.000.000 de anos solares, quando Brahma despertou para criar novamente pela vontade do Senhor, todos os Rsis, como Marici, Angira, Atri e assim por diante foram criados do corpo transcendental do Senhor, e eu também apareci juntamente com eles."

Significado por Srila Prabhupada

"A duração de um dia da vida de Brahma é de 4.300.000.000 de anos solares.
Isto também é afirmado no Bhagavad gita.
Deste modo, durante este período Brahmaji repousa em Yoga Nidra dentro do corpo de Garbhodakasayi Visnu, o gerador de Brahma.
Então, após o período de sono de Brahma, quando Há novamente a criação, pela vontade do Senhor, por intermédio de Brahma, todos os grandes Rsis aparecem outra vez de diferentes partes do corpo transcendental, e Narada também aparece.

Isso significa que Narada aparece no mesmo corpo transcendental, assim como um homem desperta do sono no mesmo corpo.

Sri Narada é eternamente livre para movimentar-se por todas as partes das criações transcendental e material do Todo poderoso.

Ele aparece e desaparece em seu próprio corpo transcendental, que não tem distinção de corpo e alma, ao contrário dos seres condicionados."

SB 1.6.31
"Desde então, pela graça do Visnu Todo Poderoso, viajo por todas as partes, sem restrição, tanto no mundo transcendental quanto nas três divisões do mundo material. Isto porque estou fixo no ininterrupto serviço devocional ao Senhor."

SB 1.6.32
"E assim eu viajo, cantando constantemente a mensagem transcendental das glórias do Senhor, vibrando este intrumento chamado Vina, que é dotado de som transcendental e que me foi dado pelo Senhor Krsna."

Prahlada

Srimad Bhagavatam 7.10.3
"Ó meu adorado Senhor, porque a semente dos desejos luxuriosos, a qual é a causa básica da existência material, está no âmago do coração de todos, Vós me enviastes a este mundo material para que eu manifestasse as características de um devoto puro."

Significado por Sila Prabhupada

"O Bhakti Rasamrta Sindhu apresenta uma análise detida acerca dos devotos Nitya Siddha e Sadhana Siddha.

Os devotos Nitya Siddha vêm de Vaikuntha a este mundo material para, mediante seu exemplo pessoal, ensinar como alguém pode tornar-se devoto.

As entidades vivas no mundo material podem receber as lições ministradas por estes devotos Nitya Siddha e assim ficarem inclinadas a retornar ao lar, retornar ao Supremo.
O devoto Nitya Siddha vem de Vaikuntha por ordem da Suprema Personalidade de Deus e, através de seu exemplo, mostra como alguém deve proceder para tornar-se devoto puro (Anyabhilasita Sunyam).
Apesar de vir a este mundo material, o devoto Nitya Siddha jamais se deixa atrair pelos encantos do gozo material.

Um exemplo perfeito é Prahlada Maharaja, que era um Nitya Siddha, um devoto Maha Bhagavata.

O devoto puro, portanto, é um exemplo prático para todas as entidades vivas, inclusive para o Senhor Brahma."


SB 7.10.13
"Meu querido Prahlada, enquanto estiveres neste mundo material, irás terminar com as reacções de todas as actividades piedosas por sentir felicidade, e por actuar piedosamente irás neutralizar as actividades impiedosas.

Devido ao factor tempo, irás deixar este corpo, mas as glórias das tuas actividades serão cantadas nos sistemas planetários superiores, e estando livre de todos os condicionamentos, irás retornar ao Lar, ao Supremo."

Srila Prabhupada explica:
"Prahlada Maharaja é um Siddha misto, ou seja, ele é perfeito porque em parte executou serviço devocional e em parte por causa da sua perfeição eterna. Ele é comparado a devotos como Narada."


Portanto, Prahlada Maharaja é um Nitya Siddha, cujo Sadhaka Deha (corpo) é abandonado, como confirma o verso 7.10.13 acima.

Visto que os passatempos do Senhor ocorrem simultaneamente em diferentes Universos(Cc Madhya 20.397), ou quando o Senhor Nrsimhadeva executa novamente Seus passatempos, e também porque o Senhor tem um incontável número de devotos Nitya Siddha que servem-nO em Vaikuntha, a minha pergunta é:

O Senhor Supremo convoca sempre o mesmo devoto Nitya Siddha para aparecer como Prahlada Maharaja?

Ao levantar este questionamento, não estou de forma alguma comparando Prahlada Maharaja à posição do Senhor Brahma que é uma posição ocupada por uma Jiva qualificada.



Visto que os passatempos do Senhor ocorrem simultaneamente em diferentes Universos, quando o Senhor Nrsimhadeva executa novamente Seus passatempos não encontramos nenhuma descrição dos Sastras de que o mesmo devoto Nitya Siddha apareça como Prahlada Maharaja.

Contando com a vossa participação

Vosso servo
Prahladesh Dasa